Para que serve a cinta para gestante e quando é necessário usar?
>>>Para que serve a cinta para gestante e quando é necessário usar?

Para que serve a cinta para gestante e quando é necessário usar?

Por |2019-10-03T15:50:16+00:0021/12/2018|Cuidados com a saúde, Produtos para Saúde|0 comentários

As dores nas costas são das principais queixas das mulheres durante a gravidez. Para evitá-las, corrigir problemas de postura e não prejudicar o bebê, é bom saber para que serve a cinta para gestante.

Diferente das faixas, que sustentam apenas a parte inferior do abdome, a cinta envolve toda a barriga e dá mais segurança na hora de andar e realizar todas as atividades cotidianas.

Se utilizada de forma adequada, traz muitos benefícios às futuras mamães, aliviando a pressão sobre áreas que geralmente são prejudicadas conforme o peso aumenta. No entanto, é recomendado consultar um profissional especialista e comprar um modelo que se adapte ao corpo que está passando por diversas modificações.

Não há dúvidas de que são muitas as vantagens, porém, grande parte das mulheres ainda não sabem como usar a cinta para gestante em seu proveito. Vamos descobrir juntos agora!

Diferença entre cinta pré-parto e cinta pós-parto

Cintas específicas para gestantes podem ser utilizadas nesses dois períodos: pré e pós-parto. A diferença delas para as cintas modeladoras é o fato de ter uma compressão leve e adequada, que se adapta às necessidades da mulher gestante e tem o objetivo de melhorar sua postura.

Um medo comum é de que a cinta aperte demais, já que por muito tempo esse acessório foi utilizado com esse fim, para moldar silhuetas e para que a puérpera voltasse ao seu corpo normal após o parto.

Segurança na medida certa, essa é a grande diferença, que traz os benefícios destacados.

Veja também: como escolher a melhor meia de compressão para gestante

Para que serve a cinta para gestante e seus benefícios

A mulher grávida pode se beneficiar da cinta para gestante logo que começar a sentir algum desconforto. Normalmente eles começam a aparecer com mais intensidade entre a 25a semana e a 30a semana de gravidez, mas como cada organismo é único, quando for necessário, a gestante saberá a hora certa.

Dentre as benesses que o uso da cinta proporciona, destacamos:

  • correção da postura e consequente alívio das dores nas costas, principalmente na região lombar;
  • sustentação que reduz a pressão na região pélvica causada pelo bebê;
  • apoio para as regiões mais afetadas (costas e abdome) durante a adaptação do corpo às mudanças da gravidez;
  • elasticidade do tecido para adaptação ao crescimento da barriga;
  • diminuição do inchaço, melhorando o retorno venoso das pernas para o coração;
  • estabilidade de modo geral, para que a mulher não perca o equilíbrio ao andar e se adapte à distribuição diferente de peso nessa fase.

Quais as melhores cintas para gestante e como utilizá-las de maneira correta

Como já dissemos, é importante que a cinta seja adequada ao tamanho e ao peso da gestante. Ter elasticidade é fundamental para que ela se adapte ao crescimento da barriga, sem comprimir demais, possibilitando liberdade de movimentos.

O excesso de compressão pode causar problemas de circulação e mal-estares como náuseas e enjoos. Como a pressão sanguínea das grávidas tende a baixar (veja aqui como medir a pressão da maneira correta), ao retirar uma cinta demasiadamente apertada, é possível que ocorram até desmaios.

A cinta para gestante deve ser fácil de colocar. Em geral seu fechamento é feito por velcro, mas é bom ficar atento e evitar fechos complexos e colchetes, por exemplo.

Os melhores modelos são os confeccionados em tecido de algodão elástico, que permitem a respiração da pele. Eles são mais confortáveis, não esquentam demais e evitam alergias.

Onde encontrar a cinta para gestantes

Agora que você sabe para que serve a cinta para gestante, comece a pensar seriamente nesse investimento. Diversas lojas de produtos hospitalares e de saúde já disponibilizam alguns modelos, e lojas online, como a Maconequi, têm aquela cinta para gestante que você está procurando!

Deixe seu comentário