Início>Cuidados com a saúde, Meia de Compressão, Prevenção>Reduzir as celulites: descubra o que é e confira 5 dicas ótimas

Reduzir as celulites: descubra o que é e confira 5 dicas ótimas

Embora não seja um quadro médico grave, as temidas celulites causam infelicidade e baixa autoestima em inúmeras pessoas. Seu aparecimento, no entanto, é extremamente normal, principalmente em mulheres. Na maioria das vezes elas são apenas reflexo de alguns hábitos do dia a dia. Felizmente, há como praticar ações que visam reduzir as celulites, proporcionando saúde e uma aparência melhor para o corpo. Confira, neste post, o que são as celulites e quais são as suas principais causas.

Saiba também como preveni-las com 5 dicas pra lá de especiais que separamos para você. Boa leitura!

O que é a celulite

Chamada de lipodistrofia ginóide pela comunidade médica, a celulite é a inflamação seguida de degeneração das células do tecido subcutâneo. Essa é a parte debaixo da pele, onde a gordura é depositada.

Seu desenvolvimento ocorre por conta do acúmulo de água, toxinas e gordura em excesso, deixando a pele com o aspecto de “casca de laranja”: com covas, saliências, nódulos e protuberâncias.

Quais suas principais causas

Atualmente, sabe-se que as mulheres possuem maior tendência a ter celulite por conta da produção de estrogênio — hormônio intrínseco das funções reprodutivas. Ele estimula o depósito de gordura sob a pele e isso pode representar uma das principais causas para o aparecimento da celulite.

Como a celulite desenvolve-se pelo acúmulo de água e de toxinas, constatou-se que a má circulação também é uma causa determinante para o aparecimento dela. Quando o sangue não flui bem, a drenagem de substâncias nocivas é prejudicada.

Fatores genéticos e obesidade também caracterizam possíveis causas da celulite. Além disso, para evitar o aparecimento delas, é bom evitar alguns hábitos cotidianos, como sedentarismo, fumo, consumo excessivo de açúcar ou sal e alcoolismo.

5 dicas ótimas para reduzir as celulites

Veja, a seguir, as nossas 5 dicas para diminuição da celulite!

1. Beba bastante líquido

Uma forma de melhorar a circulação e, assim, eliminar a quantidade excessiva de toxinas sob a pele é por meio do consumo de muito líquido ao longo do dia.

Para tanto, aposte não só na água, que é essencial, mas também em sucos e chás com propriedades antioxidantes. Nesse sentido, você pode experimentar chá de hibisco, verde e de carqueja. Entre os sucos, prefira frutas como melão, acerola, laranja e abacaxi.

2. Consuma alimentos saudáveis

Alguns alimentos possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Por isso, elas são cruciais para a eliminação de toxinas e evitam o depósito de gordura.

Entre eles, podemos citar os vegetais de cor escura (como rúcula e agrião), maçã, hortaliças e alimentos ricos em fibras, que favorecem o bom funcionamento do intestino e impedem a obstrução linfática.

3. Aposte na automassagem

A automassagem pode ser uma boa alternativa para quem tem celulite. Ela ativa a circulação sanguínea, promove a eliminação de toxinas e aumenta o fluxo de nutrientes essenciais. (Conheça aqui alguns tipos de massageadores)

Durante o banho, com a água quente, faça movimentos ascendentes dos pés em direção às virilhas e das mãos em direção ao tronco. Movimentos circulares também são recomendados. Além disso, a drenagem linfática é excelente para diminuir a retenção de líquidos.

4. Pratique atividades físicas

Fazer exercícios físicos é primordial para quem deseja reduzir a celulite. Além de ajudar na eliminação da gordura localizada, favorece a circulação em todo o corpo.

As atividades escolhidas devem considerar as suas preferências, mas precisam exigir movimentação e gasto de energia. Recomendamos caminhada, bicicleta, natação, pilates e musculação.

5. Use meias de compressão

Uma dica infalível para quem possui celulite é o uso de meias de compressão. Elas fazem com que o sangue das pernas volte ao coração, evitando a formação de varizes, o depósito de gordura e, consequentemente, previnem as celulites.

Essas peças podem ser usadas por qualquer pessoa, incluindo gestantes, profissionais que ficam muito de pé e obesos. É recomendado deixar os pés secos antes de colocá-las e ficar de olho no prazo de validade.

A celulite é um problema bem comum na vida das pessoas e que costuma incomodar bastante esteticamente. Contudo, a diminuição dela é algo possível de se conquistar ao tratar-se e prevenir-se da maneira correta.

Gostou do nosso texto sobre a redução de celulite? Então, comece a colocar as dicas em prática e não deixe de conferir as nossas incríveis meias de compressão anticelulite!

 

8 Comments

  1. Sabrina Oliver 02/10/2019 em 16:02- Responder

    Sofro com estrias e celulite e tenho muita vergonha do meu corpo principalmente na praia…É muito constrangedor ver as pessoas olhando. Sempre estou em buscas de soluções e esse artigo me ajudou muito com as dicas. Obrigada!

    • Maconequi 13/11/2019 em 13:32- Responder

      Olá, Sabrina! Desculpe a demora para respondê-la.
      Estrias e celulites não são motivos para sentir vergonha! É um quadro normal, principalmente nas mulheres, mas se é algo que te incomoda, que bom que nosso artigo ajudou!
      Abraços!

  2. Cíntia Costa 04/10/2019 em 12:19- Responder

    Amei seu artigo,vou voltar mais vezes aqui pra poder aprender mais coisas!rs Parabéns! 😀

    • Maconequi 13/11/2019 em 13:33- Responder

      Olá, Cíntia! Desculpe a demora para respondê-la.
      Que bom que gostou do nosso artigo! Espero ter ajudado!
      Volte sempre!
      Abraços!

  3. Sônia Pertela 09/11/2019 em 12:03- Responder

    Amei seu artigo,vou voltar mais vezes aqui pra poder aprender mais coisas!rs Parabéns! 😀

  4. Mundo Feminino 06/12/2019 em 09:25- Responder

    Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂

  5. Geovani silva 18/12/2019 em 22:09- Responder

    Agora irei mostar a minha esposa como pode acabar com a celulite pois ele morre de vergonha!

    Muito obrigado pela informação!

    • Maconequi 19/12/2019 em 09:06- Responder

      Oi, Geovani!
      Que bom que gostou do post!
      Abraços!

Deixar Um Comentário