Rinoplastia: quem pode fazer ou não essa cirurgia

| |

Essa é uma cirurgia bastante procurada, a rinoplastia, quem pode fazer são pessoas com idade acima de 15 anos e que não tem problemas do coração, hipertensão ou estejam em tratamento de doenças ou infecções.

A questão da idade é uma é uma exigência que não deve ser menosprezada, pois apenas nessa o desenvolvimento nasal estará completo.

Seja para fins estéticos ou mesmo para correção de algum problema causado por fratura ou mesmo alguma deformidade de nascença, é indispensável que o procedimento seja realizado por um profissional devidamente habilitado.

É importante frisar que nem todos os cirurgiões estão aptos para realizar a rinoplastia, quem pode fazer são os otorrinolaringologistas, especializados em rinologia. Além disso, a experiência comprovada e os resultados conquistados precisam ser apresentados para que o paciente tenha total confiança.

Quer conhecer mais sobre esse procedimento e quais pessoas podem ou não fazê-lo? Continue a leitura desse post com bastante atenção.

Rinoplastia: quem pode fazer

A primeira regra que precisa ser respeitada quando o assunto é a rinoplastia, quem podem fazer está relacionada à questão da idade. Procedimentos realizados antes dos 15 anos, salvo em situação extremas, como em caso de acidentes graves e que precise ser feita a correção imediata, podem comprometer o resultado.

Há dois tipos de rinoplastia, a estética e a funcional.

Cirurgia estética

A estética é quando há alguma deformidade no nariz. Veja abaixo quais são elas:

  • Nariz torto;
  • Ponta do nariz com tamanho desproporcional;
  • Meio do nariz elevado ou dorso alto;
  • Nariz muito pequeno;
  • Desvio acentuado da cartilagem do nariz; e
  • Nariz grande.

Cirurgia funcional

A cirurgia funcional é indicada para situações em que o problema interfere diretamente na qualidade de vida do paciente. Os problemas mais comuns são:

  • Desvio de septo nasal causando dificuldade na respiração;
  • Push dool: casos em que o nariz é grande, mas a bossa é pequena; e
  • Lateral push: quando o nariz possui algum desvio nítido em sua formação.

Após a avaliação médica e comprovação por meio de exames, o profissional vai dizer que tipo de rinoplastia é a mais indicada.

Onde posso fazer a rinoplastia?

Esse é o procedimento que pode ser encontrado no Sistema Único de Saúde para indicações de cirurgia funcional. Para isso, é preciso se consultar com um médico no Posto de Saúde e seguir as orientações para resolver as questões burocráticas.

Há ainda a possibilidade de recorrer ao sistema privado para fazer a rinoplastia, quem pode fazer particular ou pelo plano de saúde poderá conseguir a realização do procedimento muito mais rápido e com menos burocracia.

Em ambas as situações, o acompanhamento do profissional especializado é de vital importância para que todo o procedimento possa ser realizado com total segurança.

Para rinoplastias funcionais não é necessário que o paciente seja hospitalizado, no entanto, é preciso que o procedimento seja realizado dentro do ambiente hospitalar.

Quanto tempo demora o procedimento e cuidados pós cirúrgicos

Em caso de cirurgia estética, o procedimento pode durar até duas horas e o paciente vai embora no mesmo dia. Enquanto que a cirurgia funcional exige a permanência do paciente por no mínimo 12h podendo se estender por 24 horas.

A recuperação é simples, mas depende do comprometimento do paciente. É indicado fazer repouso nos primeiros dias, beber líquidos e comer comida pastosa em temperatura ambiente.

Se houver presença de dor, é importante, usar os medicamentos indicados pelo cirurgião responsável pelo procedimento.

Após 7 dias, o paciente terá condições de voltar às suas atividades normais. Exercícios físicos podem ser feitos após 3 meses.

Rinosplatia: quem não pode fazer.

Embora seja um procedimento simples, ele tem suas complexidades, por isso deve ser levado à sério, por isso algumas pessoas não podem passar por ele. Isso inclui, os menores de 15 anos de idade.  Além disso, cardiopatas e hipertensos não podem fazer a rinoplastia.

Mulheres que estejam amamentando ou pessoas em fase de recuperação de doenças causadas por alguma neoplasia ou doenças infecciosas devem esperar a conclusão do tratamento para então fazer o procedimento.

Pessoas com problemas sérios de quelóide também precisam de uma atenção especial. Embora a cicatriz da rinoplastia seja bem fina, o médico não consegue garantir resultados perfeitos nessa situação.

Conclusão

Seja para melhorar a aparência ou para corrigir problemas de disfunção no nariz, esse é um procedimento tranquilo a ser feito. É importante, escolher um bom profissional de saúde, que seja especializado e que tenha experiência comprovada.

Cada dia mais popular e eficaz no tratamento de problemas estéticos e funcionais, mas infelizmente ainda de difícil acesso para todos. Realizar esse procedimento pode custar entre R$ 2.000,00 e R$ 3.000,00 reais.

No entanto, em casos de correção funcional, o paciente pode recorrer ao SUS para pedir a realização da cirurgia.

A recomendação para a cirurgia de rinoplastia, quem pode fazer particular deve aproveitar a oportunidade e ter mais qualidade de vida, seja para fins estéticos ou correção de uma alguma deformidade.

Quer aprender mais sobre assuntos como esse? Então continue acompanhando o nosso blog!

Anterior

Quais são as complicações da fibromialgia?

Saiba quais são os alimentos que causam apendicite

Próximo

Deixe um comentário