Início>Cuidados com a saúde, Prevenção, Qualidade de Vida>Umidificador de ambiente: confira seus reais benefícios

Umidificador de ambiente: confira seus reais benefícios

Quem tem o aparelho respiratório mais sensível sofre constantemente com alergias, chiados no peito, tosse e garganta seca. Além dos alérgicos, crianças e idosos costumam ser os mais afetados com esses incômodos, e tudo isso só aumenta com a baixa umidade do ar. Qual é, então, a alternativa para contornar esses contratempos e eliminar ou, pelo menos, reduzir esses sintomas? Sua resposta é o umidificador de ambiente.

Esse aparelho pode ser a solução mais prática e de bom custo-benefício para trazer qualidade de vida para você e toda a sua família. Quer entender por quê? É o que veremos neste post! Continue lendo para conferir os reais benefícios do umidificador, como ele funciona e para que costuma ser mais indicado.

O que é um umidificador de ambiente?

Trata-se de um aparelho elétrico cuja função é aumentar e/ou manter a umidade do ar em um determinado ambiente. Basicamente, ele serve para manter a umidade do ar em níveis ideais, para que o corpo não sofra com os problemas que o ar seco traz.

Existem alguns métodos caseiros de umidificação do ar, mas ainda é muito mais interessante contar com o funcionamento do aparelho. O uso de uma bacia de água nos quartos, por exemplo, depende da temperatura externa para fazer a água evaporar e, então, aumentar a umidade dentro do cômodo. Em outras palavras, é um método limitado.

Usando o umidificador de ar, por outro lado, você equilibra os níveis de vapor de água recomendados, com resultados quase imediatos. Além disso, ele pode ser usado em locais fechados e nos ambientes climatizados com ar-condicionado.

Assim, em vez de esperar a chegada da chuva para resolver questões relacionadas à umidade do ar, você contará com um aparelho que funciona independentemente da temperatura externa, entregando o equilíbrio necessário para o seu ambiente.

Quais são os reais benefícios de um umidificador de ambiente?

Depois de vermos o que é um umidificador de ambiente, vamos ao nosso principal tópico: quais são os seus reais benefícios? Listamos os principais deles aqui embaixo, continue a leitura para conferir!

Combate a dificuldade para respirar

De fato, a dificuldade para respirar é um problema que afeta muitas pessoas, sejam elas alérgicas (com casos de rinite e alguns de asma, por exemplo) ou não. Nesse cenário, o vapor do umidificador facilita a respiração e deixa o ambiente bem mais confortável para essas pessoas.

Alivia sintomas incômodos de quem tem alergia

Tosse seca, peito chiando e irritação nos olhos — além da própria dificuldade para respirar — são sintomas muito incômodos de quem tem alergia. Sem um umidificador de ambiente, esses distúrbios podem se agravar. Especialmente em lugares frios e altos, com excesso de poluição ou com uso frequente do ar-condicionado muito frio.

Bom, de modo geral, o ar seco é prejudicial à saúde de todas as pessoas. Então, para que esse problema não afete ainda mais o seu dia a dia, o uso do umidificador de ambiente é essencial.

Ameniza o desconforto causado pelo tempo seco

O tempo seco pode gerar desconfortos respiratórios e incômodos na garganta, que fica seca com muito mais facilidade. E esses problemas costumam se agravar na hora de dormir, podendo até agravar casos de insônia, por exemplo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível de umidade do ar confortável para as pessoas é entre 40% e 70%. Cidades mais poluídas costumam apresentar percentuais mais baixos que isso durante o inverno. Justamente por isso, um dos grandes benefícios do umidificador de ambiente é fornecer a mãozinha necessária para estabilizar esses percentuais.

Consomem pouca energia

Se você está preocupado com os gastos de energia em casa, pode respirar ainda mais aliviado! O umidificador de ambiente consome pouca energia e tem alta durabilidade, ou seja, é um produto de excelente custo-benefício — até porque o investimento nesse aparelho não costuma ser alto.

Como usar o umidificador de ambiente?

É importante ressaltar, também, que não basta ter o equipamento em casa: é fundamental saber usá-lo de forma adequada. O mais indicado é ligar umidificador três ou quatro horas antes de ir para a cama. Assim, o ambiente terá uma atmosfera de umidade confortável.

Caso você durma com o umidificador ligado durante a noite, mantenha-o na menor intensidade e deixe uma porta do cômodo aberta. Isso garante que o excesso de umidade escape. Caso contrário, se você deixar o umidificador ligado por mais tempo do que se deve, os problemas que ele combate podem até ser agravados, devido ao excesso de umidade gerado. Fungos e bactérias se proliferam mais facilmente quando estão em alta umidade, por exemplo.

Também seja rigoroso no que diz respeito à qualidade da água utilizada em seu umidificador de ambiente: se ela não for fervida, o aparelho poderá espalhar bactérias pelo ar. A melhor solução, nesse caso, é sempre utilizar água filtrada. Assim, o problema de contaminação não existirá.

Como deve ser feita a sua limpeza?

Quem tiver necessidade de usar o aparelho com frequência também deve saber como limpá-lo, certo?

É simples: encha o reservatório do umidificador de água, desligue-o e retire o plug da tomada. Lave-o com água mesmo. Se encontrar resíduos calcários no condutor do aparelho, remova-os com um pano macio e, em seguida, com mais água. No vaporizador, use detergente neutro, coloque um pouco de água e deixe por cinco minutos, para a sujeira amolecer. Depois, escove e lave-o normalmente.

O ideal é realizar esse procedimento semanalmente, após o uso.

Em que casos o umidificador é mais indicado?

Como vimos até aqui, quem sofre com problemas relacionados ao ar seco são os principais beneficiados pelo uso do umidificador de ar, em especial para quem vive em áreas urbanas.

Em algumas regiões do país — principalmente no Centro-Oeste e em parte dos estados da Bahia e Minas Gerais, onde a umidade do ar é mais baixa — também é recomendado o uso do umidificador, bem como para pessoas alérgicas ou que já tenham problemas respiratórios, como a asma (sendo alérgica ou não).

Enfim, o que achou de conhecer todos esses benefícios e praticidades que o umidificador de ambiente garante para você e sua família? Agora que entende como ele funciona, invista em qualidade com resultados rápidos e um bom custo-benefício!

E, se gostou desta leitura, aproveite para conferir também um pouco mais sobre umidificador de ar e veja qual é o melhor para você!

Deixar Um Comentário