Início>Cuidados com a saúde, Meia de Compressão, Prevenção, Produtos para Saúde, Qualidade de Vida>Meias de compressão preventivas: veja porque você deve usar

Meias de compressão preventivas: veja porque você deve usar

As meias de compressão são conhecidas como tratamento de diversas doenças. Mas, você sabia que, além de tratar, elas também podem prevenir? Pois é: o simples uso de uma meia compressiva pode evitar o aparecimento de diversos problemas circulatórios, como as varizes e a trombose.

As meias de compressão preventivas são especialmente indicadas para pessoas que permanecem muitas horas sem mobilidade nas pernas. Dois exemplos: as pessoas que trabalham sentadas em escritório; e passageiros em viagens muito longas. Mas também há outros.

Essas condições favorecem o surgimento de problemas circulatórios nos membros inferiores, como é o caso das varizes para quem fica muito tempo sentado no trabalho. Em resposta a isso, o uso diário de meias preventivas pode te proteger atuando na prevenção.

Quando devo usar as meias de compressão preventivas?

Diferente das meias para tratamento (de média e alta compressão), as preventivas não precisamo de recomendação de um médico. Elas são usadas para amenizar os sintomas de cansaço nas pernas e prevenir contra doenças vasculares.

Quando ficamos muito tempo sem exercitar as pernas, no médio e longo prazo, problemas de circulação podem surgir. Por isso, pessoas que trabalham muito tempo de pé ou sentadas na mesma posição costumam sentir uma sensação de peso e cansaço nas pernas no final do dia.

A maior função da meia preventiva (que são as de suave compressão) é auxiliar a circulação sanguínea e diminuir a pressão venosa nas pernas. Esse tipo de meia também ajuda no retorno venoso, ou seja, ajuda o sangue a subir das pernas até o coração de forma correta.

Por essa razão, esse tipo de meia acaba sendo indicado também para homens e mulheres que vão fazer viagens longas, independente do meio de transporte utilizado. As meias preventivas diminuem desconfortos como câimbra, dormência, formigamento e inchaço.

Qual é a diferença entre as meias de compressão para tratamento e as preventivas?

As meias de compressão para tratamento são aquelas que possuem média e alta compressão (entre 20-40 mmHg). Elas são indicadas para pacientes que já possuem algum problema de circulação nas pernas. Como a compressão é maior, ela é ainda mais eficiente no auxílio do retorno venoso. Além de trazer alívio para os sintomas de doenças venosas crônicas.

As meias de compressão preventivas são aquelas que possuem suave compressão (entre 10-20 mmHg). Elas são indicadas para pessoas que ainda não possuem nenhum problema venoso, como uma forma preventiva, de fato, e evitando desconfortos nas pernas, como já citamos no tópico anterior.

As meias de compressão para tratamento só devem ser utilizadas mediante prescrição médica, enquanto as meias preventivas podem ser usadas livremente por qualquer pessoa. Mas ainda assim, se você quiser obter um resultado certeiro, não deixe de consultar um profissional e confirmar se o uso da meia preventiva é o suficiente ou se no seu caso a compressão deve ser maior.

Como combater a sensação de cansaço nas pernas?

Pessoas com sobrepeso, sedentarismo, anemia e fumantes são as mais predispostas a sentir esse peso e cansaço nas pernas. Além do uso das meias de compressão preventivas, existem outros cuidados que devem ser tomados para evitar esses sintomas. Confira:

Praticar atividades físicas de forma regular e adequada

Os exercícios podem ser aeróbicos e de baixo impacto. Como ajudam na circulação sanguínea, essas atividades, além de evitar a sensação de cansaço nas pernas, diminuem também o inchaço.

Andar por cinco ou dez minutos a cada uma ou duas horas sem se exercitar

Apesar de ser uma dica difícil para quem tem uma rotina de trabalho, tirar um tempo para fazer essa caminhada pode ajudar muito a circulação do sangue.

Manter uma alimentação saudável para evitar o sobrepeso

A grande quantidade de sódio no organismo da pessoa com sobrepeso contribui para o acúmulo de líquido e gordura nos vasos sanguíneos, dificultando a circulação. Por isso combinar as atividades físicas com uma alimentação saudável é o ideal.

Em caso da persistência dos sintomas, um médico vascular deverá ser consultado para avaliar as causas. Muitas das vezes, alterações musculares, insuficiência das artérias ou neuropatia por diabetes podem surgir a partir dessa sensação de cansaço nas pernas.

Onde comprar minha meia de compressão preventiva?

As meias de compressão podem ser encontradas em diferentes tamanhos, modelos e cores. Divididas em meias masculinas e femininas, na loja Maconequi você pode encontrar a ideal para você. Porém, antes de comprar, você deve medir a sua perna para saber o tamanho certo para você!

Deixar Um Comentário