A pressão arterial é a pressão que o sangue faz dentro dos vasos sanguíneos cuja força vem dos batimentos cardíacos. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão arterial é considerada alta entre os adultos quando está acima de 13 por 9. Antes, a pressão alta só era considerada quando os valores estavam acima de 14 por 9.
A intenção ao modificar esses dados é conseguir detectar o problema mais cedo e, assim, ter uma chance maior de controlar a doença. Confira os dados de acordo com a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial:
- normal: sistólica entre 105 e 120 mmHg e diastólica entre 60 e 80 mmHg;
- pré-hipertensão (limítrofe): sistólica entre 121 e 139 mmHg e diastólica menor entre 81 e 89 mmHg;
- hipertensão, estágio I (Leve): sistólica entre 140 e 159 mmHg ou diastólica entre 90 e 99;
- hipertensão, estágio II (Moderada): sistólica entre 160 e 179 mmHg ou diastólica entre 100 e 109 mmHg; e
- hipertensão, estágio III (Grave): sistólica maior que 180 mmHg e/ou diastólica maior que 110 mmHg.
Pressão arterial em grávidas e crianças
A pressão arterial em grávidas segue os mesmos critérios dos adultos em geral, porém, há diferença em relação aos tipos de hipertensão. Elas podem ser:
- hipertensão crônica: quando a mulher já tinha pressão alta antes de ficar grávida e continua tendo durante e depois da gestação;
- hipertensão gestacional: quando a pressão alta aparece apenas depois da 20ª semana de gravidez em mulheres que nunca tiveram pressão alta antes;
- pré-eclâmpsia: quando a pressão alta surge após a 20ª semana de gravidez, associado à perda de proteínas na urina (proteinúria). Lembrando que a pré-eclâmpsia se cura após o parto; e
- pré-eclâmpsia superposta à hipertensão crônica: quando a pré-eclâmpsia ocorre em mulheres que já eram hipertensas antes da gravidez.
Já em crianças, essa medição é mais complexa. Para saber se a pressão arterial está normal, é preciso saber o percentil de altura da criança.
Saiba mais: Valores de referência para crianças, adultos e idosos
Vou explicar como isso funciona: cada criança tem o seu ritmo de crescimento, por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibiliza uma tabela que relaciona a altura e a idade, que variam de acordo com o sexo da criança, a partir de amostras populacionais. Se uma menina tem o percentil de altura 25, quer dizer que 25% das meninas daquela idade tem aquela altura. Todos esses dados influenciam na hora de definir como está a pressão arterial, então o ideal é fazer a medição e consultar essa tabela.
Como é feita a medição da pressão?
A pressão arterial é medida em milímetros (mm) ou centímetros (cm) de mercúrio (Hg), por meio de aparelhos como o esfigmomanômetro (ou tensiômetro). O que esse aparelho faz é medir a pressão que o sangue exerce durante o bombeamento do coração.. O número maior que aparece na tela do medidor de pressão é chamado de sistólico, ele se refere à força do bombeamento do coração, e o número menor que aparece é chamado de diastólico, que se refere à pressão dos vasos sanguíneos.
Como citamos no começo desse artigo, os valores de referência indicam que a pressão é considerada normal quando ela está entre 105 por 60 e 120 por 80. Porém, existem alguns cuidados que devem ser tomados para fazer uma aferição precisa e também algumas variações dependendo do paciente. Por exemplo, as recomendações para antes da aferição são:
- não fumar nem consumir bebidas alcoólicas pelo menos 30 minutos antes;
- não praticar atividade física até uma hora antes;
- procurar esvaziar a bexiga e repousar por cinco a dez minutos antes.
Cuidados ao aferir a pressão
No momento da aferição também é preciso seguir alguns passos para os valores serem precisos. O ideal é sentar-se em uma cadeira com a coluna ereta, colocar a braçadeira no braço esquerdo, sem folgas, de dois a três dedos acima da articulação do cotovelo (ou no punho, caso seu medidor de pressão seja de punho). Confira o vídeo a seguir:
O que fazer quando a pressão está alta?
Para ter um controle da pressão alta, é recomendada a prática de exercícios físicos e, claro, manter uma alimentação saudável. Os alimentos diuréticos são ricos em potássio e ajudam a regular e reduzir a pressão alta. Por isso, separamos uma lista de alimentos que você pode acrescentar na sua dieta e outros que você deve evitar para melhorar esse quadro:
Pode:
- agrião;
- beterraba;
- salsão;
- pimentão;
- tomate;
- abóbora;
- cebola;
- espinafre;
- espargo;
- vinagre;
- pimenta;
- ervas;
- alho;
- pepino;
- salsinha;
- aipo;
- alho;
- maçã;
- kiwi;
- limão;
- abacaxi;
- laranja;
- melancia;
- maracujá;
- morango;
- banana;
- melão;
- água de coco;
- leites e derivados desnatados; e
- chás de alecrim, arenária e erva doce.
Não pode:
- enlatados;
- embutidos;
- mortadela;
- presunto;
- pickles;
- azeitona;
- ervilha em conserva;
- comida pronta;
- caldo de carne;
- temperos prontos;
- refrigerantes;
- álcool;
- sucos de caixinha;
- ketchup;
- mostarda;
- molho shoyo; e
- caldo de galinha.
Você sabia que o açúcar é tão vilão quanto o sal?
Que o sal é o inimigo da pressão alta não é novidade, mas você sabia que o consumo do açúcar em excesso também é prejudicial? Não somente pelo fato de contribuir com o aumento de peso, mas também porque aumenta a concentração de ácido úrico no organismo, alterando o revestimento interno das artérias, o que causa a pressão alta.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcus Bolívar Malachias, o excesso do açúcar também cria uma resistência do organismo à insulina, um processo que causa o envelhecimento das artérias que também contribui para o quadro da doença.
A hipertensão costuma surgir de forma silenciosa e por isso é preciso estar sempre monitorando a pressão arterial. O recomendado é que uma pessoa saudável procure saber os valores de sua pressão arterial ao menos uma vez por ano. Já pessoas que já são hipertensas devem realizar o monitoramento com uma recorrência maior. Em alguns casos, as medições precisam ser semanais e, até mesmo, diárias. Nesses casos, é altamente recomendado possuir um aparelho próprio para efetuar as aferições.
Caso tenha interesse em conhecer alguns modelos, conheça a nossa loja de aparelhos de pressão. Trabalhamos com as melhores marcas e aparelhos confiáveis. Confira!
Gostei muitos das dicas voces estao de parabens preciso controla minha presao