Início>Meia de Compressão>Meia de compressão para gestante: como funcionam?

Meia de compressão para gestante: como funcionam?

Por |2020-02-14T09:28:22-03:0010/07/2019|Meia de Compressão|0 Comentários

A gestação é o momento mais especial na vida de muitas mulheres. Mas, junto da sensação de carregar dentro da barriga a pessoa mais especial do mundo, vem também alguns desconfortos conforme as semanas passam.

É comum sentir dor nos pés e nas pernas e problemas de circulação. As pernas ficam cansadas e pesadas, principalmente no fim do dia. Como tratamento para esses sintomas, os médicos costumam recomendar meia de compressão para gestante.

Mas será que ela realmente funciona? A seguir, vamos explicar como ela age para aliviar esses sintomas, a partir de qual mês deve-se começar a usar, quais os modelos indicados e muito mais.

Quando usar meia de compressão na gravidez

Os problemas circulatórios começam a gerar maior incômodo a partir do quarto ou quinto mês de gestação, mas isso pode variar de mulher para mulher. No entanto, como as meias compressivas para gestantes fazem parte de um tratamento que também é preventivo, você pode começar logo no início da gestação.

O correto é que a meia seja recomendada pelo seu médico, pois só ele saberá dizer com precisão qual nível de compressão você deverá usar. Vale lembrar que as meias elásticas são divididas em três níveis principais de compressão:

  • meias de suave compressão (15-20mmHg);
  • meias de média compressão (20-30mmHg); e
  • meias de alta compressão (30-40 mmHg).

Caso você escolha uma meia com a compressão menor do que o necessário, ela pode não surtir o efeito desejado. Se a compressão for maior, outros problemas podem aparecer. 

Qual a melhor meia de compressão para gestante

São vários os modelos de meias de compressão, desde as que cobrem apenas a panturrilha, até a meia calça. Dentre as opções está a meia de compressão para gestante, que é do comprimento de uma meia calça, mas com um tamanho especial para acomodar a barriga.

As principais fabricantes possuem um ou mais modelos de meias de compressão para grávidas. O ideal é comprar esses modelos, específicos para essa condição, mesmo no início da gravidez, afinal, ela certamente será usada até um pouco depois do nascimento.

Meias com efeitos climáticos

Um fator negativo do uso das meias de compressão para a gestação é o calor. No entanto, já existem modelos que minimizam os efeitos climáticos e tornam o uso bem mais confortável, mesmo no verão.

Por que as gestantes apresentam problemas de circulação?

Varizes, pernas pesadas, tornozelos e pés inchados são problemas que podem atingir qualquer pessoa, mas eles aparecem com frequência bem maior nas gestantes.

Isso acontece porque durante a gravidez o volume de sangue circulando no corpo pode aumentar em até 50%. Isso mesmo: de uma média de 4,5 litros, uma mulher grávida pode passar a ter até 6,7 litros. Com isso, aumentam as chances de surgirem problemas de circulação. 

Como funcionam as meias de compressão?

Quando estamos com as pernas para baixo, ou seja, em pé ou sentados, a gravidade empurra o sangue para baixo, ajudando-o a chegar às pernas. Na hora de subir, no entanto, o fluxo encontra dificuldades.

Isso é ainda mais grave para pessoas que passam muitas horas do dia na mesma posição, como quem trabalha em escritório, por exemplo. As meias de compressão, ao pressionarem as nossas pernas, dão um empurrãozinho para o sangue subir e retornar ao coração.

Sem ela, o sangue fica retido ou circula bem devagar nos vasos sanguíneos. Essa condição é o que faz a pessoa sentir a perna pesada e, em casos mais graves, faz surgir as varizes.

Como escolher sua meia de compressão para gestante

Apesar de bastante necessária e totalmente recomendada, é preciso ter atenção na compra da sua meia de compressão. O primeiro passo, como já foi dito, é a consulta com o seu médico. Só ele saberá dizer qual o melhor modelo de meia.

Outro ponto no qual é preciso ficar atento, caso você deseje aproveitar a comodidade de comprar pela internet receber seu produto em casa, é o tamanho da sua meia. É preciso medir muito bem três partes da sua perna para comprar o tamanho correto.

Entenda melhor na tabela abaixo ou, se quiser uma explicação mais detalhada.

Tabela de medições meia de compressão

Outro passo é escolher uma marca e uma loja confiável, de preferência com uma grade bem ampla de opções, para que você encontra seu modelo ideal de meia de compressão. Em casos de comprar pela internet, conheça a nossa loja e veja os nosso modelos de meia de compressão. Temos frete grátis para todo o Brasil nas condições descritas no banner. Basta clicar na imagem.

Deixar Um Comentário