Mau hálito: descubra o que causa e como acabar com o bafo

| |

Segundo pesquisas, cerca de 25% das pessoas sofrem com algum tipo de halitose, ou seja, possuem mau hálito ou o popular bafo. O problema tem diversas causas, sendo que algumas delas são muito sérias. Por isso, nada melhor do que se informar sobre elas.

Confira agora este nosso novo artigo e fique por dentro do assunto.

Boa leitura!

Causas do mau hálito

As principais causas do mau hálito são:

1. Partículas de alimentos na boca

Alguns alimentos como alho, cebola e outros ingredientes com cheiro forte podem deixar partículas na sua boca e língua, e isso causa mau hálito após as refeições.  

2. Boca seca

Alguns hábitos como fumar e respirar pela boca, bem como alguns medicamentos podem contribuir para a redução do fluxo de saliva. E a boca seca faz com que as bactérias permaneçam na língua, causando o mau hálito.

3. Problemas dentais

O mau hálito, em muitos casos, pode ter como causa uma doença na gengiva (periodontal) ou cáries nos dentes. Os problemas dentais fazem com que as bactérias se infiltrem nas lesões de cárie ou nas bolsas periodontais causadas pela doença periodontal e isso traz mau hálito. 

4. Condições médicas

Algumas doenças, principalmente aquelas que afetam os seios da face, passagens nasais e garganta, podem resultar em halitose. Por exemplo, crianças com mau hálito podem estar resfriadas ou com sinusite. No mais, o problema pode indicar doenças no fígado e no rim.

Como acabar com o mau hálito

Veja agora algumas dicas para se livrar de uma vez por portas do mau hálito.

1. Escove os dentes e use o fio dental regularmente

Escove seus dentes pelo menos três vezes ao dia, e passe o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Dessa forma, você remove os restos de alimento que ficam presos entre os dentes e a linha da gengiva e podem causar halitose.

2. Limpe sua língua

A língua também deve ser limpa regularmente, já que é um viveiro de bactérias, células mortas e restos de comida. E para uma limpeza eficaz use sua escova de dente ou um limpador de língua.

3. Hidrate-se com frequência

Como você já sabe, boca seca também causa mau hálito, certo? E para evitar isso é necessário beber bastante água ao longo do dia para ajudar a estimular a produção de saliva.

4. Tenha atenção com os alimentos que ingere 

Além de evitar alimentos que causam mau hálito, como alho e cebola, por exemplo. Preste atenção na sua dieta. Dietas ricas em proteínas e baixas em carboidratos podem ser boas para sua saúde, mas deixam um mau odor na sua boca. Isso acontece porque não comer carboidratos o suficiente pode fazer seu corpo queimar gordura ao invés de açúcar, o que causa halitose.  

5. Visite seu dentista regularmente

Se você tem bons hábitos de higiene bucal e uma dieta equilibrada, talvez seja a hora de visitar seu dentista e checar se existe algum problema dentário mais sério. 

Essas são boas práticas que podem acabar com o mau hálito, porém se nada disso funcionar, pode ser uma boa ideia procurar um clínico geral para descartar qualquer problema de saúde.

Viu só como é simples acabar com o mau hálito? Não tem porque ficar passando vergonha com algo tão corriqueiro. Siga nossas dicas, converse com seu médico e conquiste um hálito fresco.

E para mais dicas de saúde e bem-estar, continue acompanhando o blog da Maconequi.

 

Anterior

Como escolher a melhor escova de dente para você?

Como aliviar dores nas articulações? Confira 7 dicas aqui

Próximo

Deixe um comentário