Dicas de tênis para exercícios físicos: como escolher?

| |

O tênis é quase uma unanimidade entre as pessoas, sendo utilizado não só para a prática de esportes, mas também no dia a dia das pessoas.

Nos últimos anos, os tênis vêm obtendo um aprimoramento e um desenvolvimento cada vez maior. As empresas resolveram investir em tecnologia, pesquisa de materiais e no estudo sobre o papel do tênis para exercícios físicos

O tênis é muito mais que um simples calçado, ele vai além. Ele é um equipamento de desempenho e proteção.

Muitas pessoas não sabem que a escolha de um tênis para prática esportiva não pode ser baseada apenas no fator estético ou preço. O tênis ideal deve ser escolhido levando em consideração muitos outros fatores que serão esclarecidos neste artigo.

Cuidados na hora de escolher um tênis para exercícios físicos de correr ou caminhar

O tênis esportivo é considerado um equipamento essencial na prática de esportes e o uso correto melhora o desempenho e ainda evita muitas lesões e dores.

O design, o material e a forma de confecção podem oferecer maior conforto, maior estabilidade na hora da performance e o amortecimento do impacto na coluna vertebral das pessoas.

O tênis ideal deve ser escolhido levando em conta fatores como: conforto, performance, proteção e estética (moda). Dentre esses fatores estão inclusos o tamanho do pé, o tipo do pé e o arco plantar.

No caso da prática da caminhada ou corrida, existe diferença entre elas. O ideal é que não seja utilizado o mesmo tipo de tênis, pois a intensidade desses treinos são distintas. 

O tênis para caminhada deve ser escolhido levando em consideração o fator conforto e o fator estabilidade. O tênis deve ser aconchegante e estável, protegendo contra pisadas em falso e quedas.

Já o tênis para corrida leva em consideração o fator desempenho. A corrida em si traz muito impacto ao pé, músculos e coluna. Por isso, o tênis para corrida deve ter amortecedores que minimizem esse impacto.

É importante lembrar que ao comprar um tênis novo, ele deve ser utilizado aos poucos. Pois ele pode causar bolhas durante a caminhada ou corrida, pois ele ainda não está ajustado ao pé.

Outros fatores que importantes na escolha do tênis para exercícios físicos

Importância do peso da pessoas

Não há exatamente uma regra que indique que pessoas com determinado peso devem usar determinado tipo de calçado. Mas sem dúvidas, pessoas com um peso maior devem levar em consideração o conforto e o impacto maior de suas passadas. Por isso, tênis com amortecedores são os recomendados.

Tipo de pisada

Por muito tempo, as pessoas acreditavam que havia um calçado específico para cada pisada e que isso prevenia o atleta de possíveis lesões. Mas hoje isso caiu em desuso, pois não há comprovação científica dessa relação. O que importa mesmo é que o tênis proporciona conforto ao pé.

Moldura/formato do pé

Nesse caso, há influência sim. Algumas pessoas têm pés mais gordinhos, outras mais finos e outras com um arco plantar mais alto. Nesse caso, pode não haver uma adaptação correta do tênis ao pé. Por exemplo, um tênis mais estreito não traz conforto ao pé mais gordinho, assim como um tênis mais largo ficará desproporcional ao pé mais fino. Por isso, o ideal é na hora da compra, testar bem o tênis.

Preço influencia tanto em qualidade?

Apesar do valor do tênis não ser a garantia de uma boa compra, quanto mais uma empresa investe em tecnologia mais esse valor vai ser refletido no preço do tênis.

Mas o importante mesmo é avaliar os fatores que são imprescindíveis para escolher o bom tênis. Sobretudo levar em conta a necessidade de cada um. Por exemplo, é desnecessária a compra de um tênis com uma super tecnologia de corrida se o usuário irá apenas caminhar ou fazer musculação na academia.

Período de tempo para troca de tênis

Um tênis para corrida tem o tempo médio de durabilidade de 500 km. Porém, fatores como a intensidade do treino, peso do usuário, pisada, material do calçado podem influenciar na durabilidade.

É necessário estar atento aos sinais de desgaste que o próprio calçado dá, como o solado liso e o desgaste do calcanhar. 

Como aproveitar promoções na hora da compra do tênis?

Economizar na hora de comprar um tênis novo é o sonho de qualquer corredor. Por isso, uma dica importante é ficar atento às ofertas e promoções que aparecem durante o ano.  Além da possibilidade de fazer uso de inúmeros cupons de descontos.

Na rede, há plataformas especializadas no oferecimento desses cupons de desconto, assim como também há aquelas que realizam comparação de preços em diferentes lojas e avisam ao cliente sempre que houver ótimas promoções.

Sempre que for possível, o ideal é não deixar para comprar quando realmente estiver precisando, pois aí não há muito tempo para pechinchar. É importante ter paciência para aguardar o aparecimento de algum cupom de desconto ou oferta imperdível.

Tipo de tênis para exercícios físicos existentes

 Há diferentes tipos de tênis no mercado.

Tênis tradicionais de corrida

São os mais comuns, com estrutura de suporte e amortecimento para os pés. O solado costuma ser bem alto.

Tênis minimalista

Possuem uma estrutura menor, portanto são mais baixos. Esse tênis exige mais do corpo, panturrilha e pé,  na hora da corrida. Portanto, a constância do seu uso deve ocorrer de forma gradual.

Tênis para corrida em montanha

O solado é preparado para ter mais aderência nesse tipo de terreno. Podem ser mais altos ou mais baixos 

Tênis para competição

São leves e mais baixos.  Muitos corredores tinham o costume de separar os tênis de competição dos tênis de treino.

 Tênis para prática de atletismo

São chamados de sapatilhas. São bem baixos e a sola possui estruturas para aumentar a aderência. O que difere dos calçados para montanha, é que nas sapatilhas essas estruturas se concentram na parte anterior da sola.

Tênis para outros esportes

Costumam ter suas peculiaridades de acordo com cada esporte. Por exemplo, a chuteira para o futebol com solado diferenciado e o tênis de basquete é mais alto na região do tornozelo.

Cuidados com o tênis para exercícios físicos

Os tênis devem ser bem cuidados, pois eles possuem materiais especiais e técnicas de costura e colagem delicadas.

Lave o solado sempre com água e sabão neutro. Caso seja necessário usar uma escova ela deve ser macia e utilizada apenas na sola. Nas outras partes deve ser usada uma esponja macia. 

O tênis deve ser seco após o uso e guardado com o devido cuidado..

O ideal é ter mais de um par e alterne entre eles entre os dias. Isso auxilia na duração do tênis.

Mediante a todas essas dicas e cuidados, será possível observar a melhora do desempenho da atividade física e o aumento da duração do calçado.

Gostou do nosso artigo? Então continue acompanhando nosso blog para aprender mais!

Anterior

O que é a parosmia? Por que acontece nas vítimas de Covid-19?

Melasma e melanoma: qual é a diferença entre elas?

Próximo

Deixe um comentário