Início>Profissionais da Saúde>Equipamentos>Nutricionista usa estetoscópio? Veja quais aparelhos necessários

Nutricionista usa estetoscópio? Veja quais aparelhos necessários

Por |2020-06-30T16:51:25-03:0019/06/2020|Equipamentos, Profissionais da Saúde|1 Comentário

Uma dúvida muito comum que muitos nutricionistas recém-formados têm é sobre quais são os equipamentos necessários para começar atender seus pacientes. Balança, adipômetro, estetoscópio? Afinal, nutricionista usa estetoscópio? O que é básico e o que pode esperar?

E para te ajudar nessa tarefa de saber direitinho em quais equipamentos investir, preparamos este conteúdo. Acompanhe!

Como escolher seus equipamentos 

A escolha dos equipamentos vai depender de algumas variáveis, tais como:

  • local e formato do atendimento: se vai trabalhar sozinho ou com outro profissional, em uma clínica ou academia, por exemplo;
  • clientela: qual o perfil dos seus pacientes;
  • recursos financeiros: quanto você está disposto a pagar pelos equipamentos.

Mas, independente das respostas acima, é importante pesquisar muito bem antes de comprar qualquer equipamento. Pesquise marcas, visite fóruns de discussão na internet, pergunte para quem já comprou determinado modelo. 

Não deixe de verificar também a idoneidade do fabricante e do vendedor, a garantia, e a assistência técnica.

Os equipamentos indispensáveis para um nutricionista

Vejamos agora por onde você deve começar suas compras.

Balança

Qualquer nutricionista irá precisar de uma boa balança. Afinal, saber o peso exato de um paciente é essencial para o início de qualquer tratamento.

Há diversos tipos de balanças, portáteis ou não portáteis, mecânicas ou digitais. Balanças portáteis mecânicas não são indicadas para profissionais e mesmo as digitais devem ser escolhidas com cuidado, uma vez que alguns modelos não possuem a precisão e calibração necessárias. 

Já as não portáteis, tanto mecânicas quanto digitais, costumam ser mais resistentes e podem  vir ou não com a régua para aferição da estatura. 

Estadiômetro

É um equipamento usado para medir a estatura. Pode ser encontrado em diversos modelos e materiais, como acrílico, metal ou madeira. 

Se você vai trabalhar com crianças é preciso escolher um modelo de estadiômetro que possa ser usado na horizontal para medir crianças pequenas que ainda não ficam em pé.

Trena antropométrica

Destinada à aferição de perímetros ou circunferências corporais, a trena nada mais é que uma fita métrica específica para avaliação antropométrica. 

Pode ser encontrada em diversos materiais, mas prefira sempre aquelas de aço flexível que costumam ser mais duráveis.

Adipômetro

Você encontrará adipômetros mecânicos e digitais, de diversas marcas. 

Sua função é medir dobras cutâneas para a avaliação da composição corporal (massa gorda e, consequentemente, massa magra).

Paquímetro

O paquímetro é utilizado para aferição de diâmetros ósseos, que por sua vez são utilizados para verificar a compleição ou tamanho da ossatura do paciente e assim fazer avaliações de composição corporal mais detalhadas.

Ele pode ser encontrado em diversos materiais: plástico, acrílico, madeira e alumínio. 

E o estetoscópio?

Bem, já listamos acima alguns equipamentos básicos para todo nutricionista e agora é hora de responder a pergunta: nutricionista usa estetoscópio?

Na maior parte das vezes, a resposta é não. Não é comum encontrar essa prática em cursos de nutrição, apesar de ser uma especialidade que lida diretamente com a saúde humana.

Há na internet alguns Kits de Nutrição que contém estetoscópio, e isso pode causar alguma confusão. Uma das possibilidade de uso é na checagem de pulso no exame físico nutricional. No entanto, essa é uma etapa que pode tranquilamente ser feita sem o aparelho.

E para ter acesso aos melhores equipamentos e recursos, visite nosso loja. Lá você encontrará tudo que precisa para começar sua carreira de sucesso como nutricionista.

Um Comentário

  1. Ane nutri 01/09/2020 em 23:39- Responder

    SOu nutri, o esteto também é usado por nós para ausculta da peristalse e ruídos hidroaéreos no trato gastrointestinal em âmbito hospitalar e nos Ajuda a determinar se podemos evoluir com uma dieta enteral por exemplo. Além de alguns profissionais usarem em consultórios para aferição da pressão, principalmente se tratando de pacientes renais, hipertensos e gestantes. Espero ter contribuído! 🙂

Deixar Um Comentário