Queda de cabelo: descubra as principais causas e como evitar

| |

Com a chegada dos dias mais frios, é normal que exista uma maior queda de cabelo. No entanto, quando a queda persiste é bom investigar a causa, já que ela pode ser sinal de que algo não vai bem no organismo.

E para descobrir quais são as principais causas da queda de cabelo e como evitá-las, não deixe de conferir este post. Boa leitura!

Principais causas da queda de cabelo 

1. Excesso de estresse

O excesso de estresse é uma das principais causas da queda de cabelo. Pode também não ser a causa principal, mas pode piorar a perda de cabelos que já exista por outro motivo. 

Como evitar:

Tente reduzir a carga de estresse, participando de atividades de lazer, cuidando da alimentação e da qualidade do sono.  

2. Hipotireoidismo

O hipotireoidismo acontece quando a tireoide não está funcionando corretamente e, por isso, não produz corretamente determinados hormônios que são fundamentais para o  crescimento dos fios de cabelo.

Como evitar:

Se existe a suspeita de problemas na tireoide deve-se consultar um endocrinologista e iniciar o tratamento adequado.

3. Gravidez

A queda de cabelo costuma acontecer em mulheres durante a gestação e também no pós-parto devido às alterações hormonais que acontecem no organismo, mas também pelo estresse do parto. 

Como evitar:

Evite ficar estressada e caso a queda persista por mais de 3 meses após o parto, converse com seu médico. 

4. Alterações hormonais

Assim como durante ou após a gravidez, as alterações hormonais podem causar queda de cabelo, em diversos momentos da vida, como na adolescência e até mesmo quando se faz uso de um novo método anticoncepcional hormonal.

Como evitar:

No caso de intensa queda de cabelo, consulte um dermatologista ou um ginecologista para avaliar a possibilidade de troca do método anticoncepcional. 

5. Uso de certos medicamentos 

Alguns medicamentos, como os antidepressivos, os anticoagulantes ou os remédios para pressão alta podem contribuir para a queda de cabelo, especialmente no começo do tratamento ou quando se faz uso prolongado.

Como evitar:

No caso de suspeitas de que a queda de cabelo está sendo causada por algum remédio, deve-se informar o médico que o receitou para avaliar a possibilidade de troca do medicamento. 

6. Excesso de vitamina A ou B

O excesso de vitamina A ou do complexo B no organismo também pode contribuir para a queda de cabelo. Isso ocorre com frequência em pessoas que estão tomando suplementos dessas vitaminas por muito tempo. 

Como evitar:

Não tome suplementos vitamínicos sem orientação de um médico ou nutricionista. 

7. Anemia

Além de cansaço excessivo e palidez, a anemia também pode causar queda de cabelo, já que os fios recebem menos sangue, nutrientes e oxigênio, tornando-se mais fracos e quebradiços. 

Como evitar:

Na maior parte dos casos, a anemia surge por falta de ferro e, por isso, a primeira forma de tratamento consiste no uso de suplementos de ferro, bem como o aumento da ingestão de alimentos com ferro, como carne vermelha, mexilhão, salsa ou feijão branco.

Pegou todas as dicas?

Essas são as principais causas de queda de cabelo, bem como as formas de evitá-las. Mas lembre-se, é fundamental procurar ajuda médica para o tratamento adequado do problema. Não se engane com tratamentos ou produtos que prometem acabar com a queda de cabelos do dia para a noite.

E para mais dicas de saúde e bem-estar, continue acompanhando o blog da Maconequi. Temos sempre novos e ótimos conteúdos para você e sua família. 

 

Anterior

Tendinite é considerada uma doença do trabalho? Descubra agora!

Você sabe quantos litros de água devemos beber por dia?

Próximo

Deixe um comentário