Você sabe o que é sedentarismo e como ele pode impactar na sua saúde e qualidade de vida? Quer deixar de ser uma pessoa sedentária? Então, confira este nosso novo artigo sobre o assunto e diga adeus ao sedentarismo.
Boa leitura!
O que é o sedentarismo
De uma forma simples, podemos dizer que o sedentarismo é caracterizado pela falta de atividades físicas regulares, o que faz com que a pessoa tenha um gasto calórico reduzido. É considerada sedentária a pessoa que gasta menos de 2.200 calorias por semana.
Uma pessoa sedentária não tem disposição para realizar atividades simples do dia-a-dia, o que tem influência direta na saúde e qualidade de vida, já que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e perda de massa muscular.
Para deixar de ser sedentária, a pessoa precisa mudar alguns hábitos de vida, tanto relacionados à alimentação quanto à realização de atividades físicas, sendo recomendado que a prática de atividade física comece a ser feita de forma gradual e acompanhada por um profissional de educação física.
Consequências do sedentarismo
O sedentarismo pode resultar em diversas consequências para a saúde, como:
- Obesidade;
- Falta de força muscular por não estimular todos os músculos;
- Dor nas articulações devido ao excesso de peso;
- Acúmulo de gordura abdominal e no interior das artérias;
- Aumento do colesterol e triglicerídios;
- Problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC;
- Aumento da pressão arterial;
- Aumento do risco de Diabetes tipo 2 devido a resistência à insulina;
- Roncos durante o sono e apneia do sono porque o ar pode passar com dificuldade pelas vias aéreas.
E no caso das crianças, o sedentarismos pode trazer as seguintes consequências:
- Risco de desenvolver pressão alta;
- Diminuição dos hormônios de crescimento;
- Problemas respiratórios;
- Obesidade.
Como combater o sedentarismo
Para combater o sedentarismo é importante incluir qualquer tipo de atividade física na rotina, desde que ela seja feita, pelo menos, 3 vezes por semana. Essa é a frequência mínima para que haja realmente uma diminuição dos riscos de doenças devido a falta de atividade física.
Pessoas com menos de 30 anos sem patologias cardíacas, ortopédicas e respiratórias ou sem fatores de risco (obesidade, tabagismo, hipertensão, diabetes, histórico familiar para doenças cardiovasculares), podem começar a praticar atividade física leve sem acompanhamento profissional. Porém, as pessoas com mais de 30 anos ou com algum desses fatores devem procurar um médico antes de iniciar a prática de uma atividade física.
Na maioria das vezes, a caminhada é a melhor forma de começar a se exercitar, principalmente quando se está acima do peso. A caminhada tem pouco impacto sobre as articulações, pode ser feita no seu próprio ritmo, é de graça e não necessita de equipamentos especiais, basta calçar um tênis e sair por aí.
A prática regular de atividade física, seja ela aeróbica ou não, traz os seguintes benefícios:
- Melhora a circulação;
- Menor risco de doenças do coração;
- Reduz e controla o diabetes;
- Ajuda a controlar o peso;
- Reduz o risco de pressão alta;
- Mantém ossos, articulações e músculos saudáveis;
- Promove bem-estar físico e mental.
Dicas
- Segundo os parâmetros atuais, o recomendado é 150 minutos de exercícios moderados por semana para manter a saúde e o condicionamento físico.
- Comece com uma caminhada de meia hora por dia, mas vale também trocar o elevador e as escadas rolantes por escadas, por exemplo.
- A atividade física não está ligada apenas à prática de um esporte, assim atividades cotidianas como limpar a casa, passear com o cachorro ou caminhar para o trabalho também são formas de sair do sedentarismo.
- Se você quiser começar a se exercitar em casa, vale a pena conhecer a seção de produtos para esporte e bem-estar da Maconequi. Temos diversas soluções para te ajudar a sair de vez do sedentarismo. Confira!
Deixar Um Comentário