Início>Cuidados com a saúde, Meia de Compressão, Prevenção>Por que usar meias de compressão para viagem?

Por que usar meias de compressão para viagem?

Quem costuma fazer viagens longas e com frequência, seja de avião ou pela estrada, sabe como é ruim chegar ao seu destino com as pernas inchadas e doloridas. Esse desconforto é causado pelo longo período de tempo em que se passa sentado numa mesma posição.

Essa rotina pode afetar de forma ainda mais grave a circulação sanguínea, podendo causar uma trombose venosa profunda. Mas existem artifícios que podem ser usados para combater esse problema, um deles é o uso das meias de compressão para viagem.   

O que acontece quando ficamos muito tempo sentados?

Antes de falar sobre como as meias de compressão para viagem funcionam, vamos entender melhor sobre o que acontece na nossa corrente sanguínea quando ficamos muito tempo sentados numa posição só.

Quando as pernas ficam imóveis por longos períodos de tempo, os músculos da panturrilha ficam adormecidos. Esses músculos, quando em movimento, funcionam como uma “bomba” para jogar o sangue de volta para o coração.

Sabendo disso, a falta de movimentação da panturrilha pode fazer com que o sangue se acumule nas pernas (já que ele não foi bombeado para voltar). Esse sangue acumulado pode congelar e se tornar coágulos sanguíneos.

O risco do coágulo é que ele pode se soltar e entrar na corrente sanguínea, desenvolvendo o que chamamos de trombose venosa profunda. O coágulo solto pode causar ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC), embolia pulmonar e, em casos graves, até a morte.

Como as meias de compressão para viagem funcionam?

Agora que sabemos o que acontece na circulação sanguínea das pernas quando passamos muito tempo sentados, vai ser mais fácil compreender como as meias de compressão para viagem funcionam.

Essas meias são as que chamamos de meias preventivas. São aquelas de suave compressão (entre 10-20 mmHg) onde a meia é mais apertada próxima ao tornozelo e vai diminuindo a pressão conforme vai chegando ao joelho.

Dessa forma, as meias atuam literalmente empurrando o sangue pra cima e evitando que ele retorne ou se acumule no meio do caminho. Esse processo acontece também graças a pressão que diminui o diâmetro das veias, aumentando a velocidade com que o sangue se desloca.

As meias preventivas podem ser compradas sem prescrição médica, ao contrário das outras de média e forte compressão. Você pode se informar mais sobre isso no nosso post sobre a diferença entre as meias de compressão preventivas e as de tratamento.

Como melhorar a circulação sanguínea durante as viagens?

Além de usar as meias de compressão para viagem, existem outros métodos que ajudam na prevenção de problemas graves, como a trombose venosa profunda, decorrente da má circulação nas pernas. Se você for viajar por um período maior do que duas horas, você deve:

  • beber bastante líquido;
  • não consumir álcool durante a viagem;
  • caminhar a cada duas horas (pode ser ir ao banheiro e voltar ou dar andada no corredor);
  • não ingerir remédios para dormir;
  • esticar as pernas e erguê-las na altura do coração, se for possível, para estimular a circulação do sangue;
  • fazer exercícios com os calcanhares: com os pés apoiados no chão, movimente os calcanhares alternadamente pra cima e para baixo por cinco minutos (você pode fazer isso de hora em hora);
  • usar roupas confortáveis; e
  • colocar as bagagens de mão em um compartimento específico para ter espaço para esticar as pernas.

Cuidados com as meias de compressão para viagem

Quer adquirir uma meia de compressão para usar na sua próxima viagem? Nas lojas Maconequi temos vários modelos disponíveis, incluindo cores diversas e meias com tecnologia que impede os odores desagradáveis.

Mas antes de adquiri-las, é importante saber que existem alguns cuidados que você precisa ter com o produto para garantir uma melhor durabilidade e efeito desse tipo de meia. Confira a lista a seguir:

  • a lavagem pode ser feita em máquina de lavar, porém em uma temperatura máxima de 40ºC e no programa suave;
  • deve ser utilizado apenas detergentes suaves, evitando alvejantes e amaciantes pois estes podem bloquear os poros e ofuscar a superfície das fibras;
  • cloro também não deve ser utilizado;
  • não deve deixar que as meias sequem ao sol ou em aquecedores, o ideal é que seque na sombra ou em máquinas de secar em programação suave;
  • não deve se lavar a seco; e
  • não é recomendado passar a ferro.

 

 

Deixar Um Comentário