Se você é uma pessoa que tem algum tipo de incontinência urinária, seja causada por doenças neurológicas ou outras patologias, e tem dificuldade em fazer o cateterismo intermitente com aquelas sondas tradicionais, você precisa conhecer o SpeediCath

O SpeediCath é um cateter (sonda uretral) que já vem lubrificado por dentro e por fora e pronto para o uso. Ele tem uma usabilidade simples e intuitiva, devido ao material que ele é feito, e ainda causa menos dor, desconforto e riscos de infecção urinária.

Antes de falar sobre o SpeediCath, vamos entender melhor sobre o cateterismo intermitente, como ele funciona e qual é a importância do paciente conseguir executar esse procedimento sozinho. Vamos lá!

Cateterismo Intermitente

O cateterismo intermitente (CI) é um procedimento que permite que o paciente esvazie completamente sua bexiga pela introdução de um cateter na uretra. Geralmente, quem faz uso dessa técnica são pessoas com alguma disfunção urinária.

Chamamos de auto cateterismo intermitente quando o próprio paciente faz esse procedimento nele mesmo. O cateter ou sonda uretral deve ser utilizado apenas uma vez, sendo descartado logo após o uso. Lembrando que o cateterismo é realizado de quatro a seis vezes no dia.

A importância do auto cateterismo se dá pelo retorno da autoconfiança do paciente em ter controle sobre seu próprio corpo e pela independência reconquistada ao não precisar da ajuda de outras pessoas para um procedimento tão íntimo.

Sonda uretral tradicional x SpeediCath

A sonda uretral tradicional costuma vir não-lubrificada e é feita de um material relativamente instável. O lado negativo disso é que esse tipo de sonda torna o procedimento muito mais complicado, doloroso e suscetível a infecções.

Mesmo que nossas mãos sejam muito bem lavadas ou que luvas sejam utilizadas, a necessidade de passar um lubrificante na sonda e ter que direcioná-la parte por parte para que entre na uretra, podem trazer contaminações e desenvolver uma infecção urinária.

Pensando nisso tudo, a Coloplast traz a linha SpeediCath. Esses novos cateteres são mais rígidos e já vêm lubrificados por dentro e por fora, o que facilita muito a inserção na uretra e causa menos risco de traumas e sangramento na urina. 

Além disso, o SpeediCath conta com uma embalagem que vem com um anel que permite abrir sem necessidade de ter contato direto com o cateter e um ponto adesivo que pode ser colado em qualquer superfície para facilitar o procedimento.

Acompanhe no quadro abaixo a principais diferenças entre a sonda uretral tradicional (cateter convencional) e o cateter SpeediCath:

cateter convencional x cateter lubrificado speedicath coloplast

Tipos de SpeediCath

Você pode encontrar três tipos de cateteres SpeediCath no mercado: o Standard (padrão), o Compact (compacto) e o Compact Set (com bolsa de urina acoplada).

SpeediCath Standard

O cateter padrão SpeediCath é o primeiro cateter com revestimento hidrofílico pronto para uso. Ele pode ser encontrado em diversos tamanhos (incluindo pediátrico) e nos modelos masculino e feminino. Foi o do SpeediCath Standart que falamos no tópico anterior.

SpeediCath Compact

Esse cateter tem um design compacto que dá até para guardar na bolsa ou no bolso. Ele é ideal caso o paciente queira aproveitar algum momento de lazer fora de casa e precise levar o cateter com ele. Ele é simples de abrir e discreto para descartar.

O modelo masculino usa um design telescópico revolucionário que permite que o tamanho do cateter fique bem menor que o tamanho padrão e sem comprometer o desempenho, segurança e higiene oferecidas pela linha SpeediCath.

Já o modelo feminino foi desenvolvido para se adaptar à uretra feminina. Ele consegue ficar ainda menor que o cateter masculino. A embalagem se assemelha muito à um rímel ou batom, podendo ser guardado discretamente em uma bolsa de maquiagem, por exemplo. 

SpeediCath Compact Set

Esse é o único cateter 2 em 1 do mercado. Ele tem as mesmas características do SpeediCath compacto, mas tem como diferencial a bolsa de urina acoplada. O design é simples e intuitivo e oferece uma liberdade maior para fazer o cateterismo onde e quando precisar.

Como fazer o cateterismo intermitente com SpeediCath?

Fazer o auto cateterismo não é uma tarefa difícil depois que você pega a prática. Deve-se, antes do procedimento, lavar bem as mãos com água e sabão, e manter o todo o material que será utilizado acessível. Para os homens serão necessários:

  • cateter do tamanho adequado;
  • bolsa de urina;
  • sabonete neutro ou lenço umedecido;
  • algodão;
  • papel toalha; e
  • um cabide.

Já para as mulheres, em vez de um cabide, um espelhinho pode ser útil. Nos vídeos a seguir você poderá acompanhar o passo a passo bem detalhado sobre como fazer o auto cateterismo intermitente com SpeediCath. 

Auto cateterismo masculino utilizando um SpeediCath Standart

Auto cateterismo feminino utilizando um SpeediCath Compact

Onde consigo comprar meu SpeediCath?

Você pode encontrar seu cateter lubrificado SpeediCath nas melhores lojas de saúde, como a Maconequi. Lá você encontra diversos modelos e tamanhos do cateter SpeediCath e ainda outros produtos para incontinência urinária com os melhores preços. Não deixe de conferir!