Veja qual material descartável não pode faltar no kit de primeiros socorros
>, Equipamentos, Prevenção, Profissionais da Saúde>Veja qual material descartável não pode faltar no kit de primeiros socorros

Veja qual material descartável não pode faltar no kit de primeiros socorros

Nunca dá para prever quando uma emergência vai acontecer. Afinal, é comum estarmos expostos todos os dias a situações que podem nos fazer precisar de cuidados médicos mesmo dentro de casa. É justamente por isso que ter um kit de primeiros socorros em mãos é sempre a melhor alternativa para sanar ou pelo menos controlar a situação até que haja um atendimento profissional.

Contudo, você já sabe que tipo de material descartável deve compor o seu kit de primeiros socorros? Foi justamente pensando em ajudá-lo a encontrar os itens certos que preparamos este post. Acompanhe!

Por que ter um kit de primeiros socorros em casa?

Como já mencionamos, ter uma reserva de itens de primeiros socorros é fundamental para prevenir ou controlar situações de emergência. Assim, você garante estar preparado para agir no caso de vários tipos de acidentes — como queimaduras, picadas, pancadas, quedas etc.

Embora nos dias de hoje um kit de primeiros socorros possa ser comprado pronto em farmácias, uma dica interessante é prepará-lo você mesmo de acordo com a necessidade dos moradores — como idosos, que precisam de cuidados especiais, e crianças, por exemplo.

Vale lembrar, no entanto, que para preservar esses materiais e evitar que eles causem qualquer mal, é importante adotar alguns cuidados, como mantê-los longe do alcance de crianças, pois elas ainda não têm discernimento para lidar com certos produtos. Além disso, estabeleça uma rotina de conferência da validade e reposição dos itens descartáveis que forem acabando.

Qual tipo de material descartável deve compor o kit?

Materiais para curativos

Um bom curativo é essencial para proteger a área machucada de infecções ou contaminação, além de ajudar no processo de cicatrização do ferimento. Assim, um kit de primeiros socorros deve conter:

  • gaze esterilizada: um dos itens mais importantes para fazer curativos, já que é responsável por cobrir todo o ferimento e ajudar a estancar eventuais sangramentos;
  • esparadrapo: os esparadrapos conferem mais durabilidade aos curativos, pois fixam a gaze na pele para que não se solte quando a pessoa se movimentar;
  • algodão: esse produto é importante para realizar a limpeza do ferimento antes mesmo de fazer o curativo. Os mais indicados são aqueles arredondados, que não deixam fiapos presos ao machucado.

Luvas descartáveis

Usar luvas é imprescindível para lidar com qualquer tipo de ferimento. Isso porque elas funcionam como barreiras protetoras, evitando contaminações e a disseminação de micro-organismos. O ideal é optar por aquelas sem látex, uma vez que protegem do contato direto com sangue e outros fluídos corporais.

Demais materiais de manuseio

Esses materiais descartáveis não têm poder de cicatrização, mas, assim como as luvas, são cruciais no momento de fazer um curativo. Entre eles, você deve contar com:

  • agulhas esterilizadas: para fazer suturas;
  • pinças: para retirar algum objeto do ferimento, no caso de cortes com vidro, por exemplo;
  • tesoura sem ponta: para cortar os esparadrapos, gazes ou ataduras.

Esses foram os principais tipos de material descartável para compor um kit de primeiros socorros. Como você pôde perceber, estar devidamente preparado para as emergências é algo que precisa ser feito por todos nós. Para montar o seu kit e estar sempre prevenido, não deixe de incluir os itens citados no post e de fazer a devida reposição para que nada falte.

Já montou o seu kit de primeiros socorros em casa? Quais dos materiais listados fazem parte dele? Deixe o seu comentário e participe da conversa!

Deixe seu comentário