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Sensação de cansaço na perna? Saiba o que isso significa!

Por |2020-02-13T17:22:21-03:0018/09/2019|Meia de Compressão|0 Comentários

A sensação de cansaço na perna no período da noite, após um longo dia de trabalho infelizmente é uma situação comum. Ela é tão incômoda como comum: atinge cerca de 70% da população adulta no país. Essa sensação, de pernas pesadas, surge principalmente em pessoas que passam o dia sem se movimentar muito, em trabalhos que exigem permanecer longos períodos sentado ou de pé.

Profissões como de vendedor ou vendedora, segurança, ou aquelas que lidam diretamente com o uso de computador sofrem mais com o problema. A explicação para isso é simples: ficar muito tempo sem exercitar as pernas causa, no médio e no longo prazo, problemas de circulação. 

Uma forma muito simples de resolver as dores é usar meias de compressão. Ao contrário do que costumam pensar, elas não servem apenas tratamento. Meias de compressão preventivas são importantíssimas na prevenção de problemas como  dores e cansaços nas pernas.

E você verá mais a seguir.

Entenda os sintomas

Como vimos, a sensação de cansaço nas pernas está associada, normalmente, a problemas com o sistema circulatório. A dor e o cansaço são, portanto, parte de um problema um pouco maior e, junto deles, a pessoa também costuma sentir:

  • cãibra nas pernas, principalmente durante a atividade física;
  • sensação de peso;
  • pernas inchadas; 
  • formigamento ou dormência.

O grupo que mais sofre com isso é o feminino. Isso acontece por motivos diversos, como as alterações hormonais e o uso constante de salto alto. Embora as mulheres tenham mais problemas circulatórios nas pernas, os homens não podem negligenciar o assunto. 

As varizes — que são um dos problemas que decorrem da má circulação — são normalmente associadas às mulheres. No entanto, homens também desenvolvem esses veias tortuosas e precisam tratar.

Fatores que agravam a sensação de cansaço na perna

Existem alguns fatores que podem causar ou agravar quadros como esse, são eles:

  • trabalhar na mesma posição por muito tempo, 
  • sobrepeso;
  • sedentarismo; 
  • obesidade; 
  • falta de preparo físico; e 
  • anemia. 

Destaque ao tabagismo que é um dos principais fatores que agravam a sensação de cansaço na perna.

Quadros assim não devem ser ignorados porque, mesmo que o processo de desenvolvimento dessas doenças aconteça de forma lenta, seus desdobramentos são, na maioria das vezes, graves e podem ser definitivos. 

Veja o que pode estar por trás do cansaço

A insuficiência venosa é uma das principais origens da sensação de pernas cansadas. E existem dois motivos principais para que o sangue circule menos — ou com mais dificuldade — nos membros inferiores.

Um mecanismo muito importante que o corpo possui para auxiliar no retorno venoso do sangue das penas para o coração é a musculatura da panturrilha. Quando nos exercitamos, o músculo da batata da perna empurra o sangue para cima. Em casos de pessoas que ficam muito tempo na mesma posição sem fazer nenhum exercício, esse mecanismo não é ativado.

Além desse, há também as válvulas das veias. Elas liberam a passagem do sangue em direção ao coração e interrompem quando ele tenta voltar. Se elas não funcionam corretamente, o sangue se acumula e exerce pressão nas paredes das veias.

Conheça os principais tratamentos

Meias de compressão preventivas

Como já foi dito lá no início, a terapia por compressão é um tratamento reconhecidamente eficaz para problemas circulatórios nos membros inferiores. As meias de compressão preventivas têm o objetivo de diminuir a pressão venosa das pernas e auxiliar na circulação sanguínea.

Quando falamos de meia de compressão, é comum imaginar as meias usadas por idosos, mas elas estão disponíveis em diversas cores e modelos. Na nossa loja, temos diversos modelos, que você pode acessa nesse link: meias de compressão preventivas

Elas são divididas basicamente em suave, média e alta compressão. Caso seu problema seja mais grave, é necessária a indicação médica para meias médias e altas. No entanto, se o seu objetivo é apenas a prevenção, basta ter as medidas corretas e usufruir do bem-estar que elas causam.

Prática de atividade física

Praticar exercícios aeróbicos e de baixo impacto traz uma real melhora para pernas cansadas. A atividade física ajuda na circulação sanguínea melhorando o inchaço e a sensação de desgaste

Evitar atividades muito paradas

Essa é, na maioria das vezes, a mais difícil de cumprir por questões de rotina de trabalho. Mas, na medida do possível, é ideal andar de 5 a 10 minutos à cada 1 ou 2 horas. Suas pernas sentirão a diferença, e o cansaço irá reduzir consideravelmente. 

Se quiser saber mais sobre as meias de compressão

A Maconequi é uma loja especializada em meias de compressão. Nosso blog possui diversos conteúdos sobre esse produto e seus diferentes usos: para gestantes, esportistas, combate a varizes, antitrombo e muito mais, que podem te ajudar bastante a escolher a sua meia de compressão.

Vou indicar três deles:

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