Fita kinésio: Saiba quando é indicado o uso dessa bandagem terapêutica
>, Prevenção, Produtos para Saúde, Qualidade de Vida>Fita kinésio: Saiba quando é indicado o uso dessa bandagem terapêutica

Fita kinésio: Saiba quando é indicado o uso dessa bandagem terapêutica

Se você ainda não sabe o que é fita kinésio, esse é um excelente recurso na área da saúde. Chamada também de bandagem terapêutica, é amplamente utilizada por atletas e pacientes de lesões musculares. Além disso, garante a estabilidade dos movimentos, a melhora da postura e a recuperação de edemas.

Mas, afinal, como essa bandagem elástica consegue promover esses benefícios? Neste post, veja algumas das principais informações sobre a fita kinésio e confira dicas para aplicá-la corretamente e garantir seus efeitos. Acompanhe!

O que é a fita kinésio e para que ela serve?

Essa bandagem terapêutica foi criada nos anos 1970 pelo quiropraxista Kenzo Kaze. O objetivo inicial era promover apoio e estabilidade a atletas, no entanto, hoje em dia, as bandagens adesivas são utilizadas para outros fins terapêuticos.

Por provocar a tração da pele e exercer pressão sobre os músculos, a bandagem auxilia na circulação sanguínea e ajuda a reduzir inchaços e edemas. Além disso, a fita kinésio também funciona como um anestésico.

De acordo com o fisioterapeuta Mateus Martinez, em entrevista à Revista Boa Forma Abril, o estímulo constante sobre a pele provoca respostas sensoriais que levam o cérebro a inibir a sensação de dor.

Quando a fita kinésio é indicada?

Qualquer pessoa pode utilizar esse tipo de bandagem, inclusive não praticantes de atividades físicas. Contudo, assim como as meias de compressão, por exemplo, o ideal é contar com a indicação de profissionais para evitar reações indesejadas. Clinicamente, a fita kinésio costuma ser utilizada com os objetivos abaixo:

  • correções posturais;
  • estímulo do controle motor;
  • fortalecimento dos músculos;
  • diminuição da dor em vários tipos de lesões;
  • drenagem de edemas;
  • recuperação de hematomas;
  • facilitação de movimentos;
  • correção de desalinhamentos leves nas articulações etc.

Como usar a fita kinésio corretamente?

A fita kinésio pode ser aplicada com ou sem pressão, dependendo de quanto o material é esticado. Independentemente desse efeito, você só precisa de uma tesoura para bandagens. Os passos são os seguintes:

  • lavar a área afetada e secar bem a pele;
  • cortar a fita de modo a acomodar bem a área que será tratada, sendo comuns os cortes em “I”, em “Y” e em “X”;
  • fixar a fita kinésio sobre a pele;
  • evitar a prática de atividades físicas por pelo menos 1 hora após a aplicação para que o suor não prejudique a aderência.

Depois de fixada, a fita dura até 7 dias sobre a pele, sem a necessidade de retirar para tomar banho. A bandagem tem um acabamento em algodão que permite a respiração da pele, então pode ficar por vários dias sem qualquer problema.

Entendeu o que é fita kinésio e quais são os benefícios terapêuticos dessa bandagem? Apesar de poder ser aplicada por qualquer um, a procura por profissionais para a correta fixação é muito bem-vinda. Afinal, o conhecimento de anatomia permite a compressão estratégica dos músculos e articulações, que não seria possível por pessoas leigas.

Depois de conhecer os benefícios desse tipo de bandagem para a saúde e o bem-estar, navegue pelas opções de fita kinésio da Maconequi!

Deixe seu comentário