Início>Cuidados com a saúde, Prevenção, Qualidade de Vida>O que é diabetes gestacional? Descubra agora!

O que é diabetes gestacional? Descubra agora!

Você sabe o que é diabetes gestacional e o quanto ele pode interferir na saúde de mães e bebês? Não? Então confira este nosso novo artigo e fique por dentro do assunto.

Boa leitura!

O que é diabetes gestacional e quais as suas consequências

O diabetes é uma síndrome metabólica que, em regra, decorre da produção insuficiente de insulina, responsável pela quebra da glicose no sangue. Sua ocorrência sempre necessita de atenção, pois pode trazer complicações quando não tratada de forma correta. No entanto, quando surge durante a gravidez, ela precisa de cuidados redobrados.

Durante a gestação, as mulheres passam por várias mudanças na produção hormonal. O corpo faz isso com o objetivo de permitir o desenvolvimento adequado do bebê. 

A placenta é uma fonte importante de hormônios durante os meses gestacionais. Alguns desses hormônios reduzem a ação da insulina, responsável pela captação e utilização da glicose pelo corpo. Para compensar tudo isso, o pâncreas aumenta a produção de insulina. Porém, em algumas mulheres, esse processo é insuficiente e elas acabam desenvolvendo um quadro de diabetes gestacional, caracterizado pelo aumento de glicose no sangue. 

Quando o bebê é exposto a grandes quantidades de glicose ainda no útero materno, existe o risco de crescimento fetal excessivo e, consequentemente, partos traumáticos e prematuros, hipoglicemia neonatal, icterícia e até mesmo obesidade e diabetes na vida adulta.

O excesso de insulina atrapalha ainda a absorção de cálcio, potássio e magnésio pelo organismo da gestante. 

Sintomas e diagnóstico do diabetes gestacional

Agora que você já sabe o que é e como ocorre essa doença, conheça os sintomas mais comuns da  diabetes gestacional:

  • sede constante;
  • vontade frequente de urinar; e
  • cansaço.

Porém, não é rara a ausência de qualquer sintoma e por isso, é recomendado que as gestantes, a partir da 24ª semana de gestação, observem como anda a glicose em jejum e a glicemia após ingestão de glicose. 

O diagnóstico é feito caso a glicose no sangue venha com valores iguais ou maiores a 92 mg/dl no jejum ou 180 mg/dl e 153 mg/dl respectivamente 1 hora e 2 horas após a ingestão do açúcar.

Fatores de risco para o diabetes gestacional

São considerados fatores de risco para o diabetes gestacional:  

  • idade materna avançada (após 35 anos); 
  • sobrepeso ou obesidade durante a gravidez;
  • hipertensão durante a gestação;
  • triglicérides e colesterol alto;
  • história prévia de bebês grandes (mais de 4 kg);
  • história familiar de diabetes em parentes de 1º grau;
  • gestação múltipla (gravidez de gêmeos);
  • diabetes em gestações anteriores; e
  • síndrome dos ovários policísticos.

Prevenção e controle do diabetes gestacional

A melhor forma de prevenir o diabetes gestacional é evitando o ganho de peso excessivo. Por essa razão, a gestante deve passar por uma orientação nutricional adequada e ajustada para cada período da gravidez. 

A prática de atividade física também é uma medida de grande eficácia para redução dos níveis glicêmicos. Mas a atividade deve ser feita somente depois de avaliado se existe alguma contraindicação, como por exemplo, risco de trabalho de parto prematuro.

Já nos casos em que as gestantes não têm um controle adequado com dieta e atividade física, pode existir a indicação do uso de insulinoterapia. Seu uso é seguro durante a gestação e tem como objetivo normalizar os níveis de glicose da gestante e aliviar o pâncreas.

Com o acompanhamento médico adequado, a maioria das mulheres que sofrem de diabetes gestacional não apresenta nenhum problema sério e seus bebês nascem saudáveis.

E por fim, um detalhe importante: o aleitamento materno pode reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes permanente após o parto. 

E então, gostou de saber o que é diabetes gestacional, seus sintomas, fatores de risco etc? Agora, para se aprofundar ainda mais no universo da saúde, que tal conferir nosso artigo 10 principais distúrbios e doenças que mais afetam a população?

Deixar Um Comentário