Início>Cuidados com a saúde>Produtos para Saúde>Kit de primeiros socorros: saiba como montar e veja 5 itens essenciais!

Kit de primeiros socorros: saiba como montar e veja 5 itens essenciais!

Por |2019-12-26T10:43:43-03:0006/02/2018|Cuidados com a saúde, Produtos para Saúde|0 Comentários

Seja em casa, no carro ou no trabalho, ter um kit de primeiros socorros à disposição é muito importante para atender rapidamente a diversos tipos de acidente.

No ambiente laboral, a presença de materiais necessários à prestação de pequenos atendimentos de emergência é, inclusive, obrigatória, como determina a Norma Regulamentadora 7.

Portanto, se você deseja estar preparado para eventualidades continue lendo este post e conheça cinco itens que não podem faltar no seu kit de primeiros socorros. Acompanhe!

1. Materiais para curativos

Há diversos materiais que auxiliam na limpeza, na cobertura e no tratamento de feridas. Algodão hidrófilo, gaze esterilizada, esparadrapo, ataduras elásticas e curativos adesivos são itens que não podem faltar no seu kit de primeiro socorros.

2. Soro fisiológico e antissépticos

Para iniciar o tratamento de uma ferida, o algodão ou a gaze devem ser embebidos em soro fisiológico antes de serem usados para fazer a limpeza dos machucados. Não se deve economizar no soro mas, sim, utilizá-lo em abundância para que o ferimento fique livre de sujeiras.

Em seguida, é preciso aplicar um antisséptico líquido na ferida para minimizar os riscos de infecção. Você pode escolher o álcool iodado, soluções contendo clorexidina ou água oxigenada. Deve-se fazer o curativo somente após a limpeza e desinfecção do machucado.

3. Pomadas

Alguns medicamentos tópicos aliviam o incômodo causado por pequenos acidentes. É o caso de pomadas para queimadura, que minimizam o ardor ao mesmo tempo em que hidratam a pele.

Quando ocorrem picadas de insetos, uma pomada contendo anti-histamínicos pode reduzir a coceira. Converse com seu médico para saber quais são os produtos mais indicados para você e sua família.

4. Instrumentos

Os itens de seu kit de primeiros socorros devem ser acondicionados em um recipiente fechado que você possa transportar facilmente. Dê preferência para uma caixa transparente, para que você consiga visualizar rapidamente os materiais contidos ali.

É indispensável que o kit contenha alguns instrumentos úteis para o tratamento de feridas, tais como luvas, tesoura e pinça. Outros materiais que também não podem faltar são o termômetro e a bolsa térmica, seja para realização de compressas quentes ou frias.

Se você ou alguém em sua família é hipertenso, é conveniente ter um monitor digital ou um esfigmomanômetro com estetoscópio para aferir a pressão sempre que necessário. Caso haja diabéticos, é importante adquirir um medidor de glicose para controlar melhor a doença.

5. Medicamentos

No ambiente de trabalho, não devemos incluir medicamentos de uso oral no kit de primeiros socorros. Afinal, mesmo aqueles que parecem inofensivos, como os analgésicos para dores de cabeça, podem provocar graves alergias em indivíduos suscetíveis.

Em casa, porém, é recomendado ter alguns remédios que você e sua família estejam habituados a usar. É o caso de analgésicos, antipiréticos (remédios contra a febre), antiespasmódicos, colírios neutros e anti-histamínicos.

Agora, você já conhece os itens essenciais em um kit de primeiros socorros. Para sua segurança, lembre-se sempre de manter o kit atualizado. Por isso, confira periodicamente a validade dos produtos e reponha os materiais que forem consumidos.

Seu kit de primeiros socorros ainda não está completo? Conheça nossos itens para curativos!

Deixar Um Comentário