Veja como escolher sua meia de compressão - Blog da Maconequi
>>Veja como escolher sua meia de compressão

Veja como escolher sua meia de compressão

Por |2019-09-02T16:32:17+00:0002/09/2019|Meia de Compressão|0 comentários

Se você estiver pensando em usar meias de compressão para se prevenir de problemas circulatórios e reduzir os incômodos na perna, este texto pode te ajudar bastante. Quem busca apenas prevenção e não passou pela indicação de um médico angiologista costuma ficar um pouco perdido frente aos muitos modelos de meias elásticas. Aqui, daremos algumas dicas sobre como escolher sua meia de compressão.

Mas, antes de começar, é muito importante destacar que as meias compressivas de média e alta compressão precisam ser recomendadas pelo seu médico. Portanto, se você desconfia de que sofre de algum problema vascular, é fundamental procurar um especialista. Apenas ele saberá analisar o seu caso e indicar a melhor meia para você.

Passos de como escolher sua meia de compressão

As meias de compressão possuem muitos tamanhos, cores, dois tipos de ponteira, vários de compressão, além de tecidos e estilos variados. A decisão de como escolher sua meia de compressão pode ser difícil até mesmo para quem já passou pelo médico. 

De uma maneira bem resumida, você precisa seguir os seguintes passos para escolher sua meia de compressão:

  1. escolher entre medicinais, esportivas ou anticelulites;
  2. em seguida, escolher masculina, feminina ou unissex;
  3. saber se suave, média ou alta compressão;
  4. escolher entre meia panturrilha (3/4), meia coxa (7/8), meia calça ou gestante;
  5. e por último ver os tipos de tecidos e modelos.

Há casos em que a escolha pode não passar exatamente por esses passos, como nas meias para uso em cirurgias, ou no uso de meias anticelulites. No entanto, de uma forma geral, seguir esses passos elimina boa parte das dúvidas.

      

Qual a finalidade da sua meia?

A maior parte das buscas por meias de compressão se concentram nos modelos para tratamento e para prevenção. Mas é importante lembrar que há modelos diferenciados, como as meias esportivas, por exemplo, que ajuda muito na performance do atleta e também na recuperação muscular pós-treino.

Mas se a sua meia é medicinal, você precisa ter em mente que elas se dividem em dois grupos principais: 

  1. meias preventivas; e
  2. meias para tratamento.

Meias de compressão preventivas

As meias para prevenção são as que possuem compressão mais suave, entre 10 e 20 mmHg. Elas são usadas por pessoas que já sentem alguns sintomas de problemas de circulação nas pernas — sensação de perna pesada e cansada no final do dia — e quer reduzir os incômodos, e também por pessoas que vão fazer uma longa viagem.

Veja meias de suave compressão.

Sua finalidade é prevenir o usuário do aparecimento de varizes, tromboses e reduzir o cansaço nas pernas de pessoas que precisam ficar muito tempo na mesma posição. Além disso, doenças varicosas leves também podem ser tratadas com compressão suave. 

Meias de compressão para tratamento

Já as meias de compressão para tratamento são as que possuem mais de 20 mmHg de pressão: média (20-30 mmHg), alta (30-40 mmHg) e muito alta (acima de 40 mmHg). Elas são sempre indicadas por um médico que, de acordo com os sintomas e com as condições da pele e das veias, recomendará a compressão mais adequada.

As meias de média compressão são normalmente indicadas para:

  • edema sem alteração na pele;
  • edemas com alterações do tipo hiperpigmentação;
  • tromboflebite;
  • pós-escleroterapia.

Ver meias de média compressão.

As meias de alta compressão são para:

  • edemas com alterações do tipo hiperpigmentação;
  • pós-trombose venosa profunda;
  • pós-cirúrgico.

Ver meias de alta compressão.

Por fim, as meias de compressão muito alta são para:

  • linfedema crônico;
  • cicatrizes de queimaduras.

Meias masculinas, femininas ou unissex?

Mulheres não precisam necessariamente escolher modelos femininos, nem os homens são obrigados optar pelos masculinos. Vários modelos possuem design pensado nas diferenças entre as pernas masculinas e femininas, mas a maior parte deles servem para os dois. 

Como exemplo, vamos mostrar aqui dois modelos muito conhecidos, um da Sigvaris e um da Venosan, que servem para homens e mulheres.

Meia Panturrilha 20-30 Basic Sigvaris


Meia Panturrilha 20-30 Basic Sigvaris

Meia Panturrilha 20-30 ComfortLine Venosan

Meia Panturrilha 20-30 ComfortLine Venosan

Meia Panturrilha, Coxa ou Meia Calça?

As meias de compressão são divididas em três tamanhos: panturrilha, coxa e meia calça. As mais usadas e recomendadas pelos médicos são as meias que vão apenas até a panturrilha (também conhecidas como 3/4).  Elas são suficientes para a grande maioria dos pacientes e tão efetivas quanto as de comprimento até a coxa.

Já as meias coxa são prescritas após cirurgias venosas e em edemas acima do joelho. Além disso, elas também podem ser usadas para fornecer nível adicional de suporte durante períodos prolongados de viagem.

Há ainda os modelos de meia calça, que são possuem função estética aliada à compressão.

Escolha sua meia de compressão online

Agora que você já sabe como escolher sua meia de compressão, encontre uma loja de meias de compressão com amplo leque de opções para facilitar a escolha do seu modelo. As meias de compressão possuem muitas variações, de cor, tamanho, compressão e modelo.

Por isso, quando maior a quantidade de opções oferecida pela loja, maior a chance de você encontrar a meia que foi receitado ou um modelo que agrade seu gosto.

A Maconequi trabalha com as melhores marcas de meia de compressão para trombose. Conheça nossa loja virtual!

Deixe seu comentário