O enfermeiro é um profissional que está totalmente expostos à riscos de contaminação. Sendo assim, o uso de equipamentos individuais de segurança é indispensável para proteger o profissional. No caso do sapato de enfermagem, eles devem ser adequados para tal uso pois eles evitam também o cansaço excessivo das pernas e dos pés.

O sapato de enfermagem adequado é aquele que atende às exigências legais da Norma Regulamentadora Nº 32. Sendo assim, é preciso que seja fechado, ou seja, o calcanhar, peito e laterais do pé devem ficar cobertos e protegidos contra possíveis agentes contaminantes do ambiente e objetos que podem causar acidentes. Os principais riscos são:

  • biológicos;
  • físicos;
  • químicos;
  • ergonômico; e
  • radiações.

Outra especificidade de acordo com a NR-32 diz respeito à alta resistência à proliferação de fungos, bactérias e vestígios de qualquer tipo de infecção do ambiente hospitalar. A presença de fluidos corporais nas mais variadas situações também podem contaminar os profissionais na rotina de trabalho.

Os sapatos de enfermagem devem ser fornecidos pelo empregador, sem ônus para o empregador. Além, é claro, dos itens descartáveis, que devem estar à disposição dos funcionários em quantidade suficiente para execução das tarefas. O sapato de enfermagem, bem como do médico, devem ser muito confortáveis para garantir que os profissionais não tenham problemas ergonômicos.

É muito importante também que o empregador fixe em local visível os possíveis riscos do ambiente. Bem como a relação das providências e procedimentos adotados para evitar os possíveis acidentes. Além disso, todos os funcionários devem passar pelo processo de capacitação no ambiente de trabalho.

Sapato de enfermagem: como conseguir um item seguro e belo

Embora de uso indispensável, o sapato de enfermagem apresenta uma característica que incomoda bastante. Ele é seguro, mas nem sempre é bonito. O que causa bastante preocupação, especialmente às mulheres. Por isso, além de ter um sapato de enfermagem seguro, é preciso que ele seja confortável e belo, pois se trata de um item para composição do uniforme.

Outro aspecto importante que deve ser observado é o quesito segurança, essa é uma forma de evitar acidentes no ambiente de trabalho.
Na hora de escolher o seu sapato de enfermagem, é importante saber qual será o seu setor de trabalho. Isso porque os calçados usados em áreas fechadas como os blocos cirúrgicos, não devem jamais ser usados em áreas externas.

Como citamos anteriormente, é obrigação do empregador o fornecimento do sapato de enfermagem e todos os outros itens de segurança para os profissionais de saúde. É importante entender que esse sapato é um item que deve compor o uniforme do profissional junto aos demais itens de segurança como:

  • máscaras cirúrgicas;
  • luvas descartáveis;
  • toucas descartáveis;
  • óculos;
  • jaleco; e
  • botas.

Importância do uso do sapato de enfermagem

Se você é profissional de saúde, faça valer seus direitos por meio da disponibilização dos itens de segurança. Se você é empregador, invista na segurança de seus colaboradores e da sociedade em geral. O sapato de enfermagem é um item de grande necessidade e indispensável para o exercício da função em segurança.

Profissionais e pacientes devem trabalhar no ambiente limpo e protegido para que todos possam gozar de boa saúde. Os ambientes hospitalares são naturalmente um espaço rico em variados agentes contaminante, além de riscos de acidentes. O uso de sapatos adequados vai reduzir esses riscos seja pela presença de itens perfuro cortantes ou por contaminação.

Sendo assim, seja um colaborador responsável, exija os itens de segurança e faça uso deles da forma correta. Lembre-se que essa é uma forma de garantir a sua integridade física, de seus colegas de trabalho e de seus pacientes. Se você busca por produtos de qualidade, não deixe de visitar a loja Maconequi, lá você encontra os melhores sapatos de enfermagem e outros itens de segurança.