Tratamento para coluna cervical: quais são as opções?

| |

Já falamos aqui no blog sobre a dor na coluna cervical, suas causas mais comuns e também sobre as maneiras de tratá-la corretamente. Mas hoje, vamos nos aprofundar nas opções de tratamento para coluna cervical. Acompanhe!

Opções de tratamento para coluna cervical

São inúmeras as opções de tratamento para coluna cervical e você pode e deve conversar com seu médico sobre elas.

Com o diagnóstico em mãos, médico e paciente devem estudar os tratamentos que trazem maior benefício de acordo com cada caso e estágio do problema. 

Existem dezenas de  tratamentos e por isso, vamos listar apenas alguns deles.

Acupuntura

Tratamentos de acupuntura consiste em colocar as agulhas de aço inoxidável muito fina na pele do paciente , em determinados locais que correspondem a determinados órgãos e áreas anatómicas do corpo . Trata-se de uma técnica milenar chinesa que conquistou o ocidente e que, quando praticada por um indivíduo qualificado ajuda a aliviar as dores na coluna cervical.

Quiropraxia

A quiropraxia é muito popular nos Estados Unidos e auxilia muitas pessoas com problemas na coluna cervical. Ela realiza ajustes na coluna vertebral por meio de técnicas manuais. O interessante é que a maioria dos quiropráticos trabalham em conjunto com médicos, compartilhando informações e encaminhando os pacientes para um médico quando suspeitar que uma condição subjacente pode ser responsável por dores nas costas.

Injeções epidurais espinhais (bloqueios)

Uma injeção epidural espinhal é uma opção de tratamento não-cirúrgico que pode fornecer alívio ou de curto ou longo prazo na dor na coluna cervical ou lombar com irradiação para os membros. Trata-se de uma infiltração de medicação anti-inflamatória, geralmente um esteróide combinado a um anestésico, diretamente na área ao redor dos nervos espinhais irritados que estão causando a dor. 

Exercícios

O exercício físico regular é parte essencial do programa de manutenção de uma coluna saudável. Praticamente todos os especialistas médicos concordam que ele desempenha um papel importante na recuperação de pacientes com dor nas costas. Porém, infelizmente, quando as pessoas começam a sentir dores nas costas, elas se tornam progressivamente menos ativas e como resultado, os músculos que sustentam a coluna vertebral se tornam mais fracos e menos resistentes, causando mais dor e cansaço. 

Medicamentos

Para ajudar a aliviar dores nas costas ou no pescoço, bem como outros sintomas que podem ser causados ​​por problemas na coluna cervical, uma variedade de medicamentos podem ser prescritos pelo médico. O objetivo da medicação é  reduzir a dor e o desconforto do paciente. Geralmente, são indicados antiinflamatórios não-esteróides e opióides em casos mais graves. 

Fisioterapia 

A fisioterapia é uma importante ferramenta de tratamento para quem sofre com dor. O fisioterapeuta deve ser treinado para cumprir as ordens do médico, alongando, fortalecendo e executando seu trabalho de maneira segura e eficaz. Os fisioterapeutas são treinados para dar instruções sobre postura, para educar os pacientes sobre aspectos da anatomia básica e da fisiologia, e para instruir os pacientes em relação à mecânica corporal, alongamento, fortalecimento e exercícios de condicionamento. 

Cirurgia

Em alguns casos, os problemas na coluna cervical só podem ser resolvidos por meio de uma cirurgia e cabe ao médico cirurgião ortopedista ou neurocirurgião indicar o melhor procedimento.  

Durante a consulta o médico irá avaliar a fluidez dos movimentos e a localização dos focos de dor. Deverá também solicitar exames de imagem para identificar a origem da dor e a melhor visualização das estruturas internas. Com os exames em mãos ele irá definir se é possível a realização de uma cirurgia e também qual o procedimento indicado. 

Porém, a decisão de se submeter ou não a uma cirurgia na coluna cervical cabe ao paciente, consciente dos riscos e benefícios envolvidos. Converse com seu médico e juntos façam o que for melhor para a sua saúde e bem-estar. Afinal, problemas na coluna cervical podem interferir muito na qualidade de vida dos pacientes. 

Então, gostou do nosso conteúdo? Pois saiba que tem muito mais aqui no nosso blog, continue acompanhando!

Anterior

Dor na coluna cervical: o que pode causar e como tratar

Aprenda 7 exercícios de alongamento para a coluna

Próximo

Deixe um comentário