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O que é bom para tendinite na mão? Conheça 5 exercícios

Você conhece os sintomas da tendinite na mão? Pois saiba que dores intensas, rigidez e inchaço nas mãos, podem ser sinais de uma inflamação dos tendões, ou seja, de uma tendiniteMas a boa notícia é que algumas atitudes simples, como exercícios, podem trazer alívio e qualidade de vida para quem sofre desse mal causado por atividades repetitivas, como, por exemplo, digitação ou uso de instrumentos musicais. Por isso, se esse também é o seu problema, não deixe de conferir este artigo com dicas de cuidados e exercícios para tendinite na mão. Acompanhe! 

Exercícios para tendinite na mão

Os exercícios que indicamos aqui são úteis para o alívio da tendinite na mão e devem ser realizados de forma lenta e deliberadamente. No entanto, se sentir dormência ou dor durante ou após os exercícios, procure um médico e também aconselhamento com um fisioterapeuta. No mais, ao executar estes exercícios, mantenha cada posição por 5 a 10 segundos. Faça um série de 10 repetições, 3 vezes por dia.

Exercício 1: Extensão do punho e flexão 

  • Coloque o antebraço sobre uma toalha enrolada sobre a mesa, deixe a mão pendurada na borda da mesa com a palma para baixo.
  • Mova a mão para cima, até sentir um alongamento suave.
  • Retorne à posição inicial.
  • Repita o movimento com o cotovelo virado e a palma da mão para cima.

Exercício 2: supinação/pronação do pulso

  • Fique de pé ou se sente com o braço ao lado e com o cotovelo dobrado a 90 graus, deixando a palma da mão virada para baixo.
  • Gire o antebraço para que a palma da mão fique voltada para cima e depois para baixo. 

Exercício 3: ulnar do punho/desvio radial

  • Coloque o antebraço sobre uma toalha enrolada sobre a mesa com o polegar para cima. 
  • Mova o punho para cima e para baixo. 

Exercício 4: flexão/extensão do polegar

  • Comece com o polegar posicionado para fora.
  • Mova o polegar para a palma da mão e de volta para a posição inicial.

Exercício 5: deslize do tendão da mão/dedo

  • Comece com os dedo estendidos para fora, com a mão espalmada.
  • Faça um movimento de gancho com o punho.
  • Retome para a posição de mão espalmada.
  • Contraia os dedos, sem fechar completamente a mão.
  • Retorne para a posição de mão espalmada.
  • Feche completamente a mão.
  • Retorne para a posição de mão espalmada.

Outros cuidados que podem trazer alívio para a tendinite da mão 

  • O uso de compressas de gelo ou bolsas térmicas regularmente ao longo do dia, diminuem o inchaço das mãos.
  • A pessoa com tendinite, em alguns casos, deverá repousar o local afetado, o que exigirá a imobilização do punho com talas e protetores.
  • A fisioterapia e a acupuntura também podem se apresentar como grandes aliadas quando o objetivo é aliviar os sintomas da tendinite na mão. Essas práticas auxiliam a realização de movimentos e permitem a reoxigenação dos tecidos.
  • Um bom truque para evitar dores e inchaço é a realização de pausas ao longo do dia, durante a execução das atividades que contribuem para o aparecimento da tendinite na mão.
  • Como se trata de uma inflamação, anti-inflamatórios e analgésicos podem ser  prescritos pelo médico, de acordo com a vermelhidão e nível da dor. 
  • Em casos clínicos mais graves, o médico pode entender ser necessária a aplicação de corticoides ou, até mesmo, a realização de um procedimento cirúrgico.
  • Por fim, outra dica importante é seguir uma alimentação balanceada e composta por alimentos com ação anti-inflamatória que são excelentes para prevenir o agravamento da tendinite. Entre os alimentos recomendados, podemos destacar: frutas vermelhas, folhas verdes, linhaça, gengibre, nozes, etc.

E então, gostou das nossas dicas sobre o que é bom para a tendinite na mão? Esperamos que sim e que você encontre alívio para os sintomas com a realização dos exercícios e outros cuidados. 

Agora, para se aprofundar ainda mais no universo da saúde, que tal conferir também o artigo Academia: Conheça os sintomas e o tratamento das lesões mais comuns?

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