Início>Cuidados com a saúde, Produtos para Saúde, Qualidade de Vida>Como funciona a nebulização para sinusite?

Como funciona a nebulização para sinusite?

A sinusite é uma doença respiratória que pode atrapalhar muito a execução de atividades do dia a dia, pois causa grande incômodo e mal-estar. E para te ajudar a vencer essa batalha, tão comum nos meses mais frios e secos do ano, vamos ensinar como funciona a nebulização para sinusite

Acompanhe!

O que é a sinusite?

A sinusite é uma inflamação nas mucosas que revestem os espaços ósseos ao redor das maçãs do rosto, do nariz e dos olhos. Provoca um inchaço na região que impede a passagem do muco nasal, promovendo o avanço dos micro-organismos responsáveis pela doença.

Seus sintomas são: 

  • secreções nasais;
  • dificuldade para respirar;
  • dores;
  • tosse; e
  • febre.

A doença se apresenta de duas formas: pode ser uma doença crônica ou aguda. No primeiro caso, a inflamação continua por meses ou retorna com frequência; no segundo, ela desaparece em alguns dias ou semanas. 

A sinusite pode ser causada por agentes infecciosos (vírus, fungos e bactérias), que se aproveitam da baixa imunidade para proliferar e também por fatores alérgicos. 

O tratamento da sinusite vai depender de cada caso. No entanto, algumas formas de tratar e aliviar seus sintomas são: 

  1. Lavagem nasal com soro ou uma mistura de água com sal;
  2. Medicamentos descongestionantes na forma de spray nasal, comprimidos ou líquidos. 
  3. Nebulização ou inalação com vapor quente.

E justamente sobre essa terceira forma de tratamento da sinusite que vamos te falar a seguir.  

Nebulização para sinusite 

A nebulização, também conhecida por inalação, é um dos tratamentos mais eficazes para a sinusite, seja ela aguda ou crônica. Essa técnica ajuda a umidificar as vias áreas e com isso facilita a eliminação do muco retido na cavidade da face, aliviando os sintomas.

A nebulização para sinusite nada mais é do que a inalação de vapor quente, que deve ser feita de 2 a 3 vezes por dia, durante 15 a 20 minutos. Sendo recomendada que seja feita ao acordar e antes de dormir, garantindo o bem-estar durante ao longo do dia e um sono tranquilo. 

A nebulização não apresenta contra indicações e podem ser realizadas por pessoas de qualquer idade, inclusive gestantes e lactantes. 

Porém, se for utilizar ervas medicinais ou remédios, consulte seu médico. A automedicação nunca é recomendada!

Tipos de nebulização para sinusite

A nebulização pode ser feita com o vapor do banheiro e com o uso de ervas medicinais. Porém, no caso da nebulização para sinusite, as melhores formas são as seguintes:

Nebulização com soro fisiológico

Para a nebulização com soro fisiológico você vai precisar ter em casa um nebulizador, também conhecido como inalador.

O nebulizador é um aparelho que vaporiza líquidos e conduz esse vapor para uma máscara, que deve ser encaixada ao rosto da pessoa.

Se for usar o soro fisiológico, coloque entre 5 e 10 ml no nebulizador e ligue o equipamento. Sentado, posicione a máscara ao redor do nariz e da boca e inspire o ar quente. 

Não há contra indicações quanto ao uso do soro fisiológico.

Nebulização com remédios

Você também pode usar remédios no seu nebulizador. Basta diluir o medicamento prescrito pelo médico em soro fisiológico e colocá-lo no aparelho.

Remédios broncodilatadores são bastante recomendados. Porém, a dose exata e frequência devem ser indicadas por um profissional qualificado, de acordo com a gravidade da sinusite e idade do paciente. 

Agora que você já sabe como funciona a nebulização para sinusite, leia também nosso artigo Como escolher um nebulizador? e escolha o melhor nebulizador para você e sua família na nossa loja. Temos diversos modelos e com certeza você vai encontrar o que deseja.

Deixar Um Comentário