Início>Meia de Compressão>Meia de compressão esportiva realmente funcionam?

Meia de compressão esportiva realmente funcionam?

Por |2020-02-13T17:23:58-03:0010/07/2019|Meia de Compressão|0 Comentários

Na busca por melhor performance e menor quantidades de lesões, muitas pessoas estão usando meia de compressão esportiva. Se a prática de exercícios faz parte da sua rotina, você certamente já ouviu falar delas e talvez já tenha se perguntado se elas realmente ajudam no seu desempenho. 

Há alguns estudos que apontam para sua atuação de forma muito eficiente na recuperação muscular. Outros, sugerem até um aumento de performance. 

Nesse texto, eu reuni alguns benefícios que são relatados por quem faz uso das meias esportivas e também algumas desvantagens do seu uso. É importante dizer que ainda faltam estudos conclusivos que comprovem a eficácia das meias na melhora do desempenho esportivo, mas já há um consenso da sua atuação na recuperação muscular.

Meia de compressão esportiva reduz vibrações

Quando você está correndo, seja de forma profissional ou amadora, seus músculos recebem seguidos impactos, a cada passo que você dá. Além do cansaço provocado pelo esforço muscular, existe um detalhe muito pontual no qual as meias de compressão atuam.

Todas as vezes que seu pé toca o chão, o impacto faz seus músculos vibrarem. Em seguida, a musculatura precisa se contrair rapidamente, para dar sequência à corrida e um novo passo.

Conter essa vibração e logo se contrair novamente exige bastante força. Em sequência, passo após passo, por um longo período de tempo, essa condição aumenta bastante o desgaste ao longo da corrida. Reduzir isso pode fazer com que você se canse bem menos.

meia de compressão esportiva atua justamente nesse problema. Por serem bastante apertadas, elas reduzem a vibração dos músculos durante a sua corrida. Com ela, o atleta cansa menos, se desgasta menos e, consequentemente, reduz a probabilidade de contusões.

Meias esportivas evitam lesões

Quem pratica esportes com regularidade precisa estar sempre atento ao risco de lesões. Um único vacilo pode te deixar parado por semanas, ou até por meses, e as meias esportivas podem ajudar. Para explicar a atuação das meias na prevenção de lesões, vou trazer um exemplo muito bom que o fisioterapeuta Marcel Sera, do site Ativo.comusa. 

Imagine 20 canudos juntos, em pé, um bem próximo do outro, dispostos em uma área circular; pense também em um prato pesado apoiado em cima desses canudos. Em um primeiro momento, a força de todos os canudos juntos sustentaria o prato, mas logo algum dos canudos iria ceder, provocando um efeito cascata e eles amassariam.

Se a mesma quantidade de canudos estivesse presa com um elástico em volta (não muito apertado), o resultado seria outro e eles teriam uma resistência bem maior ao peso do prato. 

Pois o efeito das meias de compressão nos músculos da sua perna é semelhante à função do elástico nesse exemplo, atuando na prevenção e no tratamento de algumas lesões.

Meias de compressão em outros esportes

As meias de compressão no mundo esportivo ficaram mais conhecidas por quem pratica corrida, principalmente provas de longas distâncias, nas quais o desgaste muscular é muito grande. Mas os benefícios observados fez com que o acessório fosse levado também a outros esportes.

Leia também: Como funciona a meia de compressão masculina?

Meia de compressão para Crossfit

No Crossfit, diferente da corrida, a exigência dos músculos não é concentrada nas pernas. Por isso, além da meia de compressão esportiva, quem pratica esse esporte usa também outras peças de compressão. 

A função da meia de compressão para crossfit e dos demais acessórios de compressão é prevenir lesões e acelerar a recuperação dos músculos, de forma semelhante ao que ocorre com os corredores.

Meia de compressão para ciclismo

Outro esporte no qual as roupas compressivas são muito utilizadas é o ciclismo. Diferente da corrida e do crossfit, existem alguns estudos que ajudam a entender melhor seus efeitos. A primeira lição que tiramos deles é que usar meias de compressão não é crucial para um ciclista ter um desempenho melhor. 

Por outro lado, se na performance esportiva os resultados são poucos significativos, há indícios de melhora na recuperação muscular com o uso de meia de compressão para ciclismo. 

Desvantagens do uso da meia de compressão esportiva

O primeiro ponto a destacar é a falta de estudos realmente conclusivos que referendem a melhora no desempenho esportivo. Mesmo assim, a falta dessas evidências não faz delas necessariamente prejudiciais. Além disso, existem também algumas desvantagens práticas, relacionadas ao uso.

Há três pontos principais a respeito:

  1. quanto mais alta a meia, mais quente ela fica, o que gera desconforto para o atleta;
  2. elas têm um custo elevado, principalmente para amadores; e
  3. o fator mais relevante: conforme o corpo se adapta a praticar exercícios com a compressão das meias agindo, é possível que ele se adapte a isso e perca performance quando estiver sem ela. 

Para que essa possível perda de desempenho não te afete no longo prazo, o recomendado por quem costuma usar as meias de compressão é alternar a prática de exercícios com e sem ela. Assim, você evita condicionar seu corpo a ela e evita ter prejuízos com esse malefício.

Conheça os melhores modelos de meias esportivas

A produção de uma meia de compressão requer bastante tecnologia. As fibras utilizadas na sua fabricação possuem cada vez mais qualidade e resistência, e para que a compressão aconteça de forma graduada — mais apertada no tornozelo — e eficiente, ela precisa ser de uma marca confiável.

Na nossa loja de meias de compressão, você encontra produtos das melhores marcas de meias de compressão. Descubra agora mesmo qual é o modelo ideal para você!

 

Deixar Um Comentário