Início>Cuidados com a saúde>Qualidade de Vida>Cadeira de rodas: largura e outras medidas que você precisa saber

Cadeira de rodas: largura e outras medidas que você precisa saber

Por |2020-08-05T14:34:32-03:0023/06/2020|Qualidade de Vida|0 Comentários

A cadeira de rodas é fundamental no dia a dia de milhares de portadores de necessidades especiais ou de pessoas que apresentam restrições de mobilidade temporárias. 

No entanto, uma cadeira de rodas inadequada pode causar muito desconforto: dores, problemas musculares, cansaço e má postura. Assim, é importante tomar alguns cuidados na hora da compra, como por exemplo a largura da cadeira de rodas.

A seguir, ensinamos como calcular a largura ideal da cadeira de rodas e também outras medidas que fazem toda a diferença. Acompanhe! 

Como calcular a largura ideal da cadeira de rodas

A princípio, pode parecer que uma cadeira de rodas mais larga é sempre a melhor opção, no entanto não é bem assim que funciona. 

O ideal é medir o quadril do usuário e acrescentar dois centímetros nessa medida. Com isso, o usuário terá um melhor posicionamento na cadeira. Considere também que a cadeira de rodas deve passar pelas portas de casa sem dificuldade e que ela terá mais 20 cm somando as duas rodas.

Considerando a imagem acima, a linha (A) representa a largura do quadril do usuário, a linha (B) representa a largura do assento e a linha (C) representa a largura total da cadeira contanto com as duas rodas.

Então, vamos ao exemplo: o usuário que tem 36 cm de quadril (A) irá precisar de um assento com aproximadamente 38 cm (B). Acrescentando 20 cm da largura das rodas, a cadeira terá um tamanho total de 58 cm (C).

Outras medidas importantes da cadeira de rodas

Profundidade do assento

Outra medida importante, já que dá a dimensão do espaço que a pessoa tem para se sentar é a profundidade do assento. 

Para determiná-la, tire a medida da parte de trás do quadril até a parte de trás do joelho da pessoa, enquanto está sentada, e subtraia dois centímetros.

Altura do encosto 

Aqui a altura do encosto vai depender do controle do tronco e da força dos braços.

  • Total controle do tronco: cadeira com encosto mais curto, que vá até a escápula. 
  • Controle do tronco, mas não tem força nos braços: cadeira com encosto até às axilas. 
  • Sem controle do tronco: cadeira com encosto até as axilas e com cinto de segurança.

Existem ainda versões com encosto mais alto e até mesmo recicláveis, ideias para casos específicos. 

Tamanho e altura do apoio de braço 

As opções de tamanhos de apoio de braços variam entre P, M ou G e a altura ideal vai depender das necessidades do usuário. 

Comprimento e estilo do apoio para os pés

O apoio para os pés deve garantir que o usuário não fique com as pernas balançando, mas que também não sejam empurradas para cima. Para determinar o comprimento ideal do apoio para os pés, meça a distância entre a parte de trás do joelho e o calcanhar.

Já os pacientes que sofrem de edema, inchaço ou lesão devem escolher um modelo de cadeira de rodas que permita a extensão e elevação das pernas.

Peso da cadeira de rodas

Outro fator que não pode ser negligenciado. Considere que cada cadeira é desenvolvida para acomodar um limite de peso. Assim, quando for escolher uma cadeira de rodas, leve em consideração o peso do usuário.

Cuidados na hora da compra da cadeira de rodas

Na hora de comprar uma cadeira de rodas, é importante estar atento a todas essas medidas e também às necessidades específicas do usuário. Por isso, é imprescindível conversar com o médico para que ele possa indicar o melhor modelo. 

Agora que você já sabe como descobrir o tamanho correto da cadeira de rodas, visite nosso site para ver as  diferentes opções disponíveis. E se quiser saber mais sobre o assunto leia Cadeira de rodas: conheça os tipos e descubra a melhor opção aqui no nosso blog.

Deixar Um Comentário