Início>Cuidados com a saúde>Qualidade de Vida>Quanto tempo tem que ficar de repouso depois da cirurgia bariátrica?

Quanto tempo tem que ficar de repouso depois da cirurgia bariátrica?

Por |2020-02-26T13:49:10-03:0001/10/2019|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|6 Comentários

Você sabe quanto tempo tem que ficar de repouso depois da cirurgia bariátrica? Se você não sabe, está lendo o artigo certo. Muitas pessoas fazem esse tipo de cirurgia para perder peso, uma vez que estão com obesidade mórbida.

Porém, após a cirurgia, certamente muitas dúvidas irão surgir. E uma delas é a quantidade de tempo que precisa ficar de repouso depois de fazer a cirurgia de redução de estômago.

Abaixo você vai conferir a resposta para esta pergunta além de outras informações relevantes para quem fez a cirurgia bariátrica. Prossiga acompanhando o artigo para saber mais e boa leitura!

Quanto tempo tem que ficar de repouso depois da cirurgia bariátrica?

A recuperação de quem realiza uma cirurgia bariátrica pode demorar de 6 meses a 1 ano. O paciente pode chegar a perder de 10 a 40% do peso inicial durante essa recuperação. Porém, essa perda de peso é mais rápida no início da recuperação.

Logo no primeiro mês de recuperação, o paciente já poderá sair do repouso, começando a praticar exercícios físicos leves. Respondida sua dúvida de quanto tempo tem que ficar de repouso depois da cirurgia bariátrica, certo?

Vale ressaltar que é normal que o paciente sinta náuseas, vômitos e diarreia frequentemente. Especialmente após as refeições.

Para evitar que esses sintomas apareçam, é fundamental que o paciente tenha uma atenção redobrada com sua alimentação e com a prática de exercícios físicos. Além disso, o paciente também pode fazer exercícios respiratórios.

Veja aqui produtos fundamentais para exercícios respiratórios.

Esses, por sua vez, são indicados para que sejam realizados logo nos primeiros dias após a cirurgia. Eles servirão para que o paciente não tenha complicações na respiração.

Dieta após a cirurgia bariátrica

Agora que você já sabe quanto tempo tem que ficar de repouso depois da cirurgia bariátrica, podemos falar sobre a dieta depois da cirurgia. Como já deve ter ficado claro, não adianta apenas fazer a cirurgia e pronto.

Vários cuidados são necessários para que você consiga perder peso de forma saudável, sem ter complicações e sem voltar a engordar. E um desses cuidados diz respeito a dieta após a cirurgia de redução de estômago.

Depois da cirurgia, o paciente deve ser alimentado por soro na veia. Somente dois dias depois ele poderá beber chás e água. A ingestão desses líquidos deverá ser realizada de 20 em 20 minutos em quantidades pequenas.

Afinal, o estômago do paciente está bem sensível. Após cinco dias da cirurgia, o paciente já estará bem adaptado com a ingestão de líquidos. Dessa forma, pode ser inserida uma alimentação pastosa, como creme e pudim.

Somente depois de um mês da cirurgia que o paciente poderá voltar a comer alimentos sólidos, de acordo com a indicação do nutricionista. Além disso, o médico também poderá indicar o uso de alguma vitamina, pois a cirurgia pode causar a perda delas.

E as atividades físicas após a cirurgia bariátrica?

Depois que você entendeu quanto tempo tem que ficar de repouso depois da cirurgia bariátrica e como funciona a dieta, podemos falar sobre as atividades físicas.

Depois da cirurgia, após uma semana, as atividades físicas devem ser iniciadas. Mas o paciente precisa realizá-las de forma lenta e sem fazer muito esforço. Essa técnica fará com que ele consiga perder peso mais rapidamente.

O paciente pode começar com leves caminhadas ou subindo escadas. Isso vai contribuir para que o intestino do paciente funcione corretamente. Além disso, o paciente também deve evitar pegar peso e realizar abdominais no primeiro mês de cirurgia.

Após duas semanas da cirurgia bariátrica, o paciente pode voltar a trabalhar e pode voltar a fazer suas atividades diárias, como cozinhar e dirigir.

Espero que você tenha entendido quanto tempo tem que ficar de repouso depois da cirurgia bariátrica.

Se quiser saber como fazer a cirurgia bariátrica pelo plano de saúde, clique no link.

Compartilhe este artigo com outras pessoas para que elas também tenham conhecimento sobre o assunto. Até mais!

6 Comments

  1. Hugo 22/01/2020 em 03:04- Responder

    Subir escadas depois de uma semana???? Gente tá doidoo. Não sigam esse post. Subir escadas é só depois de um mês no mínimo e com a permissão de seu médico. Procure saber com o seu cirurgião e não em posts.

  2. Talita 15/06/2020 em 09:49- Responder

    Acho melhor seguir o que o médico fala, porque esses posts cada um diz uma coisa e é completamente diferente do q o meu médico falou. Escadas principalmente 😅

    • Maconequi 15/06/2020 em 11:45- Responder

      Olá, Talita! Tudo bem?
      Realmente é sempre melhor seguir o que o médico fala. Nossos posts tem a intenção de orientar de uma forma geral, mas cada caso é um caso e cada pessoa tem um organismo diferente.
      Você trouxe um ótimo ponto aos comentários!
      Abraços!

  3. Gisela de Souza 20/06/2020 em 16:08- Responder

    O tipo de atividade física, a intensidade e o momento na qual ela é indicada depende de vários fatores. Eu realizei a cirurgia em um grau de obesidade mínimo para a realização da cirurgia, sou muito ativa e não tenho nenhum tipo de problema de saúde, fiquei internada por 24 horas e subi escada no dia da alta, quase não tive dores e estou na dieta pastosa dez dias após o procedimento. Coisas que a minha irmã que também realizou a cirurgia não conseguiu.
    Cada pessoa tem a sua forma e um tempo de se recuperar, o melhor é cada um aprender o seu limite e fazer o que se sinta bem.

    • Maconequi 23/06/2020 em 09:51- Responder

      Olá, Gisela! Tudo bem?
      Muito legal o seu depoimento! O principal e mais importante também é seguir as orientações do médico, né? Ele vai conhecer os limites de cada paciente e orientar da melhor forma.
      Abraços!

Deixar Um Comentário