Tipos de máscara para proteção respiratória: qual é a melhor para se prevenir da Covid

| | , ,

Depois de um ano de pandemia e com a vacinação ainda em andamento, o uso de máscara para proteção respiratória ainda é um acessório essencial. Porém, com muitas informações falsas e contraditórias, muitas pessoas têm dúvidas sobre os tipos de máscara para proteção respiratória.

Pensando nisso, vamos tentar esclarecer neste novo conteúdo todas as dúvidas relacionadas ao assunto. Acompanhe, fique em casa e use máscara!

Tipos de máscaras de proteção respiratória

Existem no mercado diversos tipos de máscaras de proteção respiratória e cada um tem uma indicação. 

Por exemplo, existem máscaras com respiradores, que são muito utilizadas por pessoas que trabalham com produtos químicos e precisam se proteger dos gases tóxicos liberados por esses produtos. Existem também máscaras de proteção respiratória, como a N95, que são utilizadas por profissionais de saúde para se prevenirem de contaminações virais. 

Porém, neste artigo, vamos focar apenas nos tipos de máscara para proteção respiratória contra a Covid. Assim, temos os seguintes tipos de máscara:

Máscaras de tecido

São aquelas produzidas artesanalmente em casas ou confecções com materiais não médicos, como tecido, malha ou retalhos. 

É o tipo mais comum nas ruas. Variam muito em forma, cor, material e estilo. 

Porém, para que elas realmente funcionem como uma barreira física eficiente, a máscara de tecido precisa seguir as seguintes especificações:

  • Ter, pelo menos, duas camadas de pano, ou seja, ser dupla face; 
  • Ser individual, ou seja, não pode ser dividida com ninguém; 
  • Podem ser confeccionada com tecidos de algodão, tricoline ou TNT; 
  • Devem cobrir totalmente o nariz e a boca, bem como estarem totalmente ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

As máscaras de tecido podem ser reutilizadas, mas devem ser lavadas com sabão ou água sanitária, permanecendo de molho por cerca de 20 minutos, para manutenção do autocuidado, e ser trocada quando ficar úmida. 

Máscara cirúrgica

Esse tipo de máscara é produzida industrialmente com materiais específicos e descartáveis. Normalmente, ela é utilizada por profissionais de saúde durante procedimentos, mas neste momento tem se mostrado a melhor opção para se prevenir da Covid

A máscara cirúrgica apresenta os seguintes diferenciais:

  • É produzida com um material que filtra partículas menores que os tecidos comuns;
  • Possui um arame que permite uma melhor adequação ao contorno da área do nariz, minimizando frestas e aumentando a proteção.

Na hora de usar uma máscara cirúrgica, é preciso tomar alguns cuidados, como não manuseá-la na parte da frente, visto que há mais chances de ter secreções, além de trocá-la com frequência, para que não fique úmida. O ideal é utilizá-la por no máximo duas horas.

Ela é recomendada para pacientes suspeitos e confirmados com sintomas de síndrome gripal nos serviços de saúde e durante o transporte, bem como para seus acompanhantes. 

Profissionais de saúde e de apoio devem utilizar máscara cirúrgica sempre que prestarem assistência a menos de 1 metro do paciente suspeito ou confirmado de infecção pelo novo coronavírus. Trabalhadores que fazem a limpeza dos quartos e áreas de isolamento devem utilizar máscara cirúrgica durante todo o processo de higienização desses ambientes.

Máscara N95 (ou PFF2)

Entre os diversos tipos de máscara para proteção respiratória, a N95 é a mais recomendada nos casos de Covid. Porém, infelizmente, são também as mais caras. 

Elas também são  produzidas em nível industrial e oferecem a melhor proteção contra aerossóis, as menores partículas respiratórias possíveis para a transmissão dos vírus. 

E essa capacidade de proteção é graças às várias camadas de diversos materiais e também pelo fato de serem muito anatômicas, minimizando assim os espaços por onde o ar poderia passar sem ser filtrado. 

Ao contrário das máscaras cirúrgicas, que devem ser descartadas e substituídas após duas horas de uso, a máscara N95 pode ser utilizada de forma prolongada.

Quais tipos de máscara para proteção respiratória utilizar contra a Covid

O ideal é sempre utilizar a melhor máscara disponível. Se você tiver condições de usar a máscara N95 todas as vezes que precisar sair de casa, não hesite. Pois é ela a máscara que apresenta a melhor qualidade.

Porém, nem sempre isso é possível e você pode usar uma máscara cirúrgica, uma máscara de tecido de qualidade produzida dentro das recomendações e até mesmo uma máscara de tecido por cima da máscara cirúrgica para se proteger ainda mais.

E se você está procurando por máscaras, visite nossa lojaTemos diversos  tipos de máscaras para proteção respiratória e um deles, com certeza, será adequado para você.

SEMPRE USE MÁSCARA. Ela salva vidas e demonstra que você cuida da sua saúde e da saúde das pessoas próximas. 

 

 

 

 

 

Anterior

Vacina da Covid: quais cuidados devem ser tomados após a vacinação?

Liga Pediátrica da UNICID SP aborda Covid-19 em crianças, autismo e acidentes domésticos no VII Congresso Acadêmico

Próximo

Deixe um comentário