Início>Cuidados com a saúde>Prevenção>Campanha Janeiro Branco: entenda a sua importância para saúde mental

Campanha Janeiro Branco: entenda a sua importância para saúde mental

Por |2019-12-26T11:01:20-03:0016/01/2018|Cuidados com a saúde, Prevenção|0 Comentários

A estratégia de associar um mês e uma cor a uma causa para exponenciar sua importância tem se propagado mundo afora. Passador os eventos como o Dezembro Laranja, o primeiro mês do ano marca o Janeiro Branco.

A data surgiu em 2014, em Minas Gerais, e tem tomado proporções gigantescas pelo Brasil.

Você conhece esse movimento e entende a sua importância? Acompanhe este texto até o fim e descubra mais!

Como e por que surgiu o Janeiro Branco?

O movimento surgiu a partir do entendimento sobre a importância em se falar sobre a saúde mental da população. A partir disso, reconheceu-se a relevância de trabalhar a temática e buscou-se colocar em evidências discussões sobre o assunto.

Trazer à tona um assunto que carrega tantos tabus e preconceitos era um desafio que precisava ser enfrentado. Por isso, o movimento teve como objetivo de engajar a população em prol do tema. A ideia era disseminar conhecimento sobre saúde mental. Fazer com que o assunto seja falado é uma das maneiras de despertar a preocupação e atentar sobre a importância de procurar ajuda e tratar os problemas psíquicos.

Desde então, essa bandeira tem sido levantada por todo o país por meio de diversas iniciativas. Profissionais da área da saúde, empresas públicas e privadas ingressaram na causa. Mas, ainda há muitas conquistas a serem alcançadas.

Por que Janeiro e por que Branco?

A escolha do mês e da cor não foi por acaso.

A equipe responsável por cuidar do projeto quis associar o mês de janeiro às causas de saúde mental por ser um mês em que as pessoas fazem muitos planos, repensam suas trajetórias e se veem enfrentando diversos conflitos. Estas mudanças podem influenciar o âmbito psicológico e afetivo e, por isso, intervir na saúde mental das pessoas.

Este tema coloca em destaque um aspecto da saúde que não é muito destacado atualmente. Ter qualidade de vida implica em possuir uma boa saúde mental, para que seus planos e sonhos possam se concretizar. Por outro lado, não se atentar a saúde mental pode fazer com que recomeços e períodos de tumulto se tornem psicologicamente muito mais desgastantes que o normal.

Já a escolha da cor branca representa a oportunidade nua. Como se fosse apresentada uma folha sem nada escrito, pronta para receber diversas histórias e possibilidades de sucesso. Logo, o branco simboliza a renovação, a mente limpa, equilibrada e sadia.

Quais são as missões do movimento?

Como destacamos, o Janeiro Branco busca dar evidência às discussões sobre saúde mental no Brasil. A principal delas é desmistificar o tabu que ainda existe sobre problemas psicopatológicos.

Por meio de conscientização, os idealizadores acreditam ser possível aumentar o número de pessoas que buscam tratamento.

Ainda há muito preconceito circundando a questão. O principal deles é o entendimento errôneo de que as doenças mentais estão relacionadas à loucura. Ao desvincularmos este estigma, estaremos mais abertos a procurar um profissional da área como um psicólogo e buscar terapia. Isto é, dispor de um tratamento adequado aos problemas psíquicos.

Como apoiar a campanha Janeiro Branco?

Quem quiser apoiar e incentivar o movimento, basta acessar o site do Janeiro Branco e se informar melhor sobre as ações que são promovidas.

Além disso, existem várias formas de fortalecer a causa. Você pode, por exemplo:

  • incentivar a aderência a campanha na sua empresa;
  • compartilhar postagens e a importância do movimento nas redes sociais;
  • sensibilizar sua família e vizinhança;
  • colaborar financeiramente para a manutenção das ações.

O Janeiro Branco é mais uma importante causa que merece o apoio e incentivo de todos. Se você compreendeu a importância da campanha e quer fortalecer a sua voz, compartilhe este post nas suas redes sociais e faça a sua parte também!

Deixar Um Comentário