A hérnia de disco é um problema que atinge mais de 5 milhões de brasileiros. Essa é uma doença causada pela compressão de nervos quando parte do disco intervertebral sai de sua posição normal. Para evitar complicações e ter uma vida com mais qualidade de vida, quem convive com a enfermidade precisa buscar bons tratamentos para hérnia de disco.
Entre os tipos da doença, estão a cervical, a torácica e a lombar. Os sintomas incluem dores na região afetada, dificuldade em mexer certas partes do corpo (como os braços), formigamento e sensação de fraqueza. Entre os fatores de risco, estão a falta de cuidado ao sentar, levantar e carregar peso, o excesso de peso, o envelhecimento e a hereditariedade.
Para entender como lidar com o problema, veja quais são os 5 principais tratamentos para hérnia de disco!
1. Administração de medicamentos
Quando a doença já causa crises de dores agudas, é comum que os profissionais indiquem a administração de medicamentos. Os anti-inflamatórios, os analgésicos e os relaxantes musculares são os mais comuns e visam a buscar o alívio temporário das dores causadas pela compressão do nervo.
No entanto, esse não é um tratamento definitivo e, sim, paliativo. A atuação acontece nos sintomas, em vez de agir na causa do problema.
2. Prática de exercícios
Para diminuir as dores e para conseguir sucesso no tratamento para hérnia de disco, é possível executar certas atividades físicas. Enquanto a musculação é, quase sempre, contraindicada, a abordagem fisioterapêutica é a muito recomendada.
O paciente deve realizar exercícios com a ajuda de equipamentos de fisioterapia, de modo a melhorar a postura e fortalecer a musculatura. Entre as possibilidades, estão o alongamento, o RPG e até a osteopatia.
3. Cintas corretoras
Como a postura é uma das maiores vilãs para o surgimento e para o agravamento da hérnia de disco, uma possibilidade consiste em utilizar as cintas corretoras de postura. O objetivo delas é garantir que a postura mantenha-se ereta para não causar prejuízos ou esforços extras.
As cintas são muito indicadas para os casos de hérnias lombares, mas também ajudam a diminuir o impacto em outros pontos da coluna vertebral. Quando a sua utilização é associada a outras práticas, como os exercícios fisioterapêuticos, os resultados são potencializados.
4. Uso de assentos específicos
Para aliviar sintomas e evitar a progressão, outro tratamento para hérnia de disco consiste em utilizar assentos especiais. As versões ortopédicas, por exemplo, ajudam a manter a postura e evitam dores ou compressões desnecessárias.
Em geral, eles se adaptam a qualquer lugar, como o banco do carro ou a cadeira do trabalho. Com isso, o paciente consegue ter mais conforto no cotidiano e evita o agravamento da situação.
5. Intervenção cirúrgica
Em último caso ou em quadros extremos, o paciente pode recorrer ao tratamento cirúrgico. Trata-se de uma operação complexa, em que é retirada a hérnia causada pelo vazamento do disco.
Depois que o elemento é retirado, há uma descompressão dos nervos e a tendência é aliviar a dor. Porém, ainda é preciso recorrer a medidas para impedir novas complicações e incômodos. Então, o cuidado pós-cirúrgico exige exercícios de fisioterapia e uso de cintas e assentos especiais, por exemplo.
Os tratamentos para hérnia de disco dependem da gravidade do problema e das condições da doença. Com a escolha adequada, o paciente obtém mais qualidade de vida e lida menos frequentemente com as dores.
Tem alguma dúvida sobre como proceder em caso de hérnia de disco. Deixe nos comentários!
Deixar Um Comentário