Início>Cuidados com a saúde>Prevenção>Sintomas da pressão alta: Saiba quais são agora mesmo!

Sintomas da pressão alta: Saiba quais são agora mesmo!

Por |2019-12-23T13:37:21-03:0026/07/2018|Cuidados com a saúde, Prevenção|3 Comentários

Quem é diagnosticado com hipertensão — apresenta a pressão arterial superior ou igual a 14/9, mesmo em repouso — costuma se perguntar quais os sintomas da pressão alta. Isso porque ela tende a apresentá-los apenas quando a pressão está muito elevada ou em estágios mais críticos e que podem indicar o início de diversos problemas cardiovasculares, como o AVC e o infarto.

Essa doença exige não apenas uma readequação alimentar, mas principalmente uma mudança de estilo de vida. Essa mudança serve para mantê-la sob controle e reduzir os fatores que a causam. Alguns exemplos são: excesso de gordura na corrente sanguínea, dieta pobre em nutrientes e rica em sódio e consumo excessivo de álcool e tabaco.

É por isso que neste post nós abordamos alguns dos sintomas mais recorrentes para que você saiba identificar os sinais de alerta que o seu corpo manda. Confira!

Palpitação

A palpitação cardíaca é um indício do esforço que o coração faz para bombardear o sangue para todos os cantos do nosso corpo mesmo que as artérias estejam estreitando-se. Algo que, à primeira vista, parece simples, mas é capaz de afetar (e muito) o fluxo natural da corrente sanguínea.

Enjoo

Além de dificultar a passagem do sangue, a vasoconstrição também prejudica o funcionamento gástrico. Como resultado, os hipertensos podem lidar com náuseas e enjoos durante uma crise de pressão alta.

Sonolência

Continuando nossa lista de “quais os sintomas da pressão alta”, há a sonolência — que está ligada ao que já falamos. A razão disso é que o oxigênio é transportado para os órgãos e os tecidos do nosso corpo por meio do sangue.

Portanto, se ele não é bombeado corretamente nem chega na quantidade ideal. Ocorre uma deficiência que afeta o funcionamento do organismo e gera aumento da sonolência devido à redução da atividade cerebral.

Dores de cabeça

Um quarto sinal bastante frequente são as dores de cabeça. Contudo, não se trata daquelas comuns, que ocorrem de forma generalizada em todo o crânio.

Ao contrário, as provocadas pelo aumento da pressão arterial são sentidas de maneira latejante em locais específicos: a parte atrás da cabeça e na nuca. Geralmente, elas são unilaterais, mas podem se tornar bilaterais à medida que aumenta a intensidade.

Visão turva

Como último sintoma, não podemos deixar de citar a visão turva, que é sentida durante o pico das crises. Não raramente, acontece em paralelo às dores de cabeça por conta da obstrução dos vasos próximos à retina. Vale ressaltar que muitas pessoas que apresentam esse problema também podem manifestar visão embaçada.

Agora que você já está ciente de quais os sintomas da pressão alta e como eles ocorrem, fique atento à frequência com a qual eles se manifestam para reportar ao seu médico. Além disso, não deixe de seguir o tratamento que o profissional da saúde indicar. Esse tratamento geralmente é composto por medicamentos diuréticos e vasodilatadores. Isso, é claro, sem mencionar a importância de se exercitar e se alimentar adequadamente!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então aproveite e compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais e mantenha-os bem informados!

 

3 Comments

  1. Joaquim 11/12/2018 em 17:07- Responder

    Alguém sabe qual é o fruto da Amazônia que baixa a pressão alta que é falado no vídeo do site => https://baixarpressaoalta.com.br/sintomas-pressao-alta/

  2. Uziel Ribeiro 20/05/2020 em 13:51- Responder

    Tenho pressão alta dês dos 11 anos de idade quando comecei com crises de Ansiedade e Pânico, geralmente a minha pressão não sai dos 14/9, por passar muito mal já fiz inúmeros exames no coração mais nunca apresentou problemas, o pior de tudo é o medo que sinto, é fora do normal é horrível, não desejo isso pra ninguém.

    • Maconequi 25/05/2020 em 09:34- Responder

      Olá, Uziel! Tudo bem?
      Você já se consultou com algum psicólogo? Ele, com certeza, pode te orientar e te ajudar a melhorar esses sentimentos.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

Deixar Um Comentário