Início>Cuidados com a saúde, Prevenção, Terceira Idade>Qual é o melhor andador para idosos?

Qual é o melhor andador para idosos?

Por |2020-03-20T09:41:04-03:0020/03/2020|Cuidados com a saúde, Prevenção, Terceira Idade|0 Comentários

É muito comum que, com o avanço da idade, andar se torne uma tarefa um pouco mais complicada. Isso pode acontecer devido a alguns fatores como distúrbios de equilíbrio, redução da força e resistência muscular, alteração na coordenação motora ou falta de capacidade para suportar o peso do corpo.

Por causa disso, as quedas e outros acidentes podem se tornar cada vez mais rotineiras, mas esse problema pode ser resolvido com um andador para idosos adequado para auxiliar na locomoção. Com o andador, o idoso pode conquistar mais mobilidade, equilíbrio e independência, auxiliando também em uma melhor qualidade de vida.

No caso de mobilidade reduzida, o ideal é fazer um acompanhamento com ortopedista para que ele indique o andador ideal para o paciente. Mas se você já quer fazer uma pesquisa prévia e saber um pouco mais sobre esse produto, vamos abordar vantagens e fatores que devem ser avaliados para escolher o melhor andador para idosos. Confira!

Quais são as vantagens de adquirir um andador para idosos?

A maior vantagem do andador é a forma como ele dá independência ao idoso que apresenta dificuldades de locomoção. O produto costuma ser leve, justamente para facilitar o uso, além de ter modelos dobráveis, compactos e com regulagem de altura. Apesar de leve, o andador pode suportar mais de 100 kg.

A única desvantagem desse produto é que os melhores modelos costumam ser caros, chegando a custar mais que R$500 reais. Porém, ainda é possível comprar alguns de boa qualidade por preços menores. No próximo tópico vamos falar um pouco sobre os diferentes tipos de andadores e os critérios que você deve avaliar antes de comprar um.

Tipos de andador para idosos

Na hora de escolher o andador é importante avaliar com qual modelo o idoso vai se adaptar melhor. A principal diferença entre eles é que alguns possuem rodinhas e outros não. A dificuldade do andador com rodinhas é que o idoso pode ter dificuldade para frear o andador, o que pode ser perigoso e resultar em acidentes.

Já o problema com o andador sem rodinhas é que ele precisa ser erguido do chão para se locomover. Alguns idosos podem ter dificuldade para usar esse equipamento ou simplesmente não ter força para levantar o andador, por mais leve que ele seja. Por isso cada pessoa deve avaliar qual é o melhor andador para si.

Os cinco modelos mais populares são:

  • o modelo dobrável articulado, 
  • dobrável fixo, 
  • dobrável fixo com rodas dianteiras, 
  • aqueles com quatro rodas 
  • e com assento. 

Alguns andadores possuem até cestinhas para auxiliar o idoso que precisa sair e levar alguns pertences. Vamos falar com mais detalhes sobre cada modelo:

Andador dobrável fixo

O andador dobrável fixo é um dos modelos mais utilizados. Com ele o usuário precisa levantar totalmente o andador do chão para movimentá-lo para frente e só então dar o próximo passo. Geralmente esse produto costuma ser leve para facilitar o manuseio.

O andador de alumínio da Mercur possui nove níveis de regulagem de altura e é dobrável por um só pino de ajuste. Ele suporta até 130kg e tem tamanho único, indicado para pessoas que têm entre 1,45m e 1,90m de altura.

Andador dobrável articulado

O andador articulado exige menos esforço que o andador fixo, pois permite que o usuário movimente somente um dos lados do andador para frente, acompanhando o movimento dos pés ao caminhar.

O andador articulado da Mercur tem duas barras centrais em aço que garantem maior segurança e resistência para o usuário. Ele também possui nove níveis de regulagem de altura e é dobrável por um só pino de ajuste. Além de suportar até 130kg e ter tamanho único.

Andador dobrável fixo com duas rodas

O andador fixo com duas rodas é bem versátil. Com esse modelo, o usuário pode escolher se é melhor usar o andador apoiando as ponteiras no chão ou deslizando as rodinhas. Essa última opção costuma tornar o deslocamento mais prático.

O andador fixo com rodas da Mercur também suporta até 130kg e tem tamanho único que é indicado para pessoas que têm entre 1,45m e 1,90m de altura. Assim como o andador articulado e fixo, esse modelo possui nove níveis de regulagem de altura.

Andador com quatro rodas e assento

O andador com quatro rodas e assento ainda pode ser encontrado com cestinha ou bolsas para o usuário guardar seus pertences. Esse modelo possui freios de segurança nas rodas e o assento costuma ter apoio para as costas para o conforto do idoso.

O andador quatro rodas flex da Mobil é totalmente dobrável, possui uma bolsa e assento em courvin. As quatro todas são de pneus maciços e vem com regulagem de altura do manete do freio. Ele é ideal para pessoas de até 1,85m de altura.

Onde posso comprar?

Você pode encontrar andador para idosos em lojas especializadas de produtos médicos. Nas lojas Maconequi você encontra diversos modelos. Agora que você já sabe como avaliar para saber qual é o melhor andador para idosos, corre para escolher o melhor pra você!

Deixar Um Comentário