Início>Meia de Compressão>Sensação de cansaço na perna? Saiba o que isso significa!

Sensação de cansaço na perna? Saiba o que isso significa!

Por |2020-05-05T10:47:22-03:0018/09/2019|Meia de Compressão|0 Comentários

A sensação de cansaço na perna no período da noite, após um longo dia de trabalho infelizmente é uma situação comum. Aproximadamente 70% da população adulta no país sofre desse incômodo.

Essa sensação, de pernas pesadas, surge principalmente em pessoas que passam o dia sem se movimentar muito, em trabalhos que exigem permanecer longos períodos sentado ou de pé. 

Profissões como de vendedor ou vendedora, segurança, ou aquelas que lidam diretamente com o uso de computador sofrem mais com o problema. A explicação para isso é simples: ficar muito tempo sem exercitar as pernas causa, no médio e no longo prazo, problemas de circulação. 

Uma forma muito simples de resolver as dores é usar meias de compressão. Ao contrário do que costumam pensar, elas não servem apenas tratamento. Meias de compressão preventivas são importantíssimas para evitar problemas como dores e cansaços nas pernas.

Mas há também outras formas de aliviar essa sensação, e você verá mais a seguir.

Entenda os sintomas das pernas cansadas

Como vimos, a sensação de cansaço nas pernas normalmente está associada a problemas com o sistema circulatório. A dor e o cansaço são, portanto, parte de um quadro um pouco mais abrangente. 

Quem costuma passar parte do dia sentado, sem se movimentar muito, e sem praticar exercícios regulares também relata:

  • cãibra nas pernas, principalmente durante a atividade física;
  • sensação de peso;
  • pernas inchadas; 
  • formigamento ou dormência.

O grupo que mais sofre com isso são as mulheres, e isso acontece por motivos diversos. As alterações hormonais e o uso constante de salto alto estão entre os principais. Mas se engana quem pensa que problemas circulatórios nas pernas estão restritos ao público feminino.

Os homens não podem negligenciar o assunto, pois também costumam sofrer do mesmo mal, embora em menor intensidade. 

As varizes, por exemplo, quase sempre são associadas às mulheres. Elas são veias tortuosas que surgem nas pernas, causadas por problemas de má circulação, e também atingem os homens.

Fatores que agravam a sensação de cansaço na perna

Como vimos até aqui, essa sensação de cansaço que aproximadamente 70% dos brasileiros sentem nas pernas é um problema causado pela má circulação sanguínea. Existem alguns fatores que podem causar ou agravar quadros como esse, são eles:

  • trabalhar na mesma posição por muito tempo; 
  • sobrepeso;
  • sedentarismo; 
  • obesidade; 
  • falta de preparo físico; e 
  • anemia. 

Destaque ao tabagismo que é um dos principais fatores que agravam a sensação de cansaço na perna.

Quadros assim não devem ser ignorados porque, mesmo que o processo de desenvolvimento dessas doenças aconteça de forma lenta, seus desdobramentos são, na maioria das vezes, graves e podem ser definitivos. 

Veja o que pode estar por trás do cansaço

A insuficiência venosa é uma das principais origens da sensação de pernas cansadas, e existem dois motivos principais para que o sangue circule menos — ou com mais dificuldade — nos membros inferiores. São eles: 

  • ficar muito tempo sentado ou em pé sem mover as penar e
  • o mal funcionamento das veias.

O coração da perna

Quando ficamos muito tempo sentados ou de pé, nosso sangue começa a ter dificuldade de retornar ao coração. Isso acontece por conta da força da gravidade, que age empurrando o sangue para baixo, mas atrapalha no momento em que ele tenta retornar.

Um dos mecanismos que o corpo possui para auxiliar no retorno venoso do sangue das penas para o coração é a musculatura da panturrilha. Ela é conhecida como o coração da perna, pois bombeia também cumpre a função de bombear o sangue.

Mas para que esse dispositivo funcione corretamente, os músculos da perna precisam trabalhar. Na prática de exercícios — e isso inclui a caminhada —, a musculatura da panturrilha pressiona as veias e empurram o sangue para cima.

Por isso, pessoas que ficam muito tempo na mesma posição sem fazer nenhum exercício costumam apresentar problemas circulatórios e, consequentemente, dores nas pernas.

As válvulas das veias

Quando o bombeamento do sangue de baixo para cima funciona corretamente, o nosso corpo necessita ainda de outra peça chave para que ele não retorne para baixo novamente, já que a gravidade continua agindo.

Nossas veias possuem válvulas que se abrem em apenas um sentido, são as válvulas venosas antirretorno. Quando o sangue corre na direção correta, ele flui tranquilamente. Já quando ele tenta volta, essa válvulas se fecham, interrompendo sua passagem.

Se essas válvulas estiverem danificadas ou as paredes das veias amolecerem e dilatarem, esse mecanismo não funciona corretamente. Isso faz com que o sangue se acumule nos membros inferiores, causando as dores e desconforto.

Conheça os principais tratamentos

Meias de compressão preventivas

Como já foi dito lá no início, a terapia por compressão é um tratamento reconhecidamente eficaz para problemas circulatórios nos membros inferiores. As meias de compressão preventivas têm o objetivo de diminuir a pressão venosa das pernas e auxiliar na circulação sanguínea.

Quando falamos de meia de compressão, é comum imaginar as meias usadas por idosos, mas elas estão disponíveis em diversas cores e modelos. Na nossa loja, temos diversos modelos, que você pode acessa nesse link: meias de compressão preventivas

Elas são divididas basicamente em suave, média e alta compressão. Caso seu problema seja mais grave, é necessária a indicação médica para meias médias e altas. No entanto, se o seu objetivo é apenas a prevenção, basta ter as medidas corretas e usufruir do bem-estar que elas causam.

Prática de atividade física

Praticar exercícios aeróbicos e de baixo impacto traz uma real melhora para pernas cansadas. A atividade física ajuda na circulação sanguínea melhorando o inchaço e a sensação de desgaste

Evitar atividades muito paradas

Essa é, na maioria das vezes, a mais difícil de cumprir por questões de rotina de trabalho. Mas, na medida do possível, é ideal andar de 5 a 10 minutos à cada 1 ou 2 horas. Suas pernas sentirão a diferença, e o cansaço irá reduzir consideravelmente. 

Se quiser saber mais sobre as meias de compressão

A Maconequi é uma loja especializada em meias de compressão. Nosso blog possui diversos conteúdos sobre esse produto e seus diferentes usos: para gestantes, esportistas, combate a varizes, antitrombo e muito mais, que podem te ajudar bastante a escolher a sua meia de compressão.

Vou indicar três deles:

Qual a melhor meia de compressão para trombose?

Veja as melhores dicas de como usar meia de compressão

Meia de compressão para varizes: elas ajudam mesmo?

 

Deixar Um Comentário