Início>Cuidados com a saúde>Prevenção>Tratamento de feridas: o que devo fazer para amenizar o problema?

Tratamento de feridas: o que devo fazer para amenizar o problema?

Por |2020-05-07T10:39:30-03:0009/10/2017|Cuidados com a saúde, Prevenção|4 Comentários

Precisar lidar com o tratamento de feridas é uma demanda constante na vida de quem tem filhos. Atividades físicas são muito importantes para as crianças, mas apesar da diversão, os riscos estão sempre presentes, até mesmo para os adultos, seja se exercitando, seja em pequenos acidentes domésticos.

Vale ressaltar que, dependendo da intensidade do machucado, é imprescindível procurar um médico. A ajuda profissional pode averiguar o problema com perícia e evitar maiores complicações no futuro.

Ainda assim, separamos algumas dicas para que você possa amenizá-las e tratá-las adequadamente. Se você deseja saber mais, continue lendo o texto!

1) Examine antes de tratar

Por mais que você não seja especialista no assunto, o primeiro passo para tratar uma ferida é examiná-la com cuidado. Observe bem alguns elementos como:

  • presença de corpos estranhos ou sujeira;
  • profundidade;
  • sangue;
  • intensidade da dor;
  • pus;
  • odor;
  • outras secreções.

Acompanhando esses detalhes, você saberá o que dizer em uma eventual consulta médica.

2) Limpe a ferida

Todas as feridas devem ser higienizadas corretamente. Para fazê-lo, você pode usar soro fisiológico comum, água destilada ou filtrada. Caso não tenha nenhuma dessas coisas em casa, é possível fazer a limpeza com água previamente fervida e sabão neutro.

Evite fazer essa higienização no banho, porque a água, quando escorre pelo corpo, carrega as sujeiras que já estavam na pele e isso pode gerar uma contaminação.

Lembre-se: essa recomendação é geral. Dessa forma, machucados mais complexos ou queimaduras exigem produtos que também hidratam a pele e não deixam ela secar.

3) Faça curativos

Existem vários tipos de curativo, mas, no geral, ele cumpre algumas funções básicas e importantes para a recuperação das feridas:

  • absorver qualquer tipo de secreção;
  • proteger a área machucada;
  • evitar a contaminação.

Caso o seu problema seja com pequenos cortes ou arranhões, a solução pode estar em uma pequena bandagem feita com gaze. Do contrário, dê preferência a materiais específicos, como curativos hidrocolóides, por exemplo.

4) Proteja os tecidos sadios

Fazer essa proteção significa, em termos resumidos, não deixar que uma infecção se alastre pela área do machucado. É preciso, também, ter atenção a alguns detalhes, já que feridas infeccionadas representam riscos reais para a saúde.

Antônio Rangel, enfermeiro da Membracel e especialista no assunto, disse, em entrevista ao site Vix, que alguns sintomas como calor, rubor e o aumento da dor podem ser maus sinais: “Embora sejam sintomas comuns ao processo de cicatrização, se forem excessivos podem ser sinal de infecção. A presença de pus na ferida e a febre também indicam que algo não vai bem”.

5) Mantenha a umidade no tratamento de feridas

Em linhas gerais, o controle de umidade em uma ferida serve para que ela cicatrize bem. Para isso, é recomendada a utilização de um gel hidratante, já que esse tipo de produto favorece o processo.

Uma dica extra é cuidar bem da alimentação durante o tratamento de feridas, porque a vitamina C e a proteína podem ajudar bastante nesse sentido. Não se esqueça de que contar com um médico é essencial em boa parte dos casos.

Se você gostou deste texto, ficou com alguma dúvida ou tem alguma outra recomendação para dividir, deixe um comentário! Nós adoraremos ler.

4 Comments

  1. Carlos 09/10/2017 em 15:20- Responder

    Muito Legal a ideia!!

    • Maconequi 08/11/2019 em 11:55- Responder

      Ficamos satisfeitos por ter gostado do nosso post! 😉

  2. Angela 26/11/2019 em 23:03- Responder

    Porfavor gostAria de uma fica
    O meu esposo tem uma ferida na perna .ele e gordo e não consegui sou eu quem faço .vou viajar e não tem fac pois ele n que ir para o posto .tem uma forma pra eu deixa tudo pronto pra ele poder fazer só 🙏

    • Maconequi 27/11/2019 em 09:00- Responder

      Olá, Angela!
      Se ele realmente não consegue, você pode procurar por alguém que possa fazer o curativo enquanto você está viajando. Talvez se você ensinasse o passo a passo para alguém próximo que tenha disponibilidade de ajudar vocês, já resolva o problema.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

Deixar Um Comentário