Oxímetro é um equipamento que mede a quantidade de sangue que está sendo transportado no corpo. O monitor mostra a porcentagem de hemoglobina arterial. Essa porcentagem se dá entre a capacidade de oxiemoglobina (HbO2), e todas as hemoglobinas (hb) combináveis no sangue (HbO2).
Quem sofre com doenças respiratórias como DPOC, fibrose pulmonar, embolia pulmonar, câncer de pulmão e insuficiência respiratória, comumente apresentam uma taxa de oxigênio no sangue mais baixa que a normal. Quando ocorre uma queda de oxigenação, o corpo não funciona como deveria e sobrecarrega o cérebro e o coração.
A oximetria de pulso é utilizada diariamente em centros cirúrgicos e salas de recuperação pois é prescrito quando há de períodos de baixa oxigenação sanguínea. Por exemplo, quando a pessoa está se exercitando ou viajando à altas altitudes.
Por não ser um aparelho invasivo é recomendado para os enfermeiros. O monitor exibe dois valores numéricos:
- A saturação de oxigênio da hemoglobina do sangue arterial
- A frequência de pulso em batimentos por minuto.
Como funciona o oxímetro
O oxímetro trabalha com sensores ópticos que transformam o espectro de luz em sinais elétricos que são processados por um controlador. Entra em funcionamento através de espectrofotometria que mede pela luz transmitida. Por isso os sensores absorvem a luz que atravessa com o pulso cardíaco. A saturação e nível de oxigênio estão relacionados com a cor do sangue, por isso quanto maior o brilho e cor avermelhada maior será a saturação.
O nível de oxigênio estimado com esse aparelho é conhecido como nível de saturação de oxigênio (O2sat ou SaO2). A SaO2 é a porcentagem de oxigênio que o sangue transporta comparada com o capacidade máxima de transporte. O ideal é que mais de 89% das células vermelhas estejam transportando oxigênio.
Não utilizar o oxímetro junto com equipamento de RM ou TC
- Não utilizar o oxímetro numa atmosfera explosiva.
- O oxímetro é apenas um complemento na avaliação do paciente.
- Verifique se a circulação e integrabilidade da pele do paciente estão em boas condições.
- O oxímetro não tem alarmes de SpO2, logo não é utilizado para monitoramento contínuo.
- Para usar por um longo período, devido condições da pele do paciente, deve-se trocar o lugar em que irá medir.
- As aferições imprecisas podem ser causadas pela esterilização com produtos não indicados.
- As aferições de SPO2 (saturação de oxigênio), podem ser afetadas na presença de alta iluminação ambiente, sendo assim, deve-se proteger a área do sensor, com uma toalha por exemplo.
Recomendado usar álcool medicinal para limpar a borracha antes decada teste. E limpe o dedo testado com álcool antes e depois do teste.
Como o oxímetro é um aparelho que mede a oxigenação no sangue, é interessante que seja associado a um aparelho de pressão. Para obter um controle mais completo, uma vez que está ligado a pressão arterial.
Deixar Um Comentário