Início>Profissionais da Saúde>Equipamentos>Você sabe mesmo para que serve o oftalmoscópio?

Você sabe mesmo para que serve o oftalmoscópio?

Por |2020-02-03T11:32:54-03:0005/02/2019|Equipamentos, Profissionais da Saúde|0 Comentários

Embora sempre presente em hospitais e consultórios médicos — sobretudo naqueles que prestam atendimento oftalmológico —, muitas pessoas ainda não sabem para que serve o oftalmoscópio.

E você, já conhece a utilidade desse aparelho utilizado para o exame de fundo de olho? É justamente sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe o artigo e tire todas as suas dúvidas de vez!

O que é e para que serve o oftalmoscópio?

Os oftalmologistas, assim como todos os especialistas da área da saúde, precisam contar com uma série de equipamentos e instrumentos médicos para avaliar a saúde do paciente. Dentre eles, está o oftalmoscópio, um de seus principais aliados. Isso porque o item é utilizado para realizar o exame de fundo do olho, também chamado de fundoscopia, quando são verificadas a retina e demais estruturas internas.

Por meio desse exame, o profissional consegue detectar alterações na região ocular associadas a determinadas doenças. Além disso, auxilia no controle do surgimento dessas alterações em pacientes diabéticos ou com pressão alta, por exemplo.

Para auxiliar nesses diagnósticos, o oftalmoscópio é composto por um cabo, onde são colocadas as baterias, e por uma cabeça — com uma lâmpada e conjunto de espelhos que direcionam a luz para o olho do paciente. É justamente essa luz refletida que mostra ao médico com clareza a região do fundo do olho.

Em quem pode ser feita a fundoscopia?

A fundoscopia é a melhor forma de analisar o estado da saúde ocular sem utilizar métodos invasivos. Justamente por isso, ela faz parte da rotina nos consultórios oftalmológicos e pode ser realizada em pessoas de qualquer idade. Até mesmo bebês (prematuros ou não) filhos de mães que sofreram infecções na gravidez devem se submeter ao exame.

Para os adultos, a fundoscopia é fundamental para a detecção precoce de doenças locais e demais enfermidades. Já na terceira idade, o exame detecta o surgimento de drusas — depósitos de cristais brancos ou amarelados — na retina, que podem levar o paciente à cegueira e à degeneração macular.

Como escolher o melhor oftalmoscópio?

Por se tratar de um aparelho de grande importância, é crucial que o oftalmoscópio tenha a melhor qualidade possível para realizar os exames com precisão e riqueza de detalhes. Além disso, a ferramenta deve ser adquirida por meio de lojas referência em distribuição de materiais médicos de qualidade.

A seguir, listamos alguns oftalmoscópios que cumprem com esse requisito. São eles:

Agora você já sabe para que serve o oftalmoscópio e entende a importância desse artigo médico — essencial tanto para o diagnóstico de diversos problemas oculares quanto para a identificação de possíveis condições como hipertensão, tumores, disfunções da tireoide, entre outras.

E então, gostou do tema deste post? A Maconequi é referência na distribuição de materiais médicos, além de artigos para esportes, ortopedia, estética, entre outros. Acesse o nosso site e confira os melhores produtos para saúde e bem-estar da sua família!

Deixar Um Comentário