Início>Cuidados com a saúde, Prevenção, Produtos para Saúde, Qualidade de Vida>Para que serve a nebulização? Descubra agora como funciona!

Para que serve a nebulização? Descubra agora como funciona!

A nebulização é um procedimento que há muito tempo era utilizado somente em enfermarias e hospitais. É caracterizado como um método versátil e de rápida eficácia ao auxiliar doentes de formas diversas. No entanto, com o passar do tempo, vários modelos de nebulizadores chegaram ao mercado, permitindo que este tratamento fosse efetuado em casa.

Mas, afinal, para que serve a nebulização, como o processo funciona, para quais situações ele é indicado? A resposta para essas e outras perguntas você confere neste post. Confira!

Afinal, para que serve a nebulização?

A nebulização é um tipo de aerossolterapia, ou oxigenioterapia, procedimento que utiliza a inalação de vapores como via medicamentosa.

Tal método é amplamente indicado no tratamento de problemas respiratórios agudos e crônicos de diversas origens, incluindo asma, bronquites, sinusites, infecções e inflamações em geral. Também é atuante na administração de medicamentos broncodilatadores e na umidificação das vias aéreas, além de fluidificar secreções.

Desde que as recomendações médicas sejam devidamente seguidas, qualquer paciente pode se tratar por meio da nebulização, como crianças, idosos e até mesmo gestantes.

Como o procedimento funciona?

A nebulização funciona por meio de um equipamento conjunto, consistindo de uma máscara, mangueira, fluxômetro, frasco nebulizador e o próprio aparelho nebulizador.

Ao ser ligado em uma rede elétrica ou a uma bateria, o nebulizador transforma um medicamento líquido um gás contendo finas partículas suspensas. Esse processo permite que a substância seja absorvida por meio da respiração do paciente de maneira adequada.

Este aparelho pode ser de dois tipos diferentes: nebulizador compressor e nebulizador ultrassônico. Veja, a seguir, como distingui-los.

Nebulizador compressor

Primeiro modelo a ser lançado no mercado, o nebulizador compressor, como o próprio nome diz, utiliza o ar comprimido para transformar a substância líquida em gás. Para tanto, há uma bomba de ar com acionamento elétrico anexada a um nebulizador.

É característico por fazer um pouco mais de barulho que o outro tipo de nebulizador e é mais eficaz na administração de broncodilatadores.

Nebulizador ultrassônico

O nebulizador ultrassônico consiste em um modelo mais atualizado, e o seu funcionamento consiste na transformação de medicamentos líquidos em gasosos por meio de oscilações de um transdutor próprio, gerando partículas em suspensão por meio de vibrações mecânicas.

Esse tipo de aparelho não é tão barulhento quanto o nebulizador de ar comprimido, é recomendado na administração de corticoides. Vale lembrar que medicamentos, como antibióticos, anti-inflamatórios e mucolíticos, por exemplo, ambos os tipos de nebulizador são igualmente eficazes.

Qual é a sua importância no tratamento de doenças?

Comparando com tratamento via oral, a nebulização é um método muito mais rápido em termos de absortividade do organismo. O vapor é um meio que consegue atingir as vias respiratórias em uma velocidade maior. Os medicamentos normais precisam primeiro passar pelo trato digestivo para depois entrar na corrente sanguínea.

Esse fator é indiscutivelmente um diferencial no tratamento de doenças que necessitam de cuidados imediatos, como bronquite e asma, além de auxiliar muito na prevenção, cura e como tratar sinusites, inflamações, infecções e até mesmo de alergias no trato respiratório inferior.

No entanto, é importante frisar também que para a oxigenioterapia tenha efeito, é necessário o manuseio correto do procedimento. Deve-se seguir as recomendações determinadas pelo doutor e utilizando os equipamentos adequados para a situação.

No texto de hoje, você entendeu para que serve nebulização, sua importância, além de outras informações valiosíssimas sobre o assunto. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar seu médico!

Gostou do nosso texto? Então, não deixe de conferir nossos produtos da linha pessoal para oxigenioterapia!

14 Comments

  1. Esperança 15/10/2018 em 10:03- Responder

    Obrigada

  2. Rosane 27/04/2019 em 07:59- Responder

    Muito boa sua explicação. Clara e objetiva

    • Maconequi 12/11/2019 em 13:42- Responder

      Oi, Rosane. Desculpe a demora para respondê-la.
      Ficamos felizes em ajudar!
      Abraços!

  3. Celia capelo garcia 04/06/2019 em 18:50- Responder

    Obrigada gostei da explicação.

    • Maconequi 12/11/2019 em 13:43- Responder

      Oi, Celia. Desculpe a demora para respondê-la.
      Ficamos felizes em ajudar!
      Abraços!

  4. Fabio Sosa 09/06/2019 em 10:43- Responder

    Gostei também mas gostaria de saber sobre um detalhe mais específico que se trata de qual forma o paciente que recebe a medicação via nebulização deve tomar, através da respiração com participação de boca e nariz, ou mais pela boca ou mais pelo nariz ou tão somente pela boca ou pelo nariz. Ou isso tudo é irrelevante, o que importa é apenas receber o fluxo gaseificado no organismo com as finalidades descritas no seu interessante texto?

    • Maconequi 10/06/2019 em 11:27- Responder

      Olá Fábio!

      A sua dúvida é muito comum, mas não existe uma resposta definitiva para ela, pois isso depende de cada caso. Em situações nas quais o paciente precisa desobstruir também a região dos seios da face, a inalação precisa ser, necessariamente, feita pelo nariz. Já em outros casos, o médico pode recomendar que a nebulização seja feita exclusivamente pela boca (inclusive com o uso de um bocal no lugar da máscara). Portanto, a resposta para a sua pergunta deverá vir do médico especialista.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço!

  5. Lene 21/07/2019 em 02:19- Responder

    Minha filha está com sinusite e as vezes ela tosse e engasga com a secreção que sai. Será que nebulização é bom?

    • Maconequi 12/11/2019 em 14:05- Responder

      Oi, Lene. Desculpe a demora para responder.
      A nebulização é muito boa para todos os tipos de problemas respiratórios, incluindo a sinusite.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

  6. Leonardo 13/08/2019 em 14:16- Responder

    O negulizador serve pra doenças respiratório nessa mudança de clima ?

    • Maconequi 12/11/2019 em 14:07- Responder

      Oi, Leonardo. Desculpe a demora para responder.
      Com certeza o nebulizador é super indicado para doenças respiratórias, principalmente com as mudanças de climas. Você pode fazer usando apenas o soro fisiológico que já vai trazer bons resultados. Se não ajudar, o ideal é se consultar com um especialista para ver se é necessário o uso de medicamentos.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

  7. Joci Oliveira da Rosa 09/12/2019 em 00:56- Responder

    Oi! Gostaria de saber se o processo de inalação, com nebulizador, se dá com ar aquecido. É possível fazer inalação com aparelhos usados para umidificar ambientes?

    • Maconequi 09/12/2019 em 09:35- Responder

      Oi, Joci!
      Existem, sim, nebulizadores com ar aquecido, então é uma opção. Mas no caso do umidificador de ambiente, o processo é diferente. O umidificador traz mais umidade ao ar, indicado quando o tempo está seco (você pode saber mais aqui: https://blog.maconequi.com.br/umidificador-de-ambiente/) e o nebulizador é indicado para quem tem problemas respiratórios e precisa inalar certas medicações. São produtos diferentes, com objetivos similares, porém diferentes.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

Deixar Um Comentário