Início>Profissionais da Saúde>Equipamentos>Scalps: quais são seus tamanhos, cores e indicações

Scalps: quais são seus tamanhos, cores e indicações

Por |2020-03-26T16:09:39-03:0029/03/2020|Equipamentos, Profissionais da Saúde|0 Comentários

Assim como as agulhas e seringas, o scalp também é um equipamento muito utilizado no dia a dia de quem trabalha com enfermagem. Hoje nós vamos falar sobre os calibres de cada scalp, suas indicações e a diferença entre ele e o cateter periférico, que tem funções bem parecidas.

O scalp, popularmente conhecido como borboleta, é um dispositivo agulhado que é usado para fazer infusões intravenosas. Ele é indicado para procedimentos de curta duração, pois a agulha fica dentro da veia do paciente, podendo causar lesões em caso de movimentação.

É também muito comum ver o uso do scalp em coletas de sangue, principalmente em pacientes de veia fina. As asas desse dispositivo são flexíveis e móveis, reduzindo o risco de acidentes com o perfurocortante durante os procedimentos.                               

Componentes e tamanhos do scalp

O scalp é composto por uma agulha, que é acoplada nas asas de empunhadura. Essas asas são conectadas em um protetor seguido de um tubo extensor. Este, por sua vez, é conectado a um adaptador luer com uma tampa onde se acopla o bico da seringa ou equipo.

componentes do scalpO scalp pode ser encontrado em diversos tamanhos. Podemos diferenciá-los de acordo com as cores que indicam seu calibre e tamanho.

  • Bege: Calibre 19
  • Verde: Calibre 21
  • Azul: Calibre 23
  • Laranja: Calibre 25
  • Cinza: Calibre 27

Para que é indicado cada calibre do scalp?

O scalp tem uma agulha de parede fina e muito afiada, própria para veias finas e inserção em peles resistentes. Como essa agulha não é flexível, ela requer um cuidado do profissional para não lesionar o membro puncionado e nem estourar a veia que foi feita a punção.

Os calibres do scalp são sempre ímpares e vão do número 19 a 27, lembrando que quanto menor o número, maior é o calibre.

  • Bege (19G): indicado para veias de grande calibre (adolescente, adulto e idoso), para infusões de medicamentos em grande dosagem e coleta de sangue.
  • Verde (21G) e Azul (23G):  indicados para veias de médio calibre (adolescente, adulto e idoso), infusões de medicamentos em grandes e médias dosagens e coleta de sangue.
  • Laranja (25G) e Cinza (27G): indicados para veias de pequeno calibre (crianças ou neonatos) e infusões de medicamentos em baixa dosagem.

Como citamos anteriormente, o uso do scalp só é indicado para procedimentos curtos, com duração de menos de 24 horas. Para pacientes que necessitam ficar com o acesso por um período maior de tempo, é usado outro dispositivo: o cateter venoso.

Diferenças entre scalp e cateter venoso

Os dois dispositivos têm a mesma função, a única diferença está no período de uso. O scalp, quando usado por um tempo além do indicado, pode causar edema local, incômodo, vazamento de sangue, formação de coágulos, entre outros problemas.

O cateter venoso foi desenvolvido justamente para acabar com essas situações desagradáveis e perigosas. Com ele, o paciente pode ter mais conforto e segurança, dando maior mobilidade com o menor risco de perda do acesso e, assim, diminuindo os riscos de contaminação.

O cateter é usado para fazer acesso venoso e esse procedimento pode ser de dois tipos: periférico e central. O acesso venoso periférico é a inserção de cateter em alguns membros, como os braços, pernas e mãos.

Já o acesso venoso central é mais indicado para uso em pacientes que precisam de medicação ou soro em grande quantidade e para infusão de algumas medicações específicas, como quimioterapia e dieta parenteral.

Onde comprar scalps e outros materiais de consumo?

Se você é um profissional da área ou acabou de se tornar um, você pode encontrar scalps, assim como cateteres e outros materiais de consumo, em lojas especializadas como a loja Maconequi. Lá você encontra tudo o que precisa para o seu dia a dia no ramo da enfermagem.

Deixar Um Comentário