Início>Cuidados com a saúde>Prevenção>O que é novembro azul e por que ele é importante?

O que é novembro azul e por que ele é importante?

Por |2020-05-27T15:54:26-03:0007/11/2017|Cuidados com a saúde, Prevenção|0 Comentários

A cada seis homens, um terá Câncer de Próstata em algum momento da vida. No Brasil, a doença é uma das principais causas de mortes de homens. Para tentar reduzir esses números surgiu o Novembro Azul, campanha de conscientização para prevenção e tratamento do Câncer de Próstata.

Se você tem dúvidas, hoje explicaremos, em detalhes, o que é novembro azul e qual é a sua importância para tentar solucionar esse problema tão sério para a saúde do homem. Acompanhe!

O que é novembro azul?

Semelhante ao outubro rosa, o novembro azul é um movimento que surgiu para evidenciar a importância da prevenção e do tratamento ao câncer de próstata, que segundo dados do INCA  —  Instituto Nacional de Câncer  —  é o segundo câncer mais comum entre os homens no Brasil.

Durante todo o mês, diversas campanhas são organizadas por entidades públicas e privadas utilizando a cor azul para lembrar da causa e chamar a atenção dos homens, que se preocupam menos com a saúde que as mulheres.

Como surgiu o novembro Azul?

[rock-convert-pdf id=”588″]

Em 2003, um grupo de amigos, na Austrália, resolveu deixar o bigode crescer durante todo o mês de novembro, com o propósito de apoiar a conscientização sobre a importância da saúde masculina.

Novembro foi escolhido por causa do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17 desse mês. O movimento recebeu o nome de Movember que é a junção das palavras mustache e november  —  ambas em inglês  — , que significam bigode e novembro, respectivamente.

O movimento logo tomou grande proporções e hoje abrange quase o mundo inteiro, incluindo o Brasil. Nessa ocasião, vários homens deixam o bigode e a barba crescerem, como forma de abraço ao movimento.

Qual a importância da campanha para a saúde masculina?

A atenção do homem com a própria saúde sempre foi um problema. O próprio governo tem criado alertas sobre os perigos que essa displicência acarreta para o público masculino, em campanhas de veiculação nacional.

Esses movimentos lutam em prol da desconstrução desses pensamentos, por meio de incentivos não somente ao homem, mas também à saúde da família, e têm contribuído para o surgimento de uma nova cultura, educando as novas gerações.

Como é o movimento fora do Brasil?

O Movember deixou de ser apenas uma causa local e se transformou em uma fundação oficial que promove ações em diversos países do mundo. Através do site oficial, é possível ter acesso às ações realizadas em prol da conscientização sobre o câncer.

O que é o câncer de próstata?

Esse tipo de câncer atinge a próstata  —  glândula que fica abaixo da bexiga do homem  —  e se desenvolve de maneira lenta, sendo sua manifestação mais comum a partir dos 65 anos de idade.

No Brasil, o câncer de próstata mata um homem a cada 40 minutos. Um dado alarmante que precisa ser, urgentemente, reduzido.

Causas

Não há causas específicas para o surgimento do câncer de próstata. Contudo, há suspeitas de que a ingestão de alimentos gordurosos, a disfunção hormonal e a exposição a fertilizantes possam facilitar a doença.

Tratamento

O melhor tratamento é a prevenção. Homens acima de 50 anos de idade deve realizar, anualmente, o exame de toque (PSA). Ele é gratuito em alguns hospitais.

Quanto mais rápida for a detecção da doença, maiores chances de cura. Segundo o Movember, se detectado cedo, há 98% de chances de sucesso do tratamento, que normalmente é realizado através de cirurgias, quimioterapia ou radioterapia, a depender do estágio.

Entretanto, se detectado tardiamente, essas chances ficam abaixo de 26%.

Sintomas

Os sintomas não surgem nas fases iniciais, portanto, a melhor forma de detecção deve ser o exame. Porém, nas fases mais avançadas podem surgir os problemas abaixo:

  • dor, ardor e dificuldade ao urinar;
  • presença de sangue ou sêmen na urina;
  • dor ao ejacular;
  • sensação de bexiga cheia, mesmo após urinar.

O homem, principalmente na melhor idade, precisa do apoio e do incentivo da família para se cuidar. Há a barreira do preconceito, principalmente com respeito ao exame de próstata.

Esperamos que nosso artigo tenha esclarecido sua curiosidade sobre o que é novembro azul. Aproveite e compartilhe conosco, nos comentários, sua opinião ou experiência sobre esse assunto e ajude outras pessoas também!

Deixar Um Comentário