Início>Cuidados com a saúde>Qualidade de Vida>Prótese mamária externa: o que você precisa saber

Prótese mamária externa: o que você precisa saber

Por |2020-03-03T13:55:09-03:0003/03/2020|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|0 Comentários

O câncer de mama se diagnosticado logo no início e tratado de forma adequada, tem 95% de chances de cura. No entanto, em muitos desses casos é necessária a retirada parcial ou total das mamas, o que causa um grande impacto na autoestima das mulheres. A sorte é que elas podem contar com próteses mamárias externas que melhoram e muito a saúde emocional da paciente.

Quer saber mais sobre as próteses mamárias externas? Então, confira este nosso novo artigo para entender como ela funciona e quais são os seu benefícios.

A mastectomia e seus desafios

Muitas mulheres que já passaram por mastectomia sabem a grande dificuldade que é manter sua autoestima elevada. Afinal, por mais que a cirurgia para reconstrução da mama possa ser realizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a fila de espera é longa e pode ser muito demorada.

E enquanto aguarda a cirurgia, a prótese mamária externa pode se tornar uma grande amiga das mulheres, basta encontrá-la em uma loja especializada e escolher o modelo que melhor se adapte ao formato e tamanho do seu seio.

O que é prótese mamária externa?

A prótese mamária externa é um produto que simula o formato do seio. Ela é encaixada no sutiã e assim faz a substituição total ou de parte da mama.

As próteses mamárias podem ser feitas de gel de silicone envolvidas por uma fina película e são moldadas para ter o formato natural dos seios, transmitindo segurança para as mulheres que as usam.

Quanto ao tamanho, a numeração das próteses mamárias é feita em paralelo aos tamanho dos sutiãs utilizados.

Quando são indicadas

Geralmente, a prótese mamária externa é indicada para as mulheres que passaram pela cirurgia de mastectomia, visando à retirada total ou parcial dos seios.

Seu objetivo é ajudar a paciente a recuperar a autoestima perdida com a retirada da mama, voltando assim a interagir socialmente.

Em média, é permitido começar a usar esse tipo de prótese de sete a dez dias após a cirurgia, quando os pontos e drenos já foram retirados.

Porque usar uma prótese mamária

Veja a seguir os benefícios de usar uma prótese mamária :

1. Recuperação ou manutenção da autoestima

Quando uma mulher usa uma prótese mamária externa ela volta a se sentir bonita e segura. Sua autoestima melhora e ela pode voltar ao convívio social com mais segurança e tranquilidade.

2. Ajuda a manter a postura

O uso de próteses mamárias externas não tem como único objetivo a melhora da estética e autoestima feminina.

Seu uso com um sutiã é importante também para manter a postura, já que evita a elevação do ombro do lado afetado e o encurvamento da coluna vertebral em função da diminuição do peso ocasionado pela retirada da mama.

3. Aparência natural

A prótese mamária externa não deixa seus seios com uma aparência artificial e sem graça. Pelo contrário: elas são feitas de gel de silicone, e por isso têm um aspecto muito natural. Possuem peso, mobilidade e consistência semelhantes à de uma mama natural, tornando-a uma réplica do seio que foi retirado.

Dessa forma, as pessoas que olharem para você não irão perceber que se trata de uma prótese e você poderá vestir o que quiser.

4. Conforto

Existem vários tipos de próteses e a parte externa da maioria delas é macia e podem até incluir o desenho do mamilo. A superfície é suave e você pode escolher aquela que lhe proporciona mais conforto na hora de usar.

Quando usada com o sutiã adequado ou até mesmo maiô, a segurança e tranquilidade é total, já que não será preciso ficar ajustando-a com frequência.

Como você pode perceber, a prótese mamária externa pode ajudar a melhorar a qualidade de vidas das mulheres que esperam pela cirurgia de reconstrução ou que, por um ou outro motivo não irão fazê-la. Por isso, seu uso deve ser levado em consideração e será sempre uma ótima escolha.

E se você ou alguma mulher próxima está precisando de prótese mamária, conheça nossas opções. Temos as próteses mamárias que você tanto procura.

Deixar Um Comentário