A sinusite é uma doença respiratória que pode atrapalhar muito a execução de atividades do dia a dia, pois causa grande incômodo e mal-estar. E para te ajudar a vencer essa batalha, tão comum nos meses mais frios e secos do ano, vamos ensinar como funciona a nebulização para sinusite.
Acompanhe!
O que é a sinusite?
A sinusite é uma inflamação nas mucosas que revestem os espaços ósseos ao redor das maçãs do rosto, do nariz e dos olhos. Provoca um inchaço na região que impede a passagem do muco nasal, promovendo o avanço dos micro-organismos responsáveis pela doença.
Seus sintomas são:
- secreções nasais;
- dificuldade para respirar;
- dores;
- tosse; e
- febre.
A doença se apresenta de duas formas: pode ser uma doença crônica ou aguda. No primeiro caso, a inflamação continua por meses ou retorna com frequência; no segundo, ela desaparece em alguns dias ou semanas.
A sinusite pode ser causada por agentes infecciosos (vírus, fungos e bactérias), que se aproveitam da baixa imunidade para proliferar e também por fatores alérgicos.
O tratamento da sinusite vai depender de cada caso. No entanto, algumas formas de tratar e aliviar seus sintomas são:
- Lavagem nasal com soro ou uma mistura de água com sal;
- Medicamentos descongestionantes na forma de spray nasal, comprimidos ou líquidos.
- Nebulização ou inalação com vapor quente.
E justamente sobre essa terceira forma de tratamento da sinusite que vamos te falar a seguir.
Nebulização para sinusite
A nebulização, também conhecida por inalação, é um dos tratamentos mais eficazes para a sinusite, seja ela aguda ou crônica. Essa técnica ajuda a umidificar as vias áreas e com isso facilita a eliminação do muco retido na cavidade da face, aliviando os sintomas.
A nebulização para sinusite nada mais é do que a inalação de vapor quente, que deve ser feita de 2 a 3 vezes por dia, durante 15 a 20 minutos. Sendo recomendada que seja feita ao acordar e antes de dormir, garantindo o bem-estar durante ao longo do dia e um sono tranquilo.
A nebulização não apresenta contra indicações e podem ser realizadas por pessoas de qualquer idade, inclusive gestantes e lactantes.
Porém, se for utilizar ervas medicinais ou remédios, consulte seu médico. A automedicação nunca é recomendada!
Tipos de nebulização para sinusite
A nebulização pode ser feita com o vapor do banheiro e com o uso de ervas medicinais. Porém, no caso da nebulização para sinusite, as melhores formas são as seguintes:
Nebulização com soro fisiológico
Para a nebulização com soro fisiológico você vai precisar ter em casa um nebulizador, também conhecido como inalador.
O nebulizador é um aparelho que vaporiza líquidos e conduz esse vapor para uma máscara, que deve ser encaixada ao rosto da pessoa.
Se for usar o soro fisiológico, coloque entre 5 e 10 ml no nebulizador e ligue o equipamento. Sentado, posicione a máscara ao redor do nariz e da boca e inspire o ar quente.
Não há contra indicações quanto ao uso do soro fisiológico.
Nebulização com remédios
Você também pode usar remédios no seu nebulizador. Basta diluir o medicamento prescrito pelo médico em soro fisiológico e colocá-lo no aparelho.
Remédios broncodilatadores são bastante recomendados. Porém, a dose exata e frequência devem ser indicadas por um profissional qualificado, de acordo com a gravidade da sinusite e idade do paciente.
Agora que você já sabe como funciona a nebulização para sinusite, leia também nosso artigo Como escolher um nebulizador? e escolha o melhor nebulizador para você e sua família na nossa loja. Temos diversos modelos e com certeza você vai encontrar o que deseja.
Deixar Um Comentário