Meia de compressão pós-operatório? Entenda
>>Meia de compressão pós-operatório? Entenda

Meia de compressão pós-operatório? Entenda

Por |2019-10-02T15:28:19+00:0010/07/2019|Meia de Compressão|0 comentários

Médicos costumam recomendar o uso de meia de compressão pós-operatório especialmente para cirurgias ortopédicas, cardíacas e de varizes. Essa recomendação tem o objetivo de evitar algumas complicações cardiovasculares, como trombose e edema, e costuma durar pelo menos 30 dias. 

Nesse texto, abordaremos questões relativas a: 1) quanto tempo usar a meia de compressão. 2) Os motivos pelos quais se deve usar. 3) Funções da meia de compressão. 4) E qual meia usar.

Quanto tempo usar a meia de compressão após a cirurgia?

A resposta para essa pergunta, é claro, varia. Em cirurgias mais simples, em que o paciente volta logo a ter uma vida normal, o tratamento pode ser curto, por 30 dias. Em cirurgias mais complexas, o uso das meias de compressão podem durar bem mais, até três meses. Para cada caso, o médico é o responsável por indicar o tratamento.

O uso de meia de compressão depois de uma operação tem a função preventiva de evitar uma trombose. Como em casos extremos a trombose pode matar, todo cuidado é pouco, portanto, o uso das meias precisa ser encarado como um tratamento para a recuperação pós-cirúrgicas.

A Dra. Thayane Guimarães, angiologista e cirurgiã vascular, em resposta ao site Doctoralia.com recomenda o uso de meias de compressão por 30 dias após a operação de varizes. Já o Dr. Cyrillo Cavalheiro, em entrevista ao site de Drauzio Varella recomenda que o uso se estenda *por 15 dias após a recuperação total.

Além da trombose, o tratamento compressivo também ajuda a evitar ou amenizar o aparecimento de edemas depois de um procedimento cirúrgico. Já como fator de prevenção, é comum usar meia de compressão para varizes. Veja como evitá-las.


Imobilidade é um fator causador de trombose

A resposta do Dr. Ciryllo Cavalheiro leva em conta a recuperação do paciente para determinar o tempo de uso das meias. Isso ocorre porque a limitação de movimentos é o principal fator causador das tromboses depois das cirurgias. Conforme o paciente volta a ter uma vida normal e se movimentar, diminui o risco de desenvolver a doença.

Além desse fator, durante a cirurgia, o cirurgião pode ser obrigado a manusear muito próximo de vasos e comprimir determinada veia. Isso também aumenta o risco de uma trombose. Por isso, é imprescindível que o paciente siga estritamente o que for recomendado.

Como funcionam as meias de compressão

Para conseguir entender bem a importância das meias de compressão pós-cirúrgicos, é necessário compreender como funcionam as meias. Elas são, normalmente, indicadas para pessoas que trabalham em pé ou sentadas e, portanto, passam muitas horas nessa posição. 

Permanecer tanto tempo assim nessas posições interfere diretamente no fluxo sanguíneo dessas pessoas. Por estarem na posição vertical, o sangue encontra grande facilidade para descer até os membros inferiores, mas ao mesmo tempo, sofre resistência para retornar ao coração.

A falta de exercícios físicos durante o tempo em que permanecem nessa posição também contribui para a má circulação. Isso acontece porque a contração dos músculos da perna é importante para que o sangue flua melhor.

As meias, com a sua função compressiva, compensam essa falta de força para o sangue subir. Ao apertarem a musculatura das pernas, elas literalmente empurram o sangue para cima, em direção ao coração.

Qual meia usar depois de uma cirurgia?

Essa também é uma resposta que só virá de forma definitiva por meio de um médico especialista. As principais fabricantes já produzem meias de compressão pós-cirúrgico, específicas para serem usadas depois de cirurgias, são as meias antitrombo. No entanto, é o médico que recomenda a compressão ideal.

As meias de compressão são divididas por faixa de compressão, identificadas pela unidade de medida mmHg (veja o que significa o mmHg nas meias de compressão). Quanto maior o número de mmHg, mais apertada ela é, e cada compressão serve a um propósito diferente. Por isso, cada paciente terá uma recomendação de acordo com seu caso.

Existem também as meias que são colocadas em apenas uma das pernas, que também são voltadas para tratamentos de edemas e tromboses.

Compre online sua meia de compressão

Já pensou em comprar a sua meia de compressão pela internet? Na Maconequi, temos os melhores modelos de meias dos principais fabricantes. E o melhor: com os menores preços. Além disso, fazemos entregas em todo o país.

Conheça a nossa loja virtual!

Deixe seu comentário