Qual a melhor meia de compressão para trombose?
>>Qual a melhor meia de compressão para trombose?

Qual a melhor meia de compressão para trombose?

Por |2019-11-28T14:48:05+00:0031/07/2019|Meia de Compressão|0 comentários

É cada vez mais comum o uso de meias de compressão para trombose. A procura pelas meias elásticas acontece principalmente para uso em longas viagens, quando aumentam as chances de desenvolver uma Trombose Venosa Profunda (TVP). Mas essa não é a única ocasião: há meias de compressão para gestantes, meias esportivas e muitas outras.

Na loja da Maconequi, existem diversos modelos e marcas indicadas para esse tipo de prevenção. Nesse texto, vamos explicar como funcionam as meias de compressão na prevenção da trombose e como escolher o melhor modelo para você.

Trombose Venosa Profunda

A Trombose Venosa Profunda é uma doença que demanda um cuidado muito grande pode ter consequências graves. Nos casos extremos, ela pode causar uma embolia pulmonar e, em decorrência disso, levar à morte. 

A TVP é causada pela formação de um coágulo (também chamado trombo) no interior das veias profundas das pernas, principalmente na panturrilha. Em alguns casos, esses coágulos também podem se formar nas coxas ou até nos membros superiores, mas são raras essas exceções.

  1. Quando o sistema circulatório está comprometido, as veias ficam dilatadas.
  2. Em uma veia dilatada, os mecanismos de retorno sanguíneo não funcionam adequadamente.
  3. A válvula que deveria impedir o retorno sanguíneo não consegue conter todo o sangue.
  4. Esse sangue fica acumulado nas veias e pode desenvolver problemas venosos.

Veja no vídeo.

 

Esse é um dos casos em que pode surgir um coágulo no sistema venoso. Mas isso pode acontecer também em veias saudáveis. A principal causa da é a permanência em uma mesma posição por um longo período de tempo.

Isso acontece bastante em longas viagens. Quando você fica muito tempo na mesma posição, seu sistema circulatório deixa de funcionar da maneira adequada. Por isso a importância de usar uma meia de compressão para evitar a trombose.

Como se prevenir da trombose

Meia de Compressão para Varizes

Se você tem mais de 40 anos, é obeso, usa anticoncepcionais, pratica poucos exercícios, fuma ou está grávida, você tem mais chances de desenvolver uma trombose. Além desses fatores, há ainda o genético. Se você possui histórico de TVP na família, é importante redobrar os cuidados.

Também são fatores de risco:

Por isso, para reduzir as chances de desenvolver a doença, é importante manter o peso dentro dos limites saudáveis e praticar atividades físicas com regularidade. De uma forma geral: mantenha uma vida saudável.

E o uso de meias de compressão para trombose?

 

Por se tratar de um problema relacionado ao sistema circulatório, as meias de compressão podem ajudar a evitar a trombose venosa profunda

Os coágulos nas veias profundas se formam quando o sangue das pernas encontra dificuldade de retornar ao coração. E isso acontece quando ficamos muito tempo na mesma posição, seja em pé ou sentado. Esse risco é maior para as pessoas que trabalham em algumas profissões específicas. Por exemplo:

  • secretárias;
  • garçons;
  • seguranças;
  • comerciantes;
  • cabeleireiros;
  • motoristas;
  • e pessoas que trabalham muito tempo sentado à frente do computador.

Uma meia de compressão para trombose atuam auxiliando o retorno sanguíneo. Por serem mais apertadas nos calcanhares, elas literalmente empurram o sangue para cima. Com menos sangue parado ou circulando lentamente pelas veias, diminuem muito as chances do aparecimento de um coágulo.

Afinal, qual meia usar para a trombose?

Um médico angiologista é o único capaz de responder com precisão qual a melhor meia de compressão para cada paciente. Os níveis de compressão variam de acordo com a gravidade da doença venosa, com exceção das meias de compressão para prevenção (10-20 mmHg). 

Suave compressão

Aos pacientes que não apresentam nenhum sintoma de doença venosa, e pretendem fazer uma longa viagem, por exemplo, normalmente são indicadas as meias de prevenção, com compressão entre 10-20 mmHg.

Média compressão

Na maior parte dos casos, quando o paciente já sente os sintomas, os médicos costumam recomendar as meias de média compressão (23-30 mmHg). São os casos pós-trombose com edema leve e prevenção de TVP e edema.

Alta compressão

Há ainda os edemas pós-traumáticos graves e a síndrome pós-trombose grave. Nesses casos, o especialista precisa avaliar se a compressão deverá ser de 30-40 mmHg ou acima de 40 mmHg.

Compre sua meia de compressão online

Procure uma loja de meias de compressão que tenha uma grade ampla de opções. Isso vai facilitar muito na escolha do seu modelo. As meias de compressão possuem muitas variações, de cor, tamanho, compressão e modelo. 

Por isso, quando maior a quantidade de opções oferecida pela loja, maior a chance de você encontrar a meia que foi receitado ou um modelo que agrade seu gosto.

A Maconequi trabalha com as melhores marcas de meia de compressão para trombose. Conheça nossa loja virtual!

Deixe seu comentário