Orelha inflamada: por que isso acontece quando uso brincos?

| |

Orelha inflamada por causa de brincos é um evento bastante comum na vida da maioria das mulheres desde a infância, mas isso não significa que não seja necessário tomar alguns cuidados em relação a esse assunto.

Orelhas coçando, avermelhadas, com bolhas, sensação de ardor ou com secreção, estão, muito provavelmente, dando sinais de alergia ou dermatite de contato.

Por que as orelhas inflamam ao usar brincos?

As causas da orelha inflamada podem ser diversos, desde uma lesão causada por um “puxão” no brinco, uma “enroscada” nos cabelos ou até uma alergia causada pelo suor, em dias mais quentes.

Porém, nada disso exclui o fato de que muitas pessoas são sensíveis a certos tipos de metais e que, até quem não tem alta sensibilidade, pode apresentar uma reação alérgica a materiais de má qualidade e, também, a materiais que estejam em mal estado de conservação.

Quais metais causam mais alergia?

O níquel, o cobalto e o cromo são os metais mais conhecidos por causar alergia.

Você já deve ter visto a moda de usar alianças fabricadas com moedas antigas… Aqui pode haver um grande problema de alergia em pessoas mais sensíveis, visto que quanto mais antiga a moeda, maior pode ser sua concentração de níquel.

Hoje, a maioria das lojas que trabalham com joias e semi joias brasileiras, já trabalham com peças níquel-free, ou seja, sem níquel em sua composição, para evitar que haja esse risco.

Porém, é natural que, com o passar do tempo, as peças comecem a perder suas camadas de proteção e cheguem a expor a parte de metal menos nobre, que pode ser latão ou outros metais que também podem causar alergia (embora seja muito mais raro do que os casos em que há níquel envolvido).

O cobalto e o cromo já não costumam ser utilizados nesse tipo de peça, então não é tão arriscado.

Como saber se meus brincos são antialérgicos?

A primeira regra é: evite bijuterias e peças importadas da China, pois além de níquel, elas possuem outros metais pesados perigosos para a saúde.

Quando você for procurar por um tipo de acessório para usar nas orelhas, opte por joias em ouro, prata, aço cirúrgico. Ou, no mínimo, sem joias folheadas a ouro, prata ou ródio.

Pergunte na joalheria onde está realizando a compra, se as peças são livres de níquel e quantos milimetros de cobertura possuem.

Se a peça tiver mais que 3 mm de cobertura de metal nobre e for livre de níquel, como são as peças da joalheria Joias Boz, por exemplo, você terá muito menos risco de sofrer com alergias.

E agora? Vou ter que descartar meus brincos?

Essa seria, sim, a medida ideal. Caso você não considere essa hipótese, uma solução temporária é passar uma base para esmalte antialérgica nos brincos que causam alergia em você.

A base ajudará a proteger o metal, evitando que ele entre em contato com a sua pele e solte substâncias alérgenas. Vale ressaltar que essa solução não é definitiva e há pessoas que são sensíveis também ao material da base.

Além disso, é natural que essa proteção seja desgastada ao longo do tempo e o metal volte a causar problemas na sua pele. Então use apenas em casos específicos e por pouco tempo.

Como tratar da orelha inflamada?

  • Tire os brincos (preferencialmente debaixo do chuveiro, para não se machucar);
  • Lave as orelhas com um sabonete antisséptico de sua preferência;
  • Seque as orelhas por completo e evite deixar o cabelo molhado em contato com a área machucada;
  • Utilize uma fina camada de uma pomada antialérgica e/ou cicatrizante (lembre-se de usar apenas uma FINA camada para não deixar a região úmida).
  • Não coce, não coloque as mãos durante o dia e não coloque brincos novamente, antes da cicatrização por completo.
  • Realize a limpeza com álcool 70 pelo menos duas vezes ao dia, além do banho, para manter a área livre de bactérias.

Realizando os cuidados corretamente você, provavelmente, não terá questões maiores com que se preocupar. Mas caso você perceba que as medidas não estão dando resultado ou que o seu caso pode ser mais grave do que o descrito acima, não hesite em procurar ajuda médica e explicar o que está acontecendo.

Anterior

Rinoplastia: saiba mais sobre os cuidados no pré e pós-operatório

Lipoaspiração: tudo o que você precisa saber antes de fazer

Próximo

5 comentários em “Orelha inflamada: por que isso acontece quando uso brincos?”

  1. Apenas uma das minhas orelhas inflama e n é sempre,no segundo furo,já troquei d brinco umas duas vezes,mas n resolveu. O q eu faço? E pq só inflama um lado?

    Responder
    • Olá, Jaqueline! Tudo bem?

      Qual foi o material do brinco que você usou? Talvez você prendeu o brinco nesse lado da orelha e machucou, causando a inflamação.

      Responder
    • Olá, Valdir! Tudo bem?

      Se você já tentou utilizar brincos de material de boa qualidade e ainda assim suas orelhas inflamam, recomendo que pare de usar brincos.

      Responder

Deixe um comentário