Início>Cuidados com a saúde>Qualidade de Vida>Lesão muscular: o que é, como evitar, fatores de risco e mais!

Lesão muscular: o que é, como evitar, fatores de risco e mais!

Por |2019-12-26T11:19:02-03:0015/12/2017|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|0 Comentários

Praticar atividades físicas é essencial para preservar a saúde e garantir a longevidade aliada à qualidade de vida. Entretanto, é comum que esses exercícios causem lesão muscular. E isso pode atingir tanto atletas amadores quanto profissionais.

Até mesmo atividades cotidianas não relacionadas à prática esportiva podem danificar os músculos e causar incapacidade. A boa notícia é que a lesão muscular pode ser prevenidas.

Quer saber como? Continue lendo o nosso post!

O que é a lesão muscular?

Os exercícios físicos causam pequenas rupturas nos músculos que são reparadas em, no máximo, 3 dias. A formação de cicatrizes é o princípio da hipertrofia, ou seja, promove o aumento da massa muscular.

Quando é exigido esforço demasiado do músculo, podem ocorrer lesões mais graves. Mas não é apenas o excesso de atividade física que causa danos musculares. Uma sobrecarga momentânea durante um exercício em casa (ou até mesmo em uma atividade doméstica) também podem lesioná-los.

Conheça os principais tipos de lesões musculares:

  • contusão: lesão causada por trauma, ou seja, por um impacto externo (uma pancada ou queda, por exemplo);
  • estiramento: quando o músculo “estica” além de seu limite;
  • distensão: rompimento parcial das fibras musculares, pode ser causada tanto por um esforço excessivo quanto por movimentação repetitiva.

Quais os fatores de risco para lesões musculares?

Existem diversos fatores que elevam o risco de uma pessoa ter uma lesão muscular. Entre eles, podemos destacar:

  • idade (veja exemplos de atividades para idosos);
  • calçados inadequados para a atividade executada;
  • alimentação desbalanceada e desidratação;
  • lesões anteriores;
  • realização de exercícios além da fadiga muscular;
  • uso excessivo de cargas durante a musculação.

Como as lesões musculares podem ser evitadas?

Muitos cuidados podem ser tomados para reduzir as chances de lesionar um músculo durante as atividades físicas. Vamos conhecer alguns deles!

Escolher roupas e calçados adequados

Ao fazer uma atividade, é preciso usar roupas confortáveis, que permitam a movimentação do corpo e não limitem a circulação sanguínea. Além disso, o traje de treino deve estar de acordo com o clima. No calor, a transpiração excessiva promove a desidratação. No frio, o uso de roupas muito leves atrapalha o aquecimento do corpo.

O calçado também deve estar de acordo com a atividade executada. Ele deve proporcionar conforto e proteção, minimizando as consequências de uma pisada errada e diminuindo o impacto dos exercícios.

Aquecer corretamente o corpo antes das atividades

Quando os músculos estão aquecidos, as chances de lesões são menores. Os exercícios para aquecimento possuem baixa intensidade e visam preparar o corpo para o que está por vir. Eles também têm como objetivo alongar o corpo sem ultrapassar o ponto de resistência muscular.

Alimentar-se de forma balanceada

É por meio da comida que obtemos os macro e micronutrientes que são indispensáveis para manter os músculos fortes. Sem esses elementos, as pequenas lesões que acontecem sempre que um músculo é trabalhado não serão reparadas. Como consequência, o dano se tornará mais grave.

Não podemos deixar de falar também da importância da hidratação, já que ela previne as lesões musculares. Lembre-se que quando a sede surge, o corpo já está levemente desidratado. Por isso, mantenha sempre uma garrafinha por perto quando se exercitar.

Respeitar os períodos de descanso

O overtraining é o excesso de treinamento e pode levar à sobrecarga muscular. É preciso dar tempo aos músculos para que eles se recuperarem das microlesões sofridas. Assim, o período de descanso deve ser sempre respeitado, seja entre as repetições de uma série ou entre os treinos de determinados grupos musculares.

Manter a postura correta

Adotar uma postura incorreta causa desequilíbrios musculares e pode acarretar lesões, sobretudo no quadril e nas pernas. Manter a coluna alinhada é o primeiro passo para executar qualquer movimento corretamente.

Seguindo essas dicas, você estará menos propenso a apresentar lesão muscular. Se ainda assim elas aparecerem, é necessário parar as atividades e cuidar da sua recuperação. Não dar atenção adequada a uma lesão pode agravar os danos e causar problemas irreparáveis.

Gostou do nosso post? Compartilhe conosco suas experiências deixando um comentário. Nós vamos adorar saber!

Deixar Um Comentário