Início>Profissionais da Saúde>Formação>Confira 5 dicas para aproveitar o internato de medicina!

Confira 5 dicas para aproveitar o internato de medicina!

Por |2019-12-23T09:33:08-03:0028/12/2018|Formação, Profissionais da Saúde|0 Comentários

O internato de medicina é um estágio muito importante na vida dos futuros médicos. Porém, conciliar o tempo de aprendizado prático com os estudos nem sempre é uma tarefa fácil.

Se em seu curso houver a disciplina obrigatória de internato rural e você precisar se deslocar para áreas distantes, ou até mesmo morar em outras cidades durante um tempo, essa tarefa pode ficar um pouco mais complicada, mas nada que um pouco de boa vontade e organização não resolvam.

Você consegue sobreviver sim. Assim como fizemos com os estudos de anatomia, vamos dar algumas dicas que podem te ajudar muito.

1. Organize-se e crie uma rotina de estudo

Os horários podem ser apertados, então, quando surgirem horas vagas, aproveite para estudar. Se você já sabe a área do estágio pela qual vai passar, é possível se programar para esses momentos.

No ambulatório de ortopedia, revise as matérias sobre doenças com as quais possivelmente terá contato, como o reumatismo. No de endocrinologia, saiba mais sobre a hiperglicemia, e assim por diante. Se possível, antecipe os estudos para o próximo ambulatório, ou para a prova de residência na área que pretende atuar.

Não espere essas horas aparecerem, programe-se! Se todas as quintas à tarde você tem duas horas vagas, faça um cronograma de estudos e tente cumpri-lo, estipulando prazos para que os resultados sejam mais produtivos.

2. Dissipe as distrações

Por estarmos cansados, é comum que nas pequenas folgas do dia desejemos nos distrair com outros assuntos sem ser o trabalho. No entanto, no momento passado dentro do hospital ou de algum posto de saúde, estamos disponíveis para exercer nossa função, mesmo nos dias mais parados.

Estudar nessas pequenas brechas é também uma continuidade de nossas tarefas e uma oportunidade de tirar dúvidas com profissionais mais experientes. Por isso é bom deixar as redes sociais, os e-mails e os recados no celular para serem conferidos em casa.

Dessa forma, quando você sair do trabalho, poderá descansar e se ocupar com outras coisas, já que cumpriu o que pensou em estudar nesse dia. Afinal, é preciso também pensar em seu lazer e em qualidade de vida.

3. Faça um cronograma

Coloque no papel tudo que você precisa estudar e seus prazos. Faça listas para organizar melhor seus estudos durante o internato de medicina, sejam elas manuscritas ou em aplicativos que temos hoje disponíveis online como o Trello.

De nada adianta listar e não acompanhar sua produtividade e não destacar as prioridades para que sejam realizadas em um tempo determinado. Deixe as matérias com as quais tem dificuldade para os períodos mais longos, e aquelas com as quais tem facilidade para intervalos mais curtos. A fim de contar o tempo gasto, você pode usar também uma ferramenta como o Toggl.

4. Utilize algumas técnicas de produtividade

Tem horas que parece que a cabeça não absorve mais nenhum conhecimento, não é mesmo? Por causa disso é que foram desenvolvidas algumas técnicas de produtividade, e a mais conhecida delas é o Método Pomodoro.

São quatro intervalos com um tempo determinado de foco, com pausas de 5 minutos entre cada um deles. Depois desses quatro blocos há uma pausa maior, que costuma ser de 20 minutos.

O tempo de foco é escolhido por você, porém, tente não deixar esse tempo muito longo para não se cansar.

5. Estude para a prova de residência enquanto faz o internato rural

No internato rural, os locais atendidos podem ser distantes das capitais e desprovidos de muitos recursos. Se você viaja até lá com algum transporte público, o tempo de viagem pode ser utilizado para os estudos, tenha sempre algo à mão para ler!

Em comunidades carentes, o acesso a cinemas, bares e outros tipos de entretenimento quase não existem, o que praticamente lhe força a ficar mais em casa. Logo, aproveite esses momentos de reclusão e coloque as matérias em dia para quando voltar para a faculdade.

Pode ser cansativo, mas com organização e foco, sua tão sonhada residência estará perto de ser alcançada! Comente aqui as experiências de seu internato de medicina! Queremos saber como é a sua rotina de estudos.

Deixar Um Comentário