Início>Cuidados com a saúde>Qualidade de Vida>Qual é a melhor scooter elétrica de mobilidade reduzida?

Qual é a melhor scooter elétrica de mobilidade reduzida?

Por |2020-09-22T10:05:41-03:0022/09/2020|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|0 Comentários

Uma scooter elétrica é um veículo motorizado, com duas ou quatro rodas pequenas e de aparência semelhante a uma motocicleta, mas em que o espaço entre o assento e o guiador permite acomodar as pernas do condutor. Esse tipo de scooter é mais indicado para ajudar pessoas que tenham mobilidade reduzida.

Entendemos como mobilidade reduzida toda e qualquer pessoa que tenha um problema físico permanente ou temporário que faz com que a pessoa tenha dificuldade em se movimentar. Aqui no Brasil, a scooter elétrica é muito usada por idosos que querem reconquistar um pouco de sua independência no dia a dia.

Por que comprar uma scooter elétrica?

Como citamos anteriormente, uma scooter elétrica pode ser ideal para solucionar os problemas de idosos que tenham dificuldades em se locomover sozinhos. Reintegrar essas pessoas na sociedade é muito importante para que elas se sintam mais confiantes, independentes e felizes.

Mas, antes de comprar uma scooter elétrica, é preciso saber que a melhor scooter vai depender com as necessidades do usuário. Pensando nisso, hoje vamos falar de três modelos de scooter elétrica da Ottobock e quais são suas indicações de uso, assim como a ficha técnica de cada uma delas. Vamos lá!

Scott S 

A Scott S é uma scooter elétrica para deslocamentos curtos. Esse modelo tem autonomia de 9 km e é ideal para ambientes com terrenos planos. Ela é para a pessoa que quer comprar alguma coisa no supermercado ou fazer um passeio no shopping.

Como ela é indicada para esses ambientes onde há um grande volume de pessoas, ela tem uma velocidade máxima de 8 km por hora. É uma velocidade baixa, porém o necessário para fazer uma locomoção satisfatória e segura.

Mas como ir até o mercado com essa velocidade e essa autonomia? Pois bem, a Scott S pode ser desmontada de forma prática e pesa um total de 43 kg, o ideal nesses casos é desmontá-la e colocá-la num carro, para só quando estiver no local, montá-la para o uso.

Ficha técnica

A Scott S suporta até 136 kg, possui um cesto dianteiro para colocar pertences, ângulo da coluna de direção ajustável e largura do assento e apoio de braço regulável. Outras características incluem:

  • o banco giratório, favorecendo o usuário na hora de entrar e sair da scooter; e
  • roda maciça feita com uma borracha macia, porém resistente, que absorve muito bem os impactos.

Scott X

A Scott X é uma scooter elétrica para um deslocamento maior. Ela tem uma autonomia de 42,5 km e é ideal para ambientes externos. Com essa scooter, o usuário pode fazer o percurso de casa até o supermercado, por exemplo, sem problema algum.

Essa scooter pode atingir até 12 km por hora e essa velocidade é aumentada de forma gradativa, promovendo uma maior segurança ao usuário. E falando em segurança, essa scooter também conta com um encosto para a cabeça e cinto de segurança.

Como a Scott X é feita para um deslocamento externo, ela possui farol e pisca alerta, assim como amortecedor dianteiro e traseiro. Essa scooter tem uma distância maior do solo impedindo que o fundo dela arraste em possíveis obstáculos.

Ficha técnica

Assim como a Scott S, a Scott X suporta até 136 kg, possui um cesto dianteiro, banco giratório, apoio de braço e largura do assento regulável. Como diferencial, podemos destacar:

  • a profundidade do assento, permitindo ajuste do banco para frente ou para trás; e
  • o ângulo da coluna de direção tem um ajuste mais prático.

Scott XL 

A Scott XL é uma scooter elétrica mais robusta. Ela tem uma autonomia de 35 km e é ideal para terrenos regulares e longa distância. Seu diferencial está na altura e pneu, que são maiores, além de suportar um peso maior que as anteriores.

Essa scooter tem velocidade máxima de 15 km por hora e por isso também conta com cinto de segurança, farol e pisca alerta. Como o peso dessa scooter é de 143 kg, ela não é ideal para ser transportada.

A Scott XL ainda possui um amortecedor dianteiro e traseiro em forma de V que impede o balanço lateral da scooter ao passar por obstáculos na rua, promovendo um maior conforto para o usuário.

Ficha técnica

O que a Scott XL tem em comum com a Scott X é o encosto para a cabeça, a profundidade do assento e ângulo da coluna de direção ajustável, banco giratório, apoio de braço e largura do assento regulável. Como diferencial, temos:

  • a tolerância de peso até 181 kg; e
  • o encosto do assento reclinável.

 Scott S, Scott ou Scott XL: qual é a melhor scooter elétrica?

Antes de tudo é preciso levar em conta o objetivo pelo qual a scooter está sendo comprada. Talvez não haja necessidade de gastar um valor muito alto na que parece ser top de linha, por exemplo, se a necessidade do usuário for suprida com uma scooter mais em conta.

Se a intenção é ter uma scooter que vai poder transportar para diversos lugares e terá apenas uso em ambiente interno, a melhor opção é a Scott S. Ela é mais leve e tem a velocidade ideal para o deslocamento nesses ambientes.

A Scott X é um pouco mais pesada e talvez não seja uma boa opção para ser transportada, mas se o objetivo maior é o uso externo, com certeza essa é a melhor opção. Ela tem uma autonomia melhor que a Scott S e é um pouco mais rápida também.

Agora a Scott XL sem dúvidas é a que mais promove conforto ao usuário, mas é muito mais difícil de transportá-la e muito maior que as outras, talvez impedindo a entrada em lugares com portas estreitas, por exemplo.

Tudo isso são tópicos que devem ser considerados antes de adquirir sua scooter elétrica. Em caso de dúvidas, você pode procurar um representante ou vendedor que irá te ajudar a fazer a escolha certa.

Se você já está decidido sobre a melhor scooter elétrica para você, é possível encontrar esses produtos nas lojas Maconequi. Lá você encontra os melhores preços e as entregas são feitas em todo Brasil.

Deixar Um Comentário