Já ouviu falar da expressão milímetro de mercúrio? Sabe o que ela tem a ver com as suas meias de compressão? Se você já perguntou o que significa mmHg na meia de compressão, essa explicação pode parecer estranha, mas é isso mesmo: mmHg é milímetro de mercúrio. Nesse texto vamos explicar melhor isso tudo.
O milímetro de mercúrio é uma unidade de medida usada para mensurar pressão, como a pressão arterial, por exemplo. Da mesma maneira como usamos o quilograma (kg) para verificar o peso, e o centímetro (cm) para indicar tamanho e altura, existe a unidade mmHg para medir pressão. É a mesma unidade de medida que você vê no seu aparelho de pressão.
Milímetro de mercúrio?
O objetivo das meias de compressão é melhorar a circulação sanguínea dos membros inferiores. Os problemas circulatórios nessa região acontecem porque o sangue que desce para as penas encontra dificuldades de retornar ao coração quando ficamos em pé ou sentados por muito tempo. Ao apertar as pernas, as meias dão uma forcinha e o ajuda a fluir melhor.
Um dos males provocados por esse sangue que fica retido nos membros inferiores é o aparecimento das varizes. No entanto, apesar de ele ser o mais conhecido, existem outros, como as dores e a sensação de cansaço nas pernas.
Na prática, não é preciso entender muito sobre o milímetro de mercúrio para usar a meia de compressão ideal. A responsabilidade de indicar a compressão correta para cada tipo de problema é do médico angiologista. Portanto, sempre que sentir um dos sintomas, procure um especialista.
O que significa mmHg nas meias de compressão?
Se nesse momento você ainda está se perguntando o que isso tem a ver com as meias de compressão, a explicação é simples. Em resumo, isto quer dizer que quanto maior for o número de mmHg, maior a pressão que a meia faz na sua perna, ou seja, mais apertada ela é.
Quando um médico te recomenda uma meia de suave compressão (entre 10 e 20 mmHg), seu problema de circulação provavelmente é leve e não precisa de uma meia muito apertada para resolvê-lo. Quanto maior a dificuldade do sangue circular pelo sistema nervoso, mais apertada ela precisa ser e, consequentemente, maior o número da pressão em mmHg.
Para que serve cada tipo de compressão?
Como falamos acima, quanto mais grave é o problema circulatório, mais compressão a meia precisa ter. Como exemplo, usaremos a tabela de indicações de uma das fabricantes de meias de compressão disponíveis na loja de Meia de Compressão da Maconequi.
Compressão de 10 a 20 mmHg
- Sensação de peso e fadiga nas pernas;
- veias varicosas discretas durante a gravidez;
- veias varicosas discretas sem edema significativo;
- profilaxia de trombose e embolia em pacientes imóveis;
- e profilaxia durante viagem (Síndrome da Classe Econômica).
Compressão de 20 a 30 mmHg
- Veias varicosas mais evidentes durante a gravidez;
- veias varicosas com edema leve;
- pós-trombose venosa superficial e profunda;
- pós escleroterapia, cirurgia venosa ou ablação térmica;
- insuficiência venosa crônica (IVC);
- gestão da úlcera venosa cicatrizada;
- prevenção de TVP e edema;
- síndrome pós-trombótica (SPT);
- prevenção da SPT;
- e edema pós-traumático.
Compressão de 30 a 40 mmHg
- Varizes de grosso calibre com edema grave;
- insuficiência venosa crônica grave;
- tratamento de úlceras abertas e úlceras recorrentes;
- edema pós-traumático grave;
- e linfedema.
Cada fabricante tem suas especificidades com relação à compressão das meias. A Sigvaris divide suas meias em quatro categorias: 10-20 mmHg, 20-30 mmHg, 30-40 mmHg e + 40 mmHg.
A Kendall também divide suas meias em quatro grupos, mas as compressões são diferentes: 13-17 mmHg, 18-21 mmHg, 20-30 mmHg e 30-40 mmHg.
A Venosan também tem algumas particularidades: 15-20 mmHg, 15-23 mmHg, 18-20 mmHg, 20-30 mmHg e 30-40 mmHg.
Já a Medi tem suas principais meias divididas em 15-20 mmHg, 20-30 mmHg e 30-40 mmHg.
Mas afinal, o que significa o mmHg?
Agora você já sabe o que significa mmHg na meia de compressão, e que essa é uma unidade de medida para pressão. Mas se a sua dúvida é a respeito da origem dessa medida, esse é um assunto que foge um pouco da nossa alçada.
Mas podemos indicar um conteúdo que esclarece essa dúvida: