O umidificador de ar é um aparelho que transforma a água em partículas e devolve a umidade ideal do ar, deixando o ambiente agradável. A umidade de ar é a quantidade de água presente no ar, define a temperatura e faz com que o seu organismo não sofra com o ar seco.
As mudanças de temperatura, poluição e aparelhos de refrigeração em temperaturas muito baixas são algumas causas do ar seco. Nesse clima, independente do calor ou frio, é normal sentir desconforto ao respirar. Pessoas alérgicas sofrem com o ressecamento das narinas, tosse, garganta seca, rinites, sinusite e olhos irritados.
Quando a umidade está estável, maior é a qualidade de vida, por isso é evitada a exposição à vírus e problemas respiratórios. E essa é a função do umidificador: estabilizar a umidade.
Tipos de umidificador
- Central: já faz parte da construção do local e os sistemas são integrados ao ar condicionado.
- Impulsor: libera névoa fria. São indicados para crianças e funcionam apenas para um cômodo da casa.
- Vapor Quente: aquece a água em seu reservatório, depois força o resfriamento antes de liberá-la em forma de névoa. Apesar de resfriar a névoa, costuma ser mais quentes que o normal.
- Ultrassônico: são os modelos mais usados, usam vibrações para liberar a umidade ao ambiente.
Alguns modelos também possuem ionizadores (geradores de íons negativos que trabalham para limpar o ar) que eliminam odores indesejáveis, bactérias, ácaros e microrganismos.
Os aparelhos consomem pouca energia, podendo ficar ligados 24 horas por dia, somente observando o nível de água e desligando regularmente para higienização.
Onde colocar o umidificador?
O posicionamento do aparelho é muito importante, pois o umidificador deve ficar em um lugar alto e sem obstáculos, a 30 cm de distância da parede. Não o coloque embaixo de prateleiras, perto de papéis e cortinas, pois o local tende a ficar úmido durante o uso.
O tamanho do aparelho deve ser proporcional ao ambiente. Por exemplo, o umidificador pequeno serve para ambientes com até 27 m² e médio até 47 m².
Existe diferença de Umidificador e Vaporizador?
Sim. O vaporizador aquece água e libera névoa quente e em certos casos prejudicam a saúde. O umidificador é mais moderno e seguro, tem tecnologia ultrassônica que libera névoa fria, e por esse motivo, é mais eficaz para aliviar sintomas respiratórios.
Dicas de uso:
- Primeiramente, deve ser utilizada água filtrada ou destilada. A água livre de impurezas facilita a limpeza do aparelho.
- Ler o manual de instrução, para qualquer dúvida em relação ao modelo escolhido.
- Limpe regularmente. Quando utilizado sem intervalos para limpeza, favorece o crescimento de bactérias e fungos.
- Vinagre é indicado para a limpeza pois combate as bactérias.
E então? Se gostou de ser esse post, leia mais! Aqui, falaremos sobre como respirar bem e como evitar doenças respiratórias.
Deixar Um Comentário