Está em busca de livros sobre Alzheimer? A doença, mundialmente conhecida por ser uma das doenças mais comuns em idosos, costuma se agravar com o tempo e não apresenta cura.

Por essa razão, muitos profissionais de saúde estão procurando se especializar no tema, com a finalidade de oferecer um acompanhamento mais humano e eficaz aos pacientes. Como a complicação é repleta de particularidades, vale conferir alguns conteúdos exclusivos e, assim, identificar quais questões merecem atenção redobrada.

Pensando nisso, criamos este post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, desde as principais informações sobre o Alzheimer, até alguns livros obrigatórios. Continue a leitura e descubra!

Tudo sobre o Alzheimer

Quem atua na área da saúde provavelmente já ouviu falar sobre o Alzheimer. Trata-se de uma doença neuro-degenerativa e responsável por matar as células cerebrais, afetando a memória do paciente e diminuindo as suas capacidades de relacionamento e trabalho.

Tudo começa com o surgimento de falhas na memória recente. Um exemplo disso são as pessoas que não conseguem se lembrar do que comeram no almoço. Ou, então, se tomaram banho pela manhã. Com o tempo, o cenário vai se agravando, comprometendo o aprendizado, a compreensão e a comunicação do indivíduo.

No estágio mais avançado, o paciente fica dependente da ajuda de terceiros, precisando de acompanhamento para realizar as tarefas básicas, como escovar os dentes ou ir ao banheiro.

[rock-convert-pdf id=”13071″]

Causas

A causa da doença ainda é desconhecida. Para alguns especialistas, essa complicação pode ser resultado de uma combinação de fatores genéticos, hábitos e o meio ambiente que, juntos, conseguem afetar o cérebro do indivíduo com o passar dos anos.

Tratamento

Não há um tratamento de cura para o Alzheimer, mas, sim, alguns medicamentos que conseguem minimizar a evolução da doença. Em geral, os médicos costumam receitar comprimidos para demência, que proporcionam resultados mais satisfatórios no estágio inicial da condição.

4 livros para conhecer mais sobre a doença

Felizmente, existem livros sobre o Alzheimer que ajudam quem deseja se aprofundar e auxiliar pessoas que estão sofrendo da doença. Abaixo, listamos os principais. Veja:

1. O lugar Escuro, de Heloísa Seixas

‘O Lugar Escuro’ narra a história real da própria autora, que acompanhou toda a doença de Alzheimer vivida pela mãe. Durante a leitura, é possível notar as mudanças de personalidade, bem como as alterações na rotina vivida pela paciente. É uma excelente história para entender as minúcias da complicação e se inspirar com a força da filha, que conseguiu enfrentar, emocionalmente, os danos cotidianos da sua mãe.

2. Para sempre Alice, de Lisa Genoveva

Escrito por Lisa Genoveva, ‘Para sempre Alice’ é um livro que deu origem ao filme do mesmo nome. Lançado em 2014, o longa teve como protagonista  a atriz Julianne Moore. Na história, Alice Rowland é uma pesquisadora que começa a apresentar sintomas de Alzheimer precoce, por volta dos seus 50 anos. Com o diagnóstico, a personagem, assim como a sua família, começam viver o desafio dessa nova realidade.

3. Doença de Alzheimer — O Guia Completo, de Judes Poirier

O Livro ‘Doença de Alzheimer — O Guia Completo’ é considerado o material básico para quem deseja conhecer o tema. Durante a leitura, você descobrirá as principais formas de prevenir a doença, bem como os tratamentos que mais têm sido utilizados na atualidade. O autor ainda oferece dicas de hábitos que facilitam o dia a dia dos portadores da complicação e mostra algumas pesquisas que estão sendo realizadas por especialistas em busca da cura.

4. Onde estou?, de Darcy Brito

O livro ‘Onde Estou?’, escrito por Darcy Brito, conta a história de Avani. Ao longo dos dias, a personagem começa a apresentar dificuldades para se lembrar de atividades simples da sua rotina. Os esquecimentos vão ficando constantes e, com o passar dos meses, a protagonista entra em um questionamento profundo: ela estaria doente ou somente vivendo as consequências de um estilo de vida moderno? Vale a pena ler!

Viu só? O que não faltam são livros sobre Alzheimer para quem deseja conhecer a fundo essa doença.

Agora que você já está por dentro do assunto, aproveite o momento para saber mais sobre a perda de coordenação motora.