5 sintomas de problemas cardíacos que você não pode ignorar
>, Prevenção, Qualidade de Vida>5 sintomas de problemas cardíacos que você não pode ignorar

5 sintomas de problemas cardíacos que você não pode ignorar

O corpo emite diversos sinais que servem como alerta para indicar desde doenças simples até patologias graves. Os sintomas de problemas cardíacos, por exemplo, podem parecer inofensivos, mas merecem muita atenção.

Alguns sintomas podem ser comuns em uma pessoa, enquanto outros devem representar um estado de alerta. No geral, é preciso ter cuidado com o conjunto de fatores, pois quando as artérias e o coração começam a falhar, os sinais se manifestam em diferentes partes do corpo, muitas vezes não relacionadas entre si. Conheça os principais sintomas de problemas cardíacos e evite que um problema maior aconteça com a sua saúde!

1. Ronco ou apneia

O ronco é um problema muito incômodo não apenas para quem sofre com o distúrbio, mas também para aqueles que convivem com a pessoa. No entanto, isso pode ser um sinal de doença cardíaca.

O ronco é um sintoma comum de apneia do sono e gera um sentimento de sonolência pela manhã, mesmo que a noite de sono tenha sido aparentemente tranquila. Esse problema representa períodos de tempo durante o sono nos quais o paciente para de respirar.

A apneia do sono é associada a diversas transformações fisiológicas que elevam o risco de ataques cardíacos e derrames. O ronco também pode indicar fibrilação atrial, que são batimentos cardíacos irregulares, muitas vezes rápidos, que fazem com que o fluxo de sangue no corpo seja menor.

2. Dores nos ombros e pescoço

Dor na região dos ombros e do pescoço podem não ser causadas apenas por uma tensão física excessiva nos músculos. Problemas no coração podem ser responsáveis por tensionar as articulações, os músculos e os tendões que estão em volta da área.

Essa é uma região sensível e a dor no local não é causada apenas pelo ataque cardíaco. O desconforto também pode indicar outras doenças relacionadas, como colesterol alto, pressão arterial elevada, diabetes, entre outras.

3. Desmaio e tontura

Esses problemas podem acontecer em decorrência de quedas súbitas na pressão arterial, causando a redução do fluxo sanguíneo no cérebro e alteração da frequência cardíaca. Eles também podem representar problemas cardiovasculares, como redução da válvula aórtica, o que dificulta o transporte de sangue para o coração.

4. Inchaço nas pernas

A região das pernas e dos pés pode inchar por diversos motivos, até mesmo por questões comuns, como o calor. No entanto, esse sintoma também pode indicar problemas graves, como insuficiência cardíaca congestiva. No geral, isso ocorre associado a outros sinais, como nos casos em que a pessoa sente muita falta de ar ao tentar dormir ou ao fazer atividades físicas.

Apesar de alguns tipos de inchaço ocorrerem ao longo do dia e reduzirem de forma natural durante a noite, o problema persistente merece atenção. Pessoas que sofrem com inchaço constante nas pernas ou nos pés devem consultar um médico para realizar uma avaliação da insuficiência cardíaca.

Veja também: Meia de compressão para varizes: elas ajudam mesmo?

5. Falta de fôlego

É normal que pessoas sedentárias cansem com mais facilidade ao realizarem atividades físicas simples, como subir escadas. No entanto, ficar sem fôlego e com dificuldade para respirar pode indicar um problema. A sensação pode ser sintoma de insuficiência cardíaca, indicando que o coração não consegue mais bombear sangue suficiente.

O coração é um importante órgão do corpo humano, pois se ele falhar, o resto do organismo sentirá as consequências. Ele é responsável por mandar sangue para todos os tecidos, oxigenando, nutrindo e permitindo o bom funcionamento. Saber identificar os sintomas de problemas cardíacos é a melhor forma de evitar consequências maiores.

Nosso blog possui diversos outros conteúdos que podem te ajudar bastante nos cuidados com a sua saúde. Conheça também a nossa loja de produtos para a saúde. Temos tudo para você viver bem.

Deixe seu comentário