Início>Profissionais da Saúde>Equipamentos>Você sabe quais os principais instrumentais cirúrgicos?

Você sabe quais os principais instrumentais cirúrgicos?

Por |2020-05-22T10:58:02-03:0008/01/2019|Equipamentos, Profissionais da Saúde|0 Comentários

Quem atua na área da saúde sabe da importância de ter os principais instrumentais cirúrgicos não só de boa qualidade, mas os instrumentos certos para cada aplicação. Em um momento tão delicado, o equipamento deve ainda estar em boas condições de uso. Isso ajuda o profissional a garantir o bem-estar do paciente e o sucesso no procedimento.

Mas você saberia dizer quais são os instrumentos cirúrgicos mais utilizados e para que eles servem? Nesse post reunimos alguns dos principais instrumentais cirúrgicos. Se você tem curiosidade de entender sobre o assunto, continue a ler nosso post e saiba mais.

Conheça o cabo para bisturi

O bisturi provavelmente é o instrumento cirúrgico mais conhecido. Tão evidente nos filmes e séries médicas, é provável que você já o tenha visto em algum hospital ou clínica. O cabo para bisturi é um utensílio no qual a lâmina é encaixada, a fim de facilitar seu manuseio.

Esse objeto é encontrado em dois tamanhos: um menor, para lâminas pequenas, usadas em procedimentos delicados; e um maior, utilizado para as cirurgias em geral.

É fundamental que os instrumentos estejam sempre esterilizados e posicionados de maneira específica, em espera para o ato da cirurgia. Geralmente, são os enfermeiros os responsáveis por essas atividades.

Saiba mais sobre as pinças

Em regra, as pinças são utilizadas para prevenir ou interromper hemorragias, bem como deter a circulação do sangue por determinado período. Elas estão entre os principais instrumentos cirúrgicos e costumam ser chamadas de pinças hemostáticas e podem ser fabricadas em diversos tamanhos.

Seu formato é parecido com o de uma tesoura, com as pontas retas ou curvas. Podem ainda exibir frisos na parte interna, tanto total quanto parcialmente. A escolha vai depender do procedimento a ser executado.

As pinças retas costumam ser usadas em materiais cirúrgicos, como os fios aproveitados para dar pontos; as curvas costumam ser utilizadas em tecidos e vasos. As pinças trazem ainda um mecanismo de fechamento para que possam ficar estáticas em determinada posição.

Veja as tesouras, que estão entre os principais instrumentos cirúrgicos

Tesouras cirúrgicas são utensílios para cortar tecidos e podem apresentar diversos formatos. Curvas ou retas; delicadas e finas ou mais fortes. Tudo vai depender do procedimento para o qual precisará delas. Sua função é separar os tecidos por meio do contato entre suas duas lâminas. Quanto mais afiada for, menor será o trauma. Mas ainda existe a possibilidade de atuação inversa, quando ela é introduzida fechada e extraída aberta.

Sua classificação é feita de acordo com a extremidade das lâminas, que podem ser rombas ou finas, e as tesouras derivam dessas combinações. São usadas ainda as tesouras mayo pra cortar fios; e as metzenbaum, mais longas e finas, utilizadas para cavidades profundas.

Descubra a função dos afastadores

São instrumentos responsáveis por criar condições ideais de atuação cirúrgica, e não necessariamente são utilizados de maneira ativa no processo. Os afastadores são instrumentos empregados para manter tecidos separados e fornecer o acesso ao interior do organismo na hora da cirurgia.

Existem modelos mais simples, geralmente manuseados pelo assistente do cirurgião. Mas há outros mais complexos, que requerem a assistência de outros profissionais de saúde.

Bons instrumentais cirúrgicos são fundamentais para uma intervenção segura. Por mais precário que seja o local de atuação do profissional, alguns utensílios são indispensáveis, e uma falta ou erro aqui pode comprometer grandemente o sucesso da cirurgia.

A qualidade do material também é importante para a redução de danos e problemas em ocasionais momentos críticos no uso dos principais instrumentos cirúrgicos. Ele não pode lascar, quebrar ou desmontar durante o procedimento. Portanto, essa não seria a melhor área com a qual economizar.

Gostou desse post? Entre em contato com a Maconequi e tire outras dúvidas que tiver.

Deixar Um Comentário